Total de visualizações de página

PESSOAS QUE GOSTAM DESTE SITE

24 setembro 2012

LIÇÃO 14 – A VIDA PLENA NAS AFLIÇÕES / III - AMADURECENDO PELA SUFICIÊNCIA DE CRISTO / CONCLUSÃO


1. Através das experiências. “Sei estar abatido e sei também ter abundância; em toda a maneira e em todas as coisas, estou instruído, tanto a ter fartura como a ter fome, tanto a ter abundância como a padecer necessidade” (Fp 4.12). Em Romanos 5.3-5 o apóstolo Paulo descreve o processo da maturidade cristã que o Senhor espera de seus servos: a tribulação produz a paciência; a paciência, a experiência; a experiência, a esperança; a esperança, a certeza.

A vida de Paulo nos ensina que a provação na vida do servo de Deus forjará uma pessoa melhor, mais crente em Jesus e fiel a Deus. O sofrimento faz-nos constatar o quanto dependemos do Senhor (Sl 118.8,9). Nada melhor do que crescermos em Deus, e diante dos homens, com as nossas próprias experiências!

2. Não pela autossuficiência. Passar pelas experiências angustiosas da vida só revela o quanto somos dependentes do Altíssimo. Se não fosse por obra e graça de Deus não desfrutaríamos a sua doce presença. Como explicar a solidez da fé de uma mãe que perdeu seu filho; da esposa que, de forma trágica, viu a vida do seu cônjuge se esvair; do pai de família que, da noite para o dia, veio a perder todos os bens materiais; mas, ao mesmo tempo, podem dizer: O Senhor o deu e o tomou; bendito seja o nome do Senhor! (Jó 1.21).

Muitos outros exemplos podem ser lembrados, mas nessa oportunidade, destacamos o quanto somos finitos, limitados e insuficientes na hora da aflição da vida. Há, porém, um lugar de abrigo nos dias de tribulação: o esconderijo do Altíssimo. Pelo qual, podemos dizer: “Ele é o meu Deus, o meu refúgio, a minha fortaleza, e nele confiarei” (Sl 91.2).

3. Tudo posso naquele que me fortalece. Essa expressão revela o contentamento de Paulo e a sua verdadeira fonte: Jesus Cristo. Infelizmente, a expressão paulina tem sido mal interpretada. O texto não mostra nada além da maturidade que o apóstolo adquiriu. Após, e durante todo o sofrimento por amor a Cristo, o apóstolo pôde regozijar-se, não pela autossuficiência, mas pela confiança em Cristo, nosso Senhor. Diante de toda a provação e sofrimento, o Pai Celestial pode nos dar a sua graça para suportar as aflições do mundo. Pois, verdadeiramente podemos dizer: “Posso todas as coisas naquele que me fortalece” (Fp 4.13).


Conclusão. Querido irmão e prezada irmã, jamais foi nossa intenção, nesse trimestre, desenhar para você um quadro ilusório da vida, dizendo: “Você não mais sofrerá, nem ficará doente ou muito menos morrerá”. Não! Tais falácias não são promessas bíblicas. Jesus nunca usou desses subterfúgios para lidar com os problemas existenciais dos seus discípulos. Nós, segundo o seu exemplo, temos a obrigação de dizer ao povo de Deus que no mundo teremos aflições (Jo 16.33). Mas Ele venceu o mundo e, por isso, devemos ter bom ânimo. É perfeitamente possível desfrutar a paz do Senhor no momento de provação e sofrimento. Por isso, tenha a paz em Deus, que excede todo entendimento, e bom ânimo em Cristo! Ele está conosco todos os dias até a consumação dos séculos (Mt 28.20). Amém!





OBRIGADO PELA SUA FREQUÊNCIA E PARTICIPAÇÃO AQUI NO SITE EM MAIS UM TRIMESTRE QUE SE ENCERRA. SE DEUS QUISER, ESTAREMOS JUNTOS NOVAMENTE NO ÚLTIMO TRIMESTRE DO ANO. TENHA UMA EXCELENTE AULA PROFESSOR. DEUS VOS ABENÇOE! UM GRANDE ABRAÇO!

Ismael Pereira de Oliveira 

_________________________________

 OBS: O tamanho original de cada slide é 28x19, para manter as proporções e qualidades dos slides sugerimos alterar o tamanho do seu slide no PowerPoint em “Design” e depois “Configurar página”.

Referência bibliográfica
Revista Lições Bíblicas. VENCENDO AS AFLIÇÕES DA VIDA, Muitas são as aflições do justo, mas o Senhor o livra de todas. Lição 14 – A vida plena nas aflições. III amadurecendo pela suficiência de Cristo. 1. Através das experiências. 2. Não pela autossuficiência. 3. Tudo posso naquele que me fortalece. Conclusão. Editora CPAD. Rio de Janeiro – RJ. 3° Trimestre de 2012.

Comente com o Facebook:

4 comentários:

  1. Irmão Ismael só o Senhor para reconpensar esse trabalho abençoado desenvolvido neste site e disponibilizado para escola domical, algo extraordinario benção de Deus, muito mim ajudou para dar uma aula diferenciada. Meu querido em forma de gratidão prometo orar por ti e sua familia para o nosso Deus protege-los e dar a cada dia mais sabedoria. Deus o abençoe.

    Gilvan Prazi - Professor da classe jovem Assemb. de Deus Itubera Ba

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Professor Gilvan Prazi, da Assembleia de Deus em Itubera - BA, ser lembrado em suas orações é um grande privilégio, precisamos muito mesmo das vossas orações. Obrigado pela sua participação! Que Deus continue abençoando seu ministério! Saudações calorosas a essa abençoada classe de jovens que está sob sua liderança. Um grande abraço! Shalom.

      Excluir
  2. Obrigado, irmão Ismael, pela ajuda em nos deixar compartilhar os slides do seu blog! Que Deus o abençoe ricamente sua vida e ministério! Sou pedagogo, pastor, professor de EBD e professor de Teologia (IBAD núcleo de Itararé-SP pelo SETADESP), e muito aprecio o seu trabalho neste blog. Só quem tem chamada confecciona e compartilha subsídios e ferramentas para as aulas da EBD! Obrigado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Querido pastor Osni Gonçalves, shalom adonai. Sua presença em nosso site muito nos alegra! Nos ajude em oração para que Deus sempre nos conceda esse privilégio de contribuir com o Reino dos Céus. Procuro fazer o meu melhor a cada aula e compartilho com muita alegria com todos os integrantes da EBD. Quero muito contribuir para que as nossas aulas sejam mais atrativas. Acredito estar poupando várias horas de dedicação na elaboração de slides para cada professor que utiliza as nossas imagens. Este é um trabalho que requer bastante tempo, em média de três dias para se elaborar uma aula completa. Participe sempre amado pastor, um grande abraço!

      Excluir

Obrigado pela sua participação! Volte sempre!