Total de visualizações de página

PESSOAS QUE GOSTAM DESTE SITE

06 outubro 2015

LIÇÃO 02 - A CRIAÇÃO DOS CÉUS E DA TERRA / SLIDES DA LIÇÃO / REVISTA DA CLASSE ADULTOS





LIÇÃO 02 - A CRIAÇÃO DOS CÉUS E DA TERRA







TEXTO ÁUREO

"Pela fé, entendemos que os mundos, pela palavra de Deus, foram criados; de maneira que aquilo que se vê não foi feito do que é aparente." (Hb 11.3)





VERDADE PRÁTICA
A primeira grande verdade da Bíblia é que Deus criou os Céus, a Terra e o ser humano.






INTRODUÇÃO


O livro de Gênesis não é uma alegoria, por isso, é imprescindível que consideremos a narrativa da criação um fato histórico; algo que aconteceu exatamente como está escrito.
Tendo em vista este parâmetro, estudemos, agora, a Doutrina da Criação. Comecemos por definir o Criacionismo Bíblico.







I - O CRIACIONISMO BÍBLICO


1. Definição. O Criacionismo Bíblico é a doutrina segundo a qual Deus criou, a partir de sua palavra, tudo quanto existe: os Céus, a Terra, os reinos vegetal e animal, e finalmente o ser humano (Hb 11.3).





2. Fundamentos. O Criacionismo fundamenta-se na Bíblia Sagrada, na manifestação silenciosa da natureza e nas observações e estudos que dela fazemos (Rm 1.20; Sl 119.1-6).






3. Objetivos. Três são os objetivos do Criacionismo: 1) Mostrar que Deus é o Criador de todas as coisas; 2) Demonstrar que, por criar tudo quanto existe, tudo lhe pertence; e 3) Levar-nos a adorá-lo como nosso Criador e Senhor.









II - A CRIAÇÃO DO TEMPO, DO ESPAÇO E DA LUZ


Entre os versículos um e três do primeiro capítulo de Gênesis há um intervalo indefinido, no qual Deus criou o tempo, o espaço, os Céus e os anjos e, finalmente, a Terra ainda informe.

1. O tempo. Embora a Bíblia não o diga, podemos afirmar que a primeira coisa que Deus criou foi o tempo. Isto porque a obra divina, embora concebida na eternidade, somente poderia ser consumada no âmbito temporal. Só o Criador é eterno. A criação acha-se sujeita ao tempo, requerendo as intervenções e cuidados divinos (Sl 104.5).





2. O espaço. O que é o espaço? Podemos defini-lo como o tecido cósmico que Deus criou para colocar os corpos celestes. Portanto, o espaço também é criação divina.  






3. Os Céus e os anjos. Os Céus, a morada de Deus, também foram criados num contexto espaço-temporal, por uma razão bastante simples: embora não pertençam à nossa dimensão, são um lugar bem real. É para lá que as almas dos justos são encaminhadas.

Após a criação dos Céus, Deus chamou à existência os seus anjos através do sopro de sua boca (Sl 33.6). E assim, o Senhor neles infundiu, também, a sua imagem e semelhança.





4. A Terra ainda informe. Deus formou a Terra antes dos seis dias da criação. A princípio, informe e vazia, seria modelada pelo Espírito de Deus até que viesse a adquirir a forma atual (Gn 1.2).












III - A ORDENAÇÃO DA TERRA




1. O Espírito Santo na criação. O Espírito Santo pairou sobre as águas (Gn 1.2). Ele esteve presente e desempenhou um papel ativo na obra da criação. O que vemos pelo relato bíblico é que a cada dia, Deus fez uma tarefa diferente, mas ordenada, para que a vida fosse possível em nosso planeta.





2. Tarefas ordenadas. Em sua obra a cada dia, Deus  agiu de forma bem específica, organizando o cenário em que seria colocada a vida em nosso planeta. Primeiro Ele preparou o mundo para receber os seres vivos, depois os criou. Ele primeiro criou o ambiente em que viveríamos, para depois nos criar.










IV - A CRIAÇÃO DA LUZ


1. E houve luz. A criação da luz, no primeiro dia do Universo, é carregada de significados (Gn 1.3). Embora o Criador dela não precisasse, a criação a reclamava (Sl 139.12). Sem luz, a vida seria impossível.




2. A luz inicial. A luz de Gênesis 1.3 não era proveniente do Sol, pois este só viria a ser criado no quarto dia. Ela provinha do próprio Deus. Luz semelhante, porém mais gloriosa, haverá na Jerusalém Celeste (Ap 22.5).









V - A SEPARAÇÃO DAS ÁGUAS


1. Separando as águas. Deus não criou a Terra para ser um caos, mas para servir-nos de habitação (Is 45.18). Por isso, no terceiro dia da Criação, separou as águas que se achavam abaixo e acima do firmamento (Gn 1.6-10). 




2. A criação da atmosfera. Foi ainda no terceiro dia que Deus criou o firmamento; e, com este, a atmosfera terrestre, para que a vida se tornasse possível.










VI - A CRIAÇÃO DO REINO VEGETAL




1. O reino vegetal. Para que os animais, que só seriam criados no quinto e no sexto dias, pudessem se alimentar, o Senhor, já no terceiro dia da criação, fez brotar as relvas, as ervas e as árvores (Gn 1.11-13). Em sua obra, Deus mostrou-se em tudo perfeito e metódico. Seu cronograma foi rigorosamente cumprido (Sl 86.8).








2. As possibilidades do reino vegetal. Deus ordenou que o reino vegetal produzisse ervas, plantas e árvores frutíferas, para que pudessem se multiplicar segundo a sua espécie (Gn 1.11,12).











VII - A CRIAÇÃO DO SISTEMA SOLAR


1. A criação do Sol, da Lua e das estrelas. No quarto dia, Deus criou o Sol, a Lua e as estrelas (Gn 1.14-19). Dessa forma, o tempo será dividido não apenas em dia e noite, como acontecia até ao terceiro dia, mas também em semanas, meses, estações e anos (Gn 1.14).




2. A perfeição do sistema solar. Deus criou o sistema solar para funcionar perfeitamente, conforme declarou o profeta Jeremias: "Assim diz o Senhor, que dá o sol para a luz do dia e as leis fixas à lua e às estrelas para a luz da noite, que agita o mar e faz bramir as suas ondas; Senhor dos Exércitos é o seu nome. Se falharem estas leis fixas diante de mim, diz o Senhor, deixará também a descendência de Israel de ser uma nação diante de mim para sempre" (Jr 31.35,36 - ARA). Não há máquina tão perfeita quanto o sistema solar (Is 40.26).









VIII - A CRIAÇÃO DO REINO ANIMAL







Somente depois de o ambiente natural estar devidamente aparelhado é que Deus criou, no quinto e sexto dias, os animais aquáticos, alados e terrestres. O Criador agiu de forma sábia em seus intentos.

1. Quinto dia. No quinto dia, Deus criou os grandes animais marinhos e os peixes; em seguida, as aves (Gn 1.20,21). Ato contínuo, ordenou-lhes: "Frutificai, e multiplicai-vos, e enchei as águas nos mares; e as aves se multipliquem na terra" (Gn 1.22).








2. Sexto dia. No sexto dia, Deus criou os animais selvagens e os domésticos (Gn 1.24,25). No que tange aos animais, há uma espantosa variedade de espécies entre eles e, ao mesmo tempo, uma cadeia maravilhosa que os identifica (Sl 104.24). Observemos, por exemplo, a família dos felinos. Vai desde o gatinho até ao leão, rei dos animais. No sexto dia, Deus criou também o homem, e assim deu início à humanidade.







CONCLUSÃO


Deus não se limitou a criar os Céus, a Terra, os animais e o ser humano. Fazendo-se presente em sua obra, mas sem confundir-se com esta, Ele se mostra presente e soberano em todas as coisas. Não estamos sozinhos neste mundo. O Pai Celeste zela por nós.







------------------------------------------------

Referências


Revista Lições Bíblicas. O COMEÇO DE TODAS AS COISAS, Estudos sobre o livro de Gênesis. Lição 02 – A criação dos céus e da terra. I – O criacionismo bíblico. 1. Definição. 2. Fundamentos. 3. Objetivos. II – A criação do tempo, do espaço e da luz. 1. O tempo. 2. O espaço. 3. Os céus e os anjos. 4. A terra ainda informe. III – A ordenação da terra. 1. O Espírito Santo na Criação. 2. Tarefas ordenadas. IV – A criação da Luz. 1. E houve Luz. 2. A luz inicial. V – A separação das águas. 1. Separando as águas. 2. A criação da atmosfera. VI – A criação do reino vegetal. 1. O reino vegetal. 2. As possibilidades do reino vegetal. VII – A criação do sistema solar. 1. A criação do Sol, da Lua e das Estrelas. 2. A perfeição do sistema solar. VIII – A criação do reino animal. 1. Quinto dia. 2. Sexto dia. Editora CPAD. Rio de Janeiro – RJ. 4° Trimestre de 2015.


Elaboração dos slides: Ismael Pereira de Oliveira. Pastor na Igreja Assembleia de Deus, Convenção CIADSETA, matrícula número 3749-12. Inscrito na CGADB, número do registro 76248. Contatos para agenda: 63 - 84070979 (Oi) e 63 – 81264038 (Tim), pregação e ensino.


Comente com o Facebook:

5 comentários:

  1. Muito bom que o eterno te abençoe!!!!.Abraços e shalom!!!.

    ResponderExcluir
  2. Pastor Ismael, a Paz do Senhor Jesus!
    Sou professara da Escola Dominical. Seus slides me ajudam bastante.
    Eu amo a Escola Bíblica Dominical.
    Que Deus lhe abençoe mais e mais!!!
    Fique na paz. Um abraço.
    Robenice.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Professora Robenice, a Paz do Senhor Jesus! Muito obrigado pela sua deferência ao nosso singelo trabalho! Deus abençoe também sua vida e seu ministério! Volte sempre! Shalom Adonai! Pr. Ismael Oliveira

      Excluir
  3. Obsevei que ESTES SLIDES são mais longos, e admiro muito o designen deles muito bem feito e ajudam muito na comunicação e no estudo da EBD.Parabens!!!!.Eu vou lecionar esta lição amanha.Muito obrigado!!!.Shalom Adonai!!!.

    ResponderExcluir
  4. Tá muito lindo seu trabalho Pr. Ismael! Parabéns...
    Que Deus continue te inspirando e te dando condições de continuar essa obra! Agora tem até mensagem de aplicação! Vou usar seus ensinos (e slides) nas minhas aulas... com certeza!
    Vamos contribuir meus irmãos... Vale a pena investir no Reino dos Céus, e especialmente neste trabalho!

    ResponderExcluir

Obrigado pela sua participação! Volte sempre!