Total de visualizações de página

PESSOAS QUE GOSTAM DESTE SITE

11 agosto 2013

LIÇÃO 7 - A ATUALIDADE DOS CONSELHOS PAULINOS




ATENÇÃO

PARA BAIXAR TODOS OS SLIDES CLIQUE AQUI


lição 7 - A Atualidade dos Conselhos Paulinos


TEXTO ÁUREO
"Resta, irmãos meus, que vos regozijeis no Senhor" (Fp 3.1a).


VERDADE PRÁTICA
Para quem ama a Deus o mais importante é ter um coração renovado pela ação do Espírito Santo.


INTRODUÇÃO
No capítulo três de sua carta aos Filipenses, Paulo continua revelando preocupação a respeito dos "maus obreiros". Estes se aproveitavam de sua ausência para introduzir falsas doutrinas na igreja. A fim de precavê-la, por três vezes o apóstolo diz: "guardai-vos" (v.2). Nesta lição, veremos que Paulo também não deixou de exortar os filipenses a que, mesmo diante das adversidades, se alegrassem no Senhor (v.1), pois a alegria do Senhor é a nossa força (Ne 8.10) “Disse-lhes mais: Ide, e comei as gorduras, e bebei as doçuras, e enviai porções aos que não têm nada preparado para si; porque esse dia é consagrado ao nosso Senhor; portanto, não vos entristeçais, porque a alegria do SENHOR é a vossa força”.





I - A ALEGRIA DO SENHOR
1. Regozijo espiritual. A expressão "resta, irmãos meus" (v.1), aparece no texto grego como to loipon, que é traduzido como "finalmente". Ela sugere que Paulo estava concluindo sua carta, mas ainda havia algo importante a dizer aos irmãos da igreja em Filipos. O apóstolo ensina aos irmãos filipenses que a alegria do Senhor é a força que nos faz superar toda e qualquer adversidade. O contentamento que Jesus nos oferece é um reforço para a nossa fé em tempos de adversidade.

2. Exortação ao regozijo. A alegria do Senhor é produzida pelo Espírito Santo no coração do crente. Esta alegria independe das circunstâncias, pois é divina e faz com que o cristão supere as dificuldades. Paulo mostra aos filipenses que esse sentimento de felicidade, concedido pelo Senhor, é uma capacitação divina que fortalece a igreja a suportar as adversidades. Para o apóstolo, que se encontrava na prisão, a alegria do Senhor era como um precioso consolo, capaz de trazer descanso e quietude para a sua alma.

3. Alegria em meio às preocupações e aflição. Paulo percebeu que, em virtude do sofrimento, os irmãos de Filipos poderiam ser tomados pelo desânimo. Por isso, ele os exortou a se alegrarem em Deus, pois a alegria vinda da parte do Senhor nos fortalece (Ne 8.10) “Disse-lhes mais: Ide, e comei as gorduras, e bebei as doçuras, e enviai porções aos que não têm nada preparado para si; porque esse dia é consagrado ao nosso Senhor; portanto, não vos entristeçais, porque a alegria do SENHOR é a vossa força”. Triunfante por causa de sua confiança no Cristo ressurreto, o apóstolo sabe que somente aquele que conhece e confia no Senhor, e em sua Palavra, é capaz de regozijar-se diante das dificuldades, tal como ele e Silas o fizeram (At 16.24,25) “o qual, tendo recebido tal ordem, os lançou no cárcere interior e lhes segurou os pés no tronco. Perto da meia-noite, Paulo e Silas oravam e cantavam hinos a Deus, e os outros presos os escutavam”. Deus é o nosso conforto. Nele podemos confiar e regozijar-nos sempre (1 Ts 5.16) “Regozijai-vos sempre”.








II - A TRÍPLICE ADVERTÊNCIA CONTRA OS INIMIGOS (3.2-4)
1. "Guardai-vos dos cães". A hostilidade de Paulo contra os maus obreiros era forte e decisiva, pois eles causavam muitos males à igreja, em especial aos novos convertidos. Paulo chama os judaizantes de "cães", pois estes acreditavam e ensinavam que os gentios deviam obedecer a todas as leis judaicas, um fardo legalista que nem mesmo os próprios judeus suportavam (Gl 2.14) “Mas, quando vi que não andavam bem e direitamente conforme a verdade do evangelho, disse a Pedro na presença de todos: Se tu, sendo judeu, vives como os gentios e não como judeu, por que obrigas os gentios a viverem como judeus?”. Os judaizantes eram como "cães" que atacavam os novos convertidos durante a ausência de Paulo. O apóstolo repelia-os com veemência e orientava os filipenses a que deles se resguardassem. 

2. "Guardai-vos dos maus obreiros". Estes também são denominados por Paulo como "cães" e os da "circuncisão".  Eles espalhavam falsos ensinos, não se importando com a sã doutrina ensinada pelos apóstolos. Pregavam um falso evangelho (Gl 1.8,9) “Mas, ainda que nós mesmos ou um anjo do céu vos anuncie outro evangelho além do que já vos tenho anunciado, seja anátema. Assim como já vo-lo dissemos, agora de novo também vo-lo digo: se alguém vos anunciar outro evangelho além do que já recebestes, seja anátema”. Afirmavam que para que os gentios se tornassem cristãos deveriam seguir a lei mosaica e, pior, as tradições judaicas. Todavia, no concílio da igreja em Jerusalém, conforme Atos 15, os apóstolos já haviam discutido sobre o papel da lei judaica em relação aos gentios. Segundo as deliberações do "concílio de Jerusalém" os gentios cristãos não deveriam comer alimentos oferecidos aos ídolos, carne com sangue e sufocada (Lv 17.14) “Porquanto é a alma de toda a carne; o seu sangue é pela sua alma; por isso, tenho dito aos filhos de Israel: Não comereis o sangue de nenhuma carne, porque a alma de toda a carne é o seu sangue; qualquer que o comer será extirpado”. Deveriam também evitar as práticas sexuais imorais. Não obstante, os "maus obreiros" faziam questão de discordar do ensino paulino, a fim de impor aos gentios as práticas judaicas.

3. "Guardai-vos da circuncisão". Um dos costumes judaicos que aqueles "maus obreiros" queriam impor era a prática da "circuncisão". Eles ensinavam, erroneamente, que a circuncisão tornaria os gentios verdadeiramente cristãos. Paulo então passa a ensinar aos filipenses que a verdadeira circuncisão é aquela operada no coração; logo não é algo da carne, mas do Espírito Santo. De acordo com o Comentário Bíblico Pentecostal, editado pela CPAD, "os cristãos filipenses não deveriam ter como motivo de orgulho quaisquer sinais físicos que demonstrassem sua condição de comunhão, porém, antes, deveriam orgulhar-se em Cristo e na sua obra".








III - A VERDADEIRA CIRCUNCISÃO CRISTÃ (3.3)
1. A circuncisão no Antigo Testamento. Sabemos que a circuncisão era um rito religioso com caráter moral e espiritual, consistindo em um sinal físico de que a pessoa pertencia ao povo com o qual Deus fez um pacto. Era também um sinal de obediência a Deus (Gn 17.11) “E circuncidareis a carne do vosso prepúcio; e isto será por sinal do concerto entre mim e vós” (At 7.8) “E deu-lhe o pacto da circuncisão; e, assim, gerou a Isaque e o circuncidou ao oitavo dia; e Isaque, a Jacó; e Jacó, aos doze patriarcas”. Porém, os seguidores de Jesus não precisam da circuncisão para serem identificados como pertencentes a Ele. A circuncisão do cristão é espiritual e interior, operada pelo Espírito Santo, no coração, mediante a fé em Jesus Cristo (Rm 4.9-11) “Vem, pois, esta bem-aventurança sobre a circuncisão somente ou também sobre a incircuncisão? Porque dizemos que a fé foi imputada como justiça a Abraão. Como lhe foi, pois, imputada? Estando na circuncisão ou na incircuncisão? Não na circuncisão, mas na incircuncisão. E recebeu o sinal da circuncisão, selo da justiça da fé, quando estava na incircuncisão, para que fosse pai de todos os que crêem (estando eles também na incircuncisão, a fim de que também a justiça lhes seja imputada)”.

2. A verdadeira circuncisão não deixa marcas físicas. Paulo ensina aos colossenses que a verdadeira circuncisão em Cristo não é por intermédio de mãos humanas, mas "no despojo do corpo da carne" (Cl 2.11,12) “no qual também estais circuncidados com a circuncisão não feita por mão no despojo do corpo da carne: a circuncisão de Cristo. Sepultados com ele no batismo, nele também ressuscitastes pela fé no poder de Deus, que o ressuscitou dos mortos”. É um ato espiritual, levado a efeito pelo Senhor Jesus que remove a nossa velha natureza e nos concede uma nova (2 Co 5.17) “Assim que, se alguém está em Cristo, nova criatura é: as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo”. É uma circuncisão do coração (Rm 2.29) “Mas é judeu o que o é no interior, e circuncisão, a que é do coração, no espírito, não na letra, cujo louvor não provém dos homens, mas de Deus”.

3. A verdadeira circuncisão não confia na carne (3.3-7). Os cristãos judaizantes que participavam da igreja em Filipos confiavam muito mais na carne e na circuncisão do que em Cristo. Por isso, Paulo narra a sua história como judeu. Ele declara ter sido circuncidado ao oitavo dia (v.5) e ter seguido todos os ritos da lei (v.6). Mas o apóstolo enfatiza que ao encontrar-se com Cristo, renunciou a tudo da velha religião para servir apenas a Cristo. Paulo declara: "Porque a circuncisão somos nós, que servimos a Deus no Espírito, e nos gloriamos em Jesus Cristo, e não confiamos na carne" (3.3). A salvação é somente pela fé em Jesus. Nenhum rito religioso é capaz de trazer salvação







CONCLUSÃO
Paulo ensinou aos filipenses que a confiança em Cristo nos garante alegria. Tal felicidade independe das circunstâncias e faz-nos enfrentar todas as dificuldades comuns às demais pessoas com uma diferença: temos esperança! Paulo também mostrou aos filipenses que as leis do Antigo Testamento e seus ritos tinham sua importância, todavia, a obediência a tais leis e ritos não garantiam a salvação de ninguém. O que deve ser considerado pelo crente é o seu relacionamento com o Cristo ressurreto.



________________________

OBS: O tamanho original de cada slide é 28x19 cm, para manter as proporções e qualidades dos slides, sugerimos alterar o tamanho do seu slide no PowerPoint em “Design” e depois “Configurar página”.

Referências


Revista Lições Bíblicas. FILIPENSES, A humildade de Cristo como exemplo para a Igreja. Lição 7 – A atualidade dos conselhos paulinos. Texto áureo. Verdade prática. Introdução. I – A alegria do Senhor. 1. Regozijo espiritual. 2. Exortação ao regozijo. 3. Alegria em meio às preocupações e aflições. II – A tríplice advertência contra os inimigos (3.2-4). 1. ‘”Guardai-vos dos cães”. 2. “Guardai-vos dos maus obreiros. 3. Guardai-vos da circuncisão. III – A verdadeira circuncisão cristã (3.3). 1. A circuncisão no Antigo Testamento. 2. A verdadeira circuncisão não deixa marcas físicas. 3. A verdadeira circuncisão não confia na carne (3.3-7). Conclusão. Editora CPAD. Rio de Janeiro – RJ. 3° Trimestre de 2013.

Comente com o Facebook:

13 comentários:

  1. A paz do Senhor !
    Obrigado pela realização de tão grande trabalho .
    Os slides sobre a circuncisão ficaram perfeitos .
    Que Deus vos recompense .
    Para vossa meditação :
    "E José lhes disse: Não temais; porventura estou eu em lugar de Deus?
    Vós bem intentastes mal contra mim; porém Deus o intentou para bem, para fazer como se vê neste dia, para conservar muita gente com vida.
    ( Gênesis 50:19-20 ).
    Que Deus transforme todo o mal contra vós em bem ,alegrai-vos no Senhor !
    Pr Milton Souza , A.Deus , Barra Mansa , R.J

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A Paz do Senhor meu amigo pastor Milton Souza! Como é bom saber que toda semana teremos sua participação aqui no site! Alegro-me muito com essa passagem bíblica, Deus o abençoe pelo cuidado em sempre nos deixar uma poderosa mensagem de Deus! Abraços aos nossos irmãos de Barra Mansa Rio de Janeiro! Uma ótima semana a todos! Shalom Adonai!

      Excluir
  2. A paz de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo seja com todos! Ao lermos as lições inspiradas por Deus e descritas por intermédio do apóstolo São Paulo em toda a sua totalidade vemos o quanto a Palavra de Deus se atualiza cada vez que é aberta para nossa leitura, os textos ali contidos parecem estar acontecendo neste momento que vivenciamos é muito real... Tudo já aconteceu, está acontecendo e acontecerá, pense nisto!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A Paz do Senhor meu amigo, pastor Julio Cesar Martins! É verdade, tudo o que está acontecendo já foi previsto na Palavra de Deus e o apóstolo Paulo nos traz um grande e profundo ensinamento. Vamos continuar meditando e aprendendo através daquele grande homem de Deus. Desejo ao senhor e toda sua família uma ótima semana! Um grande abraço!

      Excluir
  3. Respostas
    1. Amado irmão Amilcar Severiano Souza, a Paz do Senhor! Seja bem-vindo! Deus o abençoe ricamente! Espero que volte sempre! Um grande abraço! Shalom Adonai!

      Excluir
  4. Serginho ! Paz seja contigo... amem o resumo Deus te abençoe muitos..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Serginho, a Paz do Senhor! Muito obrigado pela visita e participação! Continue pesquisando e crescendo tanto na graça quanto no conhecimento! Volte sempre! Abraços!

      Excluir
  5. parabens pela aula e slides, ajuda muito...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado! Eu que agradeço pela sua participação! Peço a vossa oração por este projeto! Volte sempre! Abraços!

      Excluir
  6. A paz do Senhor !
    Obrigado pela realização de tão grande trabalho .
    Os slides SAO ÓTIMOS,não sei como e onde fazes eles!!!!!.Que o eterno continue te abençoando.
    PAZ DE YESHUA!!!!!!.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Professor Marcio de Medeiros, a Paz do Senhor! Obrigado meu amigo pelas importantes participações! Saiba que fico muito feliz sempre que leio os seus comentários! Continue sendo esse amigo e parceiro deste projeto! Deus o abençoe em todos os seus projetos! Um grande abraço do vosso irmão em Cristo!

      Excluir

Obrigado pela sua participação! Volte sempre!