Total de visualizações de página

PESSOAS QUE GOSTAM DESTE SITE

09 agosto 2015

LIÇÃO 07 - EU SEI EM QUEM TENHO CRIDO / SLIDES DA LIÇÃO / REVISTA DA CLASSE ADULTOS





LIÇÃO 07 - EU SEI EM QUEM TENHO CRIDO






TEXTO ÁUREO
"[...] porque eu sei em quem tenho crido e estou certo de que é poderoso para guardar o meu depósito até àquele Dia." (2 Tm 1.12).





VERDADE PRÁTICA
O crente, assim como o líder, precisa ter convicção de sua chamada e de sua condição de salvo em Jesus Cristo.







INTRODUÇÃO


Com a lição de hoje estaremos dando início ao estudo da Segunda Epístola de Timóteo. Esta segunda carta foi escrita enquanto Paulo se encontrava preso. A prisão é lugar que destrói a fé e a esperança de muitos, levando-os ao desespero e à descrença. No entanto, Paulo comprova que podia estar preso fisicamente, confinado a uma cela romana, mas seu espírito e sua fé estavam perfeitamente livres para continuar servindo a Deus e que "a palavra de Deus não está presa" (2 Tm 2.9). Esta foi a última vez que ele esteve na prisão, pois veio a perder nela a sua vida. Nesta epístola, ele faz um balanço de sua trajetória. Também aproveita para se despedir de Timóteo e dar suas últimas exortações e advertências








I - ORAÇÕES E AÇÃO DE GRAÇAS (1.3-5)


1. "Ao amado filho" (v. 2). Paulo dá início a Segunda Carta a Timóteo chamando o jovem pastor de "amado filho". A palavra no original é agapatos e significa "muito amado". Paulo sabia que logo morreria, talvez por isso, tenha demonstrado, de uma forma tão intensa, sua afeição e amor por Timóteo. Isso nos mostra que o líder precisa ter afeição, amor e saber demonstrá-los por aqueles que estão ao seu lado, cooperando na obra do Senhor.

Paulo sabia das necessidades e lutas que Timóteo enfrentava como líder, por isso, orava constantemente em favor de seu amigo (v.3). Será que atualmente oramos em favor daqueles que fazem a obra de Deus? Precisamos orar sempre por todos os que estão empenhados na obra do Senhor.





2. A sensibilidade de Paulo. Paulo diz para Timóteo, que estava cumprindo sua missão em Éfeso, que desejava muito vê-lo de perto, pessoalmente (v. 4). A saudade era grande! Paulo se lembrava das lágrimas de Timóteo quando da despedida deles. As lágrimas nos mostram quão profundo era o relacionamento entre eles. Hoje em dia, infelizmente, os relacionamentos parecem cada vez mais superficiais.





3. A fé de Timóteo (v. 5). Timóteo era um jovem obreiro de caráter exemplar. Seu discipulado começou no lar, com o exemplo de sua avó, Loide, e de sua mãe, Eunice, ambas judias, mas convertidas ao evangelho. Seu pai era grego. Não se sabe se ele se converteu ao evangelho. Mas sua formação foi motivo de referência para Paulo. Na Segunda Carta, o apóstolo diz: "[...] trazendo à memória a fé não fingida que em ti há, a qual habitou primeiro em tua avó Loide e em tua mãe Eunice, e estou certo de que também habita em ti" (v. 5). A educação familiar de Timóteo serve de exemplo para as famílias cristãs atuais.










II - A CONVICÇÃO EM DEUS (v.v. 6-14)


1. Dons espirituais (v. 6). Paulo lembra a Timóteo o momento em que ele foi ordenado ao santo ministério. Ele relata que nesta ocasião o jovem pastor recebeu dons espirituais que o capacitariam no serviço de Deus. O que Paulo desejava afirmar a Timóteo quando disse: "despertes o dom de Deus, que existe em ti"? Certamente Paulo estava encorajando Timóteo a perseverar em seu ministério. Este texto nos mostra também que a imposição de mãos sempre foi um gesto de grande valor na vida ministerial da igreja cristã. Jesus usou as mãos para efetuar várias curas (Lc 4.40). É uma prática solene que é seguida, e ainda hoje utilizada em todas as igrejas evangélicas.






2. "Espírito de fortaleza, e de amor, e de moderação" (v. 7). Ao que parece Timóteo estava enfrentando uma grande oposição a sua liderança. Paulo então exorta a Timóteo para que ele tenha coragem. Um líder precisa ser corajoso. O medo paralisa e acaba por neutralizar as nossas ações em favor da obra de Deus. O Espírito Santo nos ajuda a superar o medo e nos encoraja a prosseguir. Por isso, o líder precisa ser alguém cheio do Espírito Santo (Ef 5.18). Ele é o nosso ajudador. Sem sua presença é impossível ser bem-sucedido na liderança. Conte com a ajuda do Espírito Santo e tenha coragem para seguir em sua caminhada, realizando a obra para a qual você foi vocacionado e chamado pelo Senhor.





3. Apóstolo dos gentios (v. 11). Paulo tinha consciência de que recebeu, da parte de Deus, a vocação e o chamado para pregar aos gentios. Tem você também consciência da sua vocação e chamado? Paulo exorta Timóteo a manter-se firme na fé, conservando "o modelo das sãs palavras" que o jovem discípulo recebeu, da parte de Paulo, "na fé e na caridade que há em Cristo Jesus" (2 Tm 1.13).












III - UM CONVITE AO SOFRIMENTO POR CRISTO (2.1-13)



1. O fortalecimento na graça (v. 1). Todo cristão precisa ser forte, principalmente no aspecto espiritual. Timóteo certamente enfrentava desafios além de suas forças. Diante dessa realidade, estando tão distante, Paulo diz que ele devia fortificar-se "na graça que há em Cristo Jesus", ou seja, confiar inteiramente em Cristo e em seu poder. Diante das lutas, tribulações e tentações, o crente só vence se tiver a força que vem do alto. Escrevendo aos efésios, Paulo disse: "No demais, irmãos meus, fortalecei-vos no Senhor e na força do seu poder" (Ef 6.10).






2. Soldado de Cristo (v. 3). A vida cristã é um misto de alegrias e tristezas; de lutas e vitórias. Jesus advertiu seus discípulos sobre as aflições da vida cristã (Jo 16.33). Para os que aceitam tomar a cruz (Mt 16.24), renunciando a si mesmos, a vida cristã é uma luta sem tréguas. Sua vida pode ser comparada a de um soldado que está na frente da batalha. É na luta, nos combates espirituais, "pela fé que uma vez foi dada aos santos" (Jd 3), que o servo de Deus se fortalece e acumula experiências que lhe capacitam a ser mais que vencedor (Rm 8.37).






3. O lavrador (v. 6). O agricultor precisa trabalhar com afinco a fim de preparar a terra para receber as sementes. Depois, precisa regar, adubar a semente para que surjam os frutos.  Muitos querem colher sem esforço ou onde não plantaram. Esses não merecem a recompensa do Dono da "lavoura" espiritual que é a Igreja do Senhor Jesus. É preciso labutar na "lavoura de Deus" (1 Co 3.9) até que os frutos apareçam. Há uma recompensa para aqueles que labutam com afinco. Paulo diz para Timóteo que quem primeiro deve gozar dos frutos da plantação é o "lavrador que trabalha" (2 Tm 2.6).













CONCLUSÃO




Mesmo sabendo que em breve iria morrer, Paulo não perdeu sua esperança e fé. Até em seus últimos momentos procurou incentivar e orientar seu filho amado e companheiro de ministério, Timóteo. Seja você também um intercessor e incentivador daqueles que estão labutando na obra do Mestre.












------------------------------------------------


Referências


Revista Lições Bíblicas. A IGREJA E O SEU TESTEMUNHO, As ordenanças de Cristo nas cartas pastorais. Lição 07 – Eu sei em quem tenho crido. I – Orações e ação de graças. 1. Ao amado filho. 2. A sensibilidade de Paulo. 3. A fé de Timóteo. II – A convicção em Deus. 1. Dons espirituais. 2. Espírito de fortaleza, e de amor, e de moderação. 3. Apóstolo dos gentios. III – Um convite ao sofrimento por Cristo. 1. O fortalecimento na graça. 2. Soldado de Cristo. 3. O lavrador. Editora CPAD. Rio de Janeiro – RJ. 3° Trimestre de 2015.

Elaboração dos slides: Ismael Pereira de Oliveira. Pastor na Igreja Assembleia de Deus, Convenção CIADSETA, matrícula número 3749-12. Inscrito na CGADB, número do registro 76248. Contatos para agenda: 63 - 84070979 (Oi) e 63 – 81264038 (Tim), pregação e ensino.





Comente com o Facebook:

Um comentário:

Obrigado pela sua participação! Volte sempre!