LIÇÃO
12 – O DIACONATO
TEXTO
ÁUREO
"Porque os que servirem bem como
diáconos adquirirão para si uma boa posição e muita confiança na fé que há em
Cristo Jesus" (1 Tm 3.13).
VERDADE
PRÁTICA
Embora o diaconato seja um ministério
específico, a diaconia é uma missão de todo o crente
INTRODUÇÃO
No primeiro século da era cristã, a
Igreja cresceu sob o avivamento do Espírito e expandiu-se pelo mundo. Na mesma
medida em que cresceu, surgiram também problemas na esfera social, demandando
urgentes providências. Por uma sábia e unânime decisão, em assembleia, a igreja
de Jerusalém escolheu sete homens de moral ilibada e cheios do Espírito Santo,
para administrarem esse "importante negócio" (At 6.3). Nesta lição
estudaremos esse importante ministério de serviço que, por causa de uma crise
étnica na igreja, levou os apóstolos a propor medidas que serviram de base para
instituir a função diaconal. Esta, até hoje, faz parte do ministério ordenado
pelas igrejas cristãs.
I - A DIACONIA DE JESUS CRISTO
1.
Significado do termo. O termo grego diaconia significa
"ministério" ou "serviço". A vida inteira de Jesus aqui na
Terra demonstrou o verdadeiro sentido da diaconia em todos os seus aspectos. Na
realidade, seu ministério terreno evidenciou o quanto Ele foi "apóstolo da
nossa confissão" (Hb 3.1), profeta (Lc 24.19), evangelista (Lc 4.18,19),
pastor (Jo 10.11), mas principalmente, diácono por excelência (Mt 20.28). O
apóstolo Paulo disse que Jesus, "sendo em forma de Deus, não teve por
usurpação ser igual a Deus. Mas aniquilou-se a si mesmo, tomando a forma de
servo, fazendo-se semelhante aos homens" (Fp 2.6-7). Segundo a Bíblia de
Estudo Palavras-Chave, a expressão "tomando a forma de servo" denota
o sentido de uma condição humilde.
2.
Serviço de escravo. Na véspera da sua crucificação, o Senhor
Jesus reuniu os seus doze discípulos para comer a última ceia. Tomando uma
toalha e uma bacia com água, ele começou a lavar os pés dos discípulos, um a um
(Jo 13.4,5). Não há atitude mais comovente do nosso Senhor como o relato do
lava-pés, demonstrando serviço, exemplo e humildade. A "diaconia da toalha
e da bacia" é a convocação cristocêntrica para uma vida de serviço humilde
(Jo 13.12-17).
3. O
discípulo é um serviçal. Certa vez, Tiago e João pediram ao
Senhor lugares de destaques, "à direita" e "à esquerda" de
Jesus, quando da implantação do seu Reino (Mc 10.35-37). Os discípulos ainda
não haviam compreendido a mensagem de Jesus. A proposta do Nazareno nunca foi a
de estabelecer uma hierarquia de poder temporal para a sua igreja, mas a de
serviço conforme demonstra sua resposta a eles: "entre vós não será assim;
antes, qualquer que, entre vós, quiser ser grande será vosso serviçal
[diakonos]. E qualquer que, dentre vós, quiser ser o primeiro será servo de
todos. Porque o Filho do Homem também não veio para ser servido, mas para
servir e dar a sua vida em resgate de muitos" (Mc 10.43-45).
1. O
conceito da função. A palavra diácono (gr. diakonos), segundo o
Dicionário Vine, refere-se àquele que presta trabalhos voluntários aludindo aos
exemplos dos criados domésticos dos tempos do Novo Testamento. O termo destaca,
em especial, a função de um mestre ou de um pastor cristão, entrelaçando o
sentido técnico do diácono ou diaconisa. Outra palavra grega relacionada a
"diácono" é doulos. Esta refere-se a "um servo" ou "um
escravo" (Mt 13.27,28; Jo 4.51). Portanto, a ideia preponderante que a
função do diácono remonta é a do serviço voluntário prestado, pelo
"ministro", o "servo" ou o "assistente", para
alguém.
2.
Origem do diaconato. "A bênção", "problema"
e "reivindicação" são palavras-chave para o advento do ministério
formal dos diáconos em o Novo Testamento. A bênção foi o extraordinário
crescimento da igreja local em Jerusalém. A questão étnica causada pela
situação social de muitos que aceitavam a fé, especialmente envolvendo viúvas judias
de fala hebraica e as de fala grega (At 6.1), era o problema. A reivindicação
pode ser vista na manifestação verbal destas viúvas que, sentindo-se
injustiçadas pelo que elas interpretaram ser uma forma de discriminação dos
líderes da igreja de Jerusalém, cobraram sua assistência (At 6.1).
3. A
escolha dos diáconos. Para resolver o impasse, orando e
impondo-lhes as mãos, os apóstolos separaram sete irmãos de boa reputação,
cheios do Espírito Santo e de sabedoria para administrar uma questão étnica e
social (At 6.2-7). Foi uma decisão de caráter pacificador e de muito bom-senso
para a igreja não se perder em permanentes desentendimentos. O objetivo era
estimulá-la a resolver a questão reconhecendo o caminho equivocado antes
aderido pelos líderes até aquele momento. Assim, eles puderam executar as
mudanças necessárias e resolveram uma questão que poderia trazer sérios
problemas para a igreja de Jerusalém.
1.
Qualificações do diácono. As qualificações dos diáconos
descritas no livro de Atos e na primeira carta a Timóteo revelam que em nada
elas diferem da atribuição ética exigida aos bispos (1 Timóteo e Tito).
a) Caráter moral (1 Tm 3.8). Os
diáconos devem ser pessoas honradas, dignas, corretas e íntegras. Não pode
haver "língua dobre" neles, isto é, a sua palavra deve ser sim, sim e
não, não. A ganância por dinheiro tem de passar longe da sua vida, pois sua
função é exatamente a de executar trabalhos administrativos da igreja local,
como auxiliar nas tarefas do culto e acompanhar as viúvas e os pobres da Igreja
do Senhor.
b) Caráter espiritual (1 Tm 3.9,10).
Ter a plena convicção do que é crer no Evangelho. O diácono guarda a revelação
de Deus que está em Cristo Jesus, o nosso Senhor (cf. Rm 16.25). Por isso, a
liderança e a igreja local devem avaliar o candidato ao diaconato levando em
conta o seu caráter moral e espiritual.
c) Caráter familiar. O
candidato deve ser marido de uma mulher, fiel à sua esposa e bom pai. A exemplo
dos bispos, os diáconos devem ser zelosos com o seu lar, amar as suas esposas
com amor sacrifical. Devem respeitar os seus filhos, para obterem deles o mesmo
respeito. O "serviço" do diácono à sua família revelará como ele
servirá a igreja local.
2. A
função dos diáconos em Atos 6. Quando foram instituídos
diáconos, setes homens de fala grega foram separados para assistir socialmente
as viúvas: tanto as de fala hebraica como as de fala grega. Os diáconos não
podiam permitir que houvesse injustiças de caráter social na igreja do primeiro
século. A função do diaconato era fundamentalmente de caráter social.
3. A
função dos diáconos hoje. Atualmente, a função primordial do
diácono é auxiliar a igreja local através das orientações do seu pastor em atividades
ligadas a visitar os enfermos, os necessitados e os desviados, bem como cuidar
das tarefas espirituais ligadas ao culto, como a distribuir os elementos da
Ceia do Senhor, recolher as contribuições para a manutenção da igreja local
(dízimos e ofertas) e auxiliar na ordem e na segurança da liturgia do culto,
bem como de outras tarefas já mencionadas.
O diaconato foi instituído pelos
apóstolos de Cristo quando a comunidade cristã cresceu e precisou ter pessoas
que pudessem resolver questões relacionadas a problemas sociais que demandavam
atenção e cuidado. Hoje, os diáconos servem à igreja e a Deus em trabalhos
diferentes, e a liderança das igrejas locais deve valorizar o seu trabalho e
reconhecê-los como excelentes servidores do Reino de Deus, pois, no sentido
lato, todos somos diáconos da Igreja de Deus.
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OBS:
O tamanho original de cada slide é 28x19 cm, para manter as proporções e
qualidades dos slides, sugerimos alterar o tamanho do seu slide no PowerPoint
em “Design” e depois “Configurar página”.
Referência
Revista
Lições Bíblicas. DONS ESPIRITUAIS E MINISTERIAIS,
Servindo a Deus e aos homens com poder
extraordinário. Lição 12 – O Diaconato. I – A diaconia de Jesus Cristo. 1.
Significado do termo. 2. Serviço de escravo. 3. O discípulo é um serviçal. II –
A instituição dos diáconos. 1. O conceito da função. 2. Origem do diaconato. 3.
A escolha dos diáconos. III – O perfil e função do diácono. 1. Qualidades do
diácono. A) Caráter moral. B) Caráter espiritual. C) Caráter familiar. 2. A
função dos diáconos em Atos 6. 3. A função dos diáconos hoje. Conclusão.
Editora CPAD. Rio de Janeiro – RJ. 2° Trimestre de 2014.
SER DIACONO É SER SERVO, TODA A IGREJA DEVERIA SER TAMBÉM!!.PARABENS PELOS SLIDES!!!.
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Ser diacono é ser servo, será que todo o cristao quer ser servo, quer servir, e servir de coração, e em espirito e em verdade, sem interesses pessoais ou financeiros??.E´momento de reflexao, de pensarmos neste assunto.Que Deus nos ajude nesta caminhada, nobre, sublime e dificil de ser servos e servas leais,verdadeiros e comprometidos!!!.Cristãos a moda antiga, é o que precisamos, cristao a moda de atos dos apostolos!!!.
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