Total de visualizações de página

PESSOAS QUE GOSTAM DESTE SITE

17 agosto 2015

LIÇÃO 08 - APROVADOS POR DEUS EM CRISTO JESUS / SLIDES DA LIÇÃO / REVISTA DA CLASSE ADULTOS




LIÇÃO 08 - APROVADOS POR DEUS EM CRISTO JESUS






TEXTO ÁUREO
"Procura apresentar-te a Deus aprovado, como obreiro que não tem de que se envergonhar, que maneja bem a palavra da verdade." (2 Tm 2.15)




VERDADE PRÁTICA
O obreiro aprovado por Deus tem as marcas do Senhor Jesus Cristo.







INTRODUÇÃO


Na lição de hoje estudaremos alguns temas importantes que são relatados no segundo capítulo da Segunda Carta de Paulo a Timóteo. Paulo fala, além do que vimos na Leitura Bíblica em Classe, a respeito do obreiro aprovado e dos vasos de honra na Casa do Senhor (2 Tm 2.19-21). Ele faz um contraste com os falsos mestres que tanto prejudicavam a obra do Senhor em Éfeso.

Que sejamos sempre vasos de honra, servindo ao Senhor com amor e zelo, a fim de que muitas vidas sejam ganhas para o seu Reino e que sua Igreja seja edificada.







I - OBREIROS APROVADOS POR DEUS



1. Pregam e ensinam sem engano. Paulo nunca usou de engano em suas pregações, diferente de alguns falsos mestres de sua época que pregavam e ensinavam com argumentos falsos e logro. É preciso ter muito cuidado com os "lobos" vestidos de ovelhas, que andam a enganar os crentes incautos, sob a capa de "muito espirituais". Paulo exortava a igreja através da mensagem do evangelho, mostrando-lhes as verdades desconhecidas. Para os novos crentes ele tornou conhecido o "mistério de Deus" - Cristo (Cl 2.2). Paulo era um líder zeloso que levava a mensagem de modo claro, obedecendo à revelação que recebera do Senhor. Aliás, era esse também o cuidado dos demais apóstolos (1 Jo 4.6; 2 Pe 1.16).





2. Pregam com pureza. Paulo pregava por amor a Cristo. Jesus era o seu alvo. Atualmente, há muitos falsos obreiros que só visam lucro e bens financeiros. Estes se aproveitam da fé dos fiéis para obter ganhos. Na primeira carta a Timóteo, Paulo coloca como um dos requisitos para aqueles que almejam o ministério pastoral, não ser "cobiçoso de torpe ganância" (1 Tm 3.3). Pedro também exortou que o obreiro deve apascentar o rebanho do Senhor "tendo cuidado dele, não por força, mas voluntariamente; nem por torpe ganância" (1 Pe 5.2). O obreiro aprovado não visa lucro material, pois sabe que a sua recompensa vem do Senhor.






3. Não buscam a glória de homens. "E, não buscamos glória dos homens" [...] (1 Ts 2.6). Quando Paulo estava com os tessalonicenses, ele afirmou que não buscou o elogio deles. Infelizmente muitos buscam glória para si. Estes são movidos a elogios e bajulações. Isso é um perigo para o ministério pastoral e para qualquer servo ou serva de Deus. Tem pregadores e mestres que não aceitam convite para falar para um pequeno auditório. Só se sentem bem se estiverem diante de grandes plateias, pois querem ser vistos pelos homens e não abençoar as pessoas. O obreiro aprovado pelo Senhor busca apontar tão somente o Senhor, e não ele mesmo.










II - DOIS TIPOS DE VASOS (2.20,21)



1. Vasos de honra (2.20). Paulo estava preocupado com a situação confusa que prevalecia na igreja em Éfeso. Ele então usa a analogia dos vasos para mostrar que na igreja existem pessoas sinceras e obedientes aos ensinos de Cristo (vasos de honra). Estes adornavam e adornam a Casa de Deus, com sua santidade e pureza. Deus deseja usar este tipo de vaso, limpo e sem contaminação. Tem você sido um vaso de honra na Casa do Senhor? O crente deve ter uma vida irrepreensível. Isso só é possível na vida do crente através do poder redentor, libertador e purificador do sangue de Jesus mediante a fé.






2. Vaso de desonra. Quem são estes? Paulo estava se referindo aos falsos mestres, Himeneu e Fileto (2.17). Himeneu também foi mencionado em 1 Timóteo 1.20. Podemos igualmente afirmar que são os crentes infiéis, que causam problemas e escândalos na Casa do Senhor. Os vasos de honra são "o trigo" e os "vasos para desonra" são o "joio" a que se referiu Jesus (Mt 13.24-30).









III - REJEITANDO AS DISSENSÕES E QUESTÕES LOUCAS


1. Rejeitando "questões loucas". O que eram as "questões loucas"? Eram as questões levantadas pelos falsos mestres, que traziam confusão e não edificavam ninguém (1 Tm 1.3, 6,7). O obreiro deve rejeitar questionamentos que não edificam (2 Tm2.23). Atualmente, muitos estão levantando indagações que em nada vai edificar a fé dos irmãos. Outros, ainda estão cometendo o terrível pecado de adicionar, subtrair e modificar partes das Escrituras. A Palavra de Deus é completa e infalível e não precisa de quaisquer acréscimos ou revisões em seu conteúdo e mensagem.

Há, em nossos dias, diversas "novas teologias" que precisam ser combatidas pela liderança, pois agridem diretamente a mensagem bíblica.




2. Não entrando em contenda. "E ao servo do Senhor não convém contender, mas, sim, ser manso para com todos, apto para ensinar, sofredor" (2Tm 2.24). Paulo exorta a Timóteo a fim de que ele não contendesse com os falsos mestres, pois brigas e discussões são obras da carne e envergonham a Igreja do Senhor. Uma pessoa espiritualmente cega não pode ser convencida de seus erros pela força. Pregamos e ensinamos, mas só o Espírito Santo podem convencê-las dos seus erros.











CONCLUSÃO




 Na administração das igrejas, por vezes, surgem conflitos de ordem espiritual e doutrinária. Por isso, os líderes precisam de preparo bíblico e teológico. Como obreiros aprovados devem conduzir o rebanho do Senhor. Seja você um vaso de honra na Casa de Deus.









------------------------------------------------

Referências


Revista Lições Bíblicas. A IGREJA E O SEU TESTEMUNHO, As ordenanças de Cristo nas cartas pastorais. Lição 08 – Aprovados por Deus em Cristo Jesus. I – Obreiros aprovados por Deus. 1. Pregam e ensinam sem engano. 2. Pregam com pureza. 3. Não buscam a glória de homens. II – Dois tipos de vasos. 1. Vasos de honra. 2. Vaso de desonra. III – Rejeitando as dissensões e questões loucas. 1. Rejeitando “questões Loucas”. 2. Não entrando em contenda. Editora CPAD. Rio de Janeiro – RJ. 3° Trimestre de 2015.

Elaboração dos slides: Ismael Pereira de Oliveira. Pastor na Igreja Assembleia de Deus, Convenção CIADSETA, matrícula número 3749-12. Inscrito na CGADB, número do registro 76248. Contatos para agenda: 63 - 84070979 (Oi) e 63 – 81264038 (Tim), pregação e ensino.






Comente com o Facebook:

Um comentário:

  1. Parabéns! Muito boa apresentação!.Otimas figuras!!!.Amado desculpe-me o incomodo, sei que o irmao é bem ocupado, mas peço-te um favor, peço que o senhor coloque o meu blog como parceiro seu no lugar deste site que o irmao colocou, basta tirar O http://profmarcio.ucoz.com/ E COLOCAR O http://profmarciodemedeiros.blogspot.com.br/( SITE DE ESTUDOS BÍBLICOS).OK??.
    DESDE JA PEÇO PERDÃO PELO INCOMODO, E desejo-te sucesso em suas aulas, familia e vida espiritual, que o Senhor Yeshua te abençoe!!!.Shalom!!.

    ResponderExcluir

Obrigado pela sua participação! Volte sempre!