Total de visualizações de página

PESSOAS QUE GOSTAM DESTE SITE

27 julho 2015

LIÇÃO 05 - APOSTASIA, FIDELIDADE E DILIGÊNCIA NO MINISTÉRIO / SLIDES DA LIÇÃO / REVISTA DA CLASSE ADULTOS






LIÇÃO 05 - APOSTASIA, FIDELIDADE E DILIGÊNCIA NO MINISTÉRIO


(A imagens do tema da lição representa a APOSTASIA,  ou seja, apostasia é desprezar, jogar fora, abandonar uma grande riqueza, a nossa fé em Deus) 








TEXTO ÁUREO
"Mas o Espírito expressamente diz que, nos últimos tempos, apostatarão alguns da fé, dando ouvidos a espíritos enganadores e a doutrinas de demônios." (1 Tm 4.1)





VERDADE PRÁTICA
A apostasia e a infidelidade a Deus são características marcantes dos tempos do fim.






INTRODUÇÃO


Nesta lição vamos enfatizar o cuidado que os líderes devem ter com os falsos mestres a fim de que não destruam o rebanho do Senhor. Timóteo foi enviado à igreja de Éfeso para combater os falsos mestres e suas heresias e é exortado por Paulo para que realize a sua missão com excelência.









I - A APOSTASIA DOS HOMENS


1. A apostasia. A igreja em Éfeso estava sob o ataque dos falsos mestres. Paulo não se omitiu nem se intimidou diante deles, mas com coragem e ousadia combateu os ensinos heréticos que estes disseminavam. Ele tomou todas as providências necessárias para coibir a ação maligna. Paulo foi incisivo ao advertir Timóteo, para que ele doutrinasse a igreja em Éfeso a fim de que os irmãos não viessem apostatar da fé cristã. O que significa apostasia? Significa "abandono premeditado e consciente da fé cristã". Sabemos que no Antigo Testamento foram muitas as apostasias cometidas pelos israelitas. Para Deus a apostasia é vista como um "adultério espiritual".






2. Doutrinas de demônios (v.1). Os falsos mestres eram e continuam sendo uma ameaça para a Igreja de Cristo. Há uma igreja, na América Central, cujo líder e fundador dizia ser Jesus Cristo. Esse "falso Cristo" faleceu há pouco tempo. Na igreja por ele fundada, um dos símbolos mais importantes é o número 666, a quem atribuem perfeição e santidade, quando a Palavra de Deus diz que tal número é símbolo que identifica "a besta" ou o Anticristo (Ap 13.18). Isso é exemplo de "doutrina de demônio".  O líder precisa estar atento e alertar suas ovelhas quanto a estas doutrinas.





3. Espíritos enganadores. Os falsos mestres eram mentirosos e faziam de tudo para que os crentes da Igreja em Éfeso seguissem "espíritos enganadores". Sabemos que Satanás é enganador. Ele procura, de todas as formas, iludir os crentes a fim de que estes abandonem a fé verdadeira. Atualmente, temos visto a atuação de muitos espíritos enganadores. A internet tem contribuído para disseminar muitas heresias e enganar muitos que são fiéis ao Senhor. Uma das doutrinas malignas que se tornou comum, nos tempos atuais é a desvalorização do casamento heterossexual (homem e mulher), enquanto o casamento entre homossexuais vem sendo incentivado pelos meios de comunicação.











II - A FIDELIDADE DOS MINISTROS




1. O bom ministro (v. 6). Timóteo deveria dar instruções ao rebanho do Senhor, agindo como um "bom ministro de Cristo". Segundo o Comentário Bíblico Beacon, "a palavra grega traduzida por ministro (diakonos) é a mesma palavra traduzida por 'diáconos' em 3.8". O bom ministro é aquele que serve a Igreja, exortando, ensinando e discipulando suas ovelhas. Pois todo o crente precisa estar firmado na fé e na doutrina cristã (v. 6b). O bom ministro zela pela vida espiritual do rebanho do Senhor. O pastor precisa ser um estudioso da Bíblia a fim de "conhecer a sabedoria e a instrução" para entender as palavras da prudência (Pv 1.2). O estudo das Escrituras conduz o pastor e as ovelhas à sabedoria, em todos os aspectos da vida.





2. Rejeitando as fábulas profanas. "Mas rejeita as fábulas profanas e de velhas e exercita-te a ti mesmo em piedade" (v. 7). As "fábulas profanas e de velhas", segundo o Comentário Bíblico Beacon, seriam as superstições ou mitos e lendas a respeito de determinados assuntos. Paulo ensina a Timóteo que tais crendices são profanas e não edificam a Igreja. Quando os crentes não são orientados a lerem a Bíblia, nem tampouco a estudarem, quase sempre se portam como meninos espirituais. Daí porque há tanto emocionalismo e modismos nos cultos. Tais pessoas, por não conhecerem a Palavra e não estarem firmados nela, acabam sendo levadas por todo vento de doutrinas e engano dos homens que, com astúcia, enganam fraudulosamente (Ef 4.14).








3. O exercício físico e a piedade (v. 8).  Paulo não estava desaprovando a ideia do bem-estar físico. O que ele queria dizer, para uma comunidade que valorizava excessivamente os exercícios físicos e o corpo, é que tais práticas, ainda que saudáveis, só serviam para esta vida. Enquanto que "a piedade para tudo é proveitosa, tendo a promessa da vida presente e da que há de vir" (v. 8b). Sabemos que o nosso corpo é templo do Espírito Santo, por isso, precisa ser bem cuidado.











III - A DILIGÊNCIA NO MINISTÉRIO


1. O ensino prescritivo. "Manda estas coisas e ensina-as" (v.11). Era uma determinação de Paulo a Timóteo, para que ele não fraquejasse na ministração da doutrina à igreja em Éfeso, visto que as heresias estavam se espalhando com certa facilidade. A exortação de Paulo é de grande valor para os dias atuais, em que, em muitas igrejas, há um desprezo pela Palavra de Deus.





2. O exemplo dos fiéis (v. 12). Timóteo era um jovem pastor, com cerca de 30 a 35 anos, e fora enviado para doutrinar uma igreja, onde já havia anciãos ou presbíteros, com mais idade. Por isso, Paulo o exorta a ser um exemplo em tudo. O pastor, não importa a idade que tenha, precisa ter consciência de que será sempre um exemplo para o seu rebanho, por isso, precisa ter cuidado com seu modo de falar, agir e até de se vestir.





3. O cuidado que o ministro deve ter com o aprendizado. "Persiste em ler, exortar e ensinar, até que eu vá" (v. 13). Um ministro do evangelho precisa estar constantemente estudando e aprendendo para que possa exortar, ensinar a Igreja. Infelizmente, há pastores que nunca leram a Bíblia toda. Além da Bíblia é preciso ler outros livros que vão edificar o pastor e contribuir para a edificação da Igreja. É importante também ressaltar que neste versículo o vocábulo "ensinar" tem o sentido de instruir doutrinariamente na verdade. Todavia, para "ensinar", o líder precisa gostar de aprender.









CONCLUSÃO




Temos que ter cuidado, pois atualmente muitos estão apostatando da fé e se deixando levar por doutrinas de homens e de demônios. Para combater os falsos ensinos, o pastor deve conhecer a Palavra de Deus e ensiná-la ao rebanho. O pastor e seus auxiliares precisam conhecer as doutrinas bíblicas a fim de que possam ensinar a sã doutrina.
Que o Senhor guarde os ministros e as igrejas dos ataques do maligno, da apostasia nesses últimos tempos que antecedem a vinda de Jesus.





------------------------------------------------

Referências


Revista Lições Bíblicas. A IGREJA E O SEU TESTEMUNHO, As ordenanças de Cristo nas cartas pastorais. Lição 05 – Apostasia, fidelidade e diligência no ministério. I – A Apostasia dos homens. 1. A apostasia. 2. Doutrina de demônios. 3. Espíritos enganadores. II – A fidelidade dos ministros. 1. O bom ministro. 2. Rejeitando as fábulas profanas. 3. O exercício físico e a piedade. III – A diligência no ministério. 1. O ensino prescritivo. 2. O exemplo dos fiéis. 3. Cuidado que o ministro deve ter com o aprendizado. Editora CPAD. Rio de Janeiro – RJ. 3° Trimestre de 2015.



Elaboração dos slides: Ismael Pereira de Oliveira. Pastor na Igreja Assembleia de Deus, Convenção CIADSETA, matrícula número 3749-12. Inscrito na CGADB, número do registro 76248. Contatos para agenda: 63 - 84070979 (Oi) e 63 – 81264038 (Tim), pregação e ensino.





Comente com o Facebook:

4 comentários:

  1. MUITO BOM, LIÇOES abençoadas e abençoadoras, que o Eterno continue te abençoando, nao só a ti, mas aos teus familiares, equipe, amigos e a este site, parabens!!.Eu tenho um site voltado para auxiliar as EBDS, mas nao chega nem aos pés deste aqui.Se quiser visite-o, o link se encontra na minha pagina do facebook: Prof Marcio de Medeiros.pode se quiser colocar como site parceiro seu ou divulga-lo.Estas liçoes e slides tem me ajudado muito nas minhas aulas da EBD.Valeu, shalom e abraços!!.

    ResponderExcluir
  2. Parabéns Pr,Ismael.
    Mas gostei mais da aula anterior que o Sr abordou o tema Pastores,Diáconos,e suas respectivas obrigações perante a Igreja e a família.
    Abraços fraternos!

    ResponderExcluir
  3. Certamente parte de alunos e professores sentirá dificuldade em entender a imagem dos palitos de fósforos queimando da capa da lição em apreço. Gostaríamos de contribuir afirmando que segundo o Dr. Ev. Caramuru (PORTAL EBD), a imagem dos palitos de fósforos queimando um a um fala nos “da apostasia, que, de modo sutil, vai contaminando o povo de Deus, consumindo a fé, destruindo-a paulatinamente”. Como extensão do significado da imagem dos palitos de fósforos sendo consumidos pelo fogo, acreditamos que a apostasia, como negação da fé cristã e abandono definitivo e premeditado das doutrinas bíblicas, consome, destrói, dilacera e torna em cinzas a comunhão entre os irmãos em Cristo, bem como apaga a fé e o fogo que deva arder continuamente sobre o altar (Lv. 6.13 “O fogo arderá continuamente sobre o altar e não se apagará”).

    Abraço fraterno Ismael e família.

    ResponderExcluir

Obrigado pela sua participação! Volte sempre!