Total de visualizações de página

PESSOAS QUE GOSTAM DESTE SITE

29 maio 2013

LIÇÃO 9 – A FAMÍLIA E A SEXUALIDADE




LIÇÃO 9 – A FAMÍLIA E A SEXUALIDADE


TEXTO ÁUREO
"E criou Deus o homem à sua imagem; à imagem de Deus o criou; macho e fêmea os criou" (Gn 1.27).

VERDADE PRÁTICA
Apesar da grotesca e abominável exploração sexual que vitima o mundo atual, não podemos esquecer-nos dos princípios bíblicos que regem o relacionamento entre os sexos.


INTRODUÇÃO
Sabemos que o sexo foi criado por Deus com um propósito elevado, nobre e saudável. No entanto, desde a Queda, a sexualidade vem sendo deturpada de modo irresponsável, pecaminoso e grotesco. Assim, por ser também um tema bíblico, tal assunto deve ser abordado na Escola Dominical. O objetivo desta lição é ajudar às famílias, proporcionando-lhes uma visão bíblica e ortodoxa a respeito deste assunto. Afinal, como Igreja de Cristo, temos de ser santos em toda a nossa maneira de ser.





I - QUESTÕES SOBRE A SEXUALIDADE

Amados professores, assistam este vídeo da Dra. Damares Alves, reproduza para seus alunos. Neste vídeo você conhecerá a gravidade do tema desse tópico da lição!



1. Um mundo dominado pelo erotismo.  Vivemos numa sociedade marcada por um erotismo tão maligno e ímpio, que não poupa sequer as crianças. Nossas famílias, principalmente as crianças, estão sendo expostas à exploração do sexo de modo intenso e irresponsável. O sexo em si não é pecaminoso, pois foi Deus quem o criou. O Diabo, porém, encarregou-se de transformá-lo em algo vergonhoso e vil. Eis porque temos de educar nossas crianças e jovens segundo os princípios da Palavra de Deus, para que não sejam destruídos. Infelizmente há cristãos, inclusive obreiros, que, utilizando-se indevidamente da internet tornam-se vítimas da pornografia. O fácil acesso a esse tipo de material vem roubando a alegria da salvação de muita gente. Portanto, tomemos cuidado com o que vemos no computador (leia Sl 101.3).

2. Fornicação é pecado. Não querendo Deus que o homem vivesse só, deu-lhe uma esposa (Gn 2.18). Por isso, o Cântico dos Cânticos de Salomão exalta o relacionamento sexual não entre solteiros, mas entre um homem e uma mulher devidamente casados (Ct 4.1-12; Ef 5.22-25). Isso significa que o sexo antes ou fora do casamento desagrada a Deus. E quem vive na prática do pecado não herdará o Reino de Deus (Ef 5.5).

3. Prazer no casamento. Muita gente acha que o relacionamento sexual entre marido e mulher tem como único objetivo a procriação. Isso é um erro. Na Bíblia, encontramos vários textos que incentivam o casal a desfrutar das alegrias conjugais. Em Provérbios 5.18-23, os cônjuges são exortados a usufruírem da intimidade matrimonial. Por outro lado, o homem é advertido contra "a mulher estranha", a adúltera. Em seguida, é incentivado a valorizar a união matrimonial e santa, exaltando sempre a monogamia, a fidelidade e o amor (Ec 9.9; Ct 4.1-12; 7.1-9).






 
II - O VALOR DA PUREZA SEXUAL ANTES DO CASAMENTO

1. No Antigo Testamento. A Bíblia exalta a pureza na vida de um jovem (Sl 119.9-11). Aliás, esse texto é indispensável a todo servo de Deus. As leis sobre a castidade eram rigorosas. Se uma jovem, por exemplo, tivesse relações sexuais antes do casamento era apedrejada até à morte (Dt 22.20,21), e o sacerdote só poderia se casar com uma virgem (Lv  21.13,14), demostrando  que  em   Israel, a  virgindade  era   necessária e valorizada por todos (Gn 34.7).

2. Em o Novo Testamento. Doutrinando os coríntios sobre a fidelidade a Cristo, Paulo faz alusão ao valor da virgindade: "Porque estou zeloso de vós com zelo de Deus; porque vos tenho preparado para vos apresentar como uma virgem pura a um marido, a saber, a Cristo" (2  Co 11.2). Por conseguinte, a pureza sexual em o Novo testamento é tanto para o homem quanto para a mulher. Ambos devem manter-se castos e virgens até o casamento.







III - O SEXO QUE A BÍBLIA CONDENA

1. A prática do homossexualismo. De acordo com o Dicionário Houaiss, homossexualismo é a prática amorosa ou sexual entre indivíduos do mesmo sexo. O que a Bíblia tem a dizer sobre esse assunto?

No princípio, o Criador não uniu dois "machos" nem duas "fêmeas". A Bíblia é clara: "E criou Deus o homem à sua imagem; à imagem de Deus o criou; macho e fêmea os criou" (Gn 1.27). Mais adiante, acrescenta o texto bíblico: "E disse o Senhor Deus: Não é bom que o homem esteja só; far-lhe-ei uma adjutora que esteja como diante dele" (Gn 2.18). Tais passagens mostram que Deus criou apenas dois gêneros bem distintos: homem e mulher. Isto significa que o homossexualismo é pecado. Não resta dúvida! É um pecado de tal forma abominável que até mesmo o dinheiro proveniente de tal prática não deve ser introduzido na Casa de Deus: "Não trarás salário de prostituição nem preço de sodomita à Casa do Senhor, teu Deus, por qualquer voto; porque uma e outra coisa são igualmente abomináveis ao Senhor, teu Deus" (Dt 23.18 - ARA).

Cumpre ressaltar, aqui, que não admitimos qualquer tipo de violência contra os homossexuais.  Mesmo porque, cumpre-nos ganhá-los para Jesus. E, graças a Deus, há muitos ex-homossexuais que, hoje, servem fielmente ao Senhor (1 Co 6.11).



2. Educando os jovens na Palavra de Deus. Com base na Bíblia Sagrada, ensinemos às nossas crianças, adolescentes e jovens, que o sexo é permitido por Deus para o prazer de um homem e uma mulher unidos pelo matrimônio. O sexo fora ou antes do casamento é pecado e  contrário ao  plano de  Deus na  vida de  um casal crente. Enquanto isso, prontifiquemo-nos a orar pelas autoridades constituídas, para que não instituam leis cujo único objetivo é promover o pecado e destruir a família tradicional.






CONCLUSÃO
O casamento, de acordo com a Palavra de Deus, é monogâmico, heterossexual e indissolúvel. E não podemos fugir a esse padrão. Quanto ao ato sexual, só é lícito se praticado no casamento; antes e fora do matrimônio é pecado. Que sejamos, como servos do Senhor, exemplo de moderação, ética e, acima de tudo, santidade e pureza em todos os aspectos de nossa vida.


_________________________

OBS: O tamanho original de cada slide é 28x19, para manter as proporções e qualidades dos slides sugerimos alterar o tamanho do seu slide no PowerPoint em “Design” e depois “Configurar página”.

Referências

Revista Lições Bíblicas. A FAMÍLIA CRISTÃ NO SÉCULO XXI, Protegendo seu lar dos ataques do inimigo. Lição 9 – A família e a sexualidade. Texto áureo. Verdade prática. Introdução. I – Questões sobre a sexualidade. 1. Um mundo dominado pelo erotismo. 2. Fornicação é pecado. 3. Prazer no casamento. II – O valor da pureza sexual antes do casamento. 1. No antigo Testamento. 2. Em o Novo Testamento. III – O sexo que a Bíblia condena. 1. A prática do homossexualismo. 2. Educando os jovens na Palavra de Deus.  Conclusão. Editora CPAD. Rio de Janeiro – RJ. 2° Trimestre de 2013.



Comente com o Facebook:

8 comentários:

  1. A paz, a graça e a misericórdia de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo! Irmão Ismael e demais irmãos que acessam o site da EBD, este tema realmente precisa ser tratado com mais cuidado, nós como Cristão devemos mostrar a este mundo pervertido o que é uma sexualidade saudável, já que além do prazer e satisfação para o ser humano foi a forma que Deus criou para a multiplicação da raça humana. Hoje o que vemos é uma sociedade corrompida de várias formas e principalmente pelo desvio do verdadeiro sentido da sexualidade humana pela perversidade. Não aprofundando muito em detalhes, mas o começo pela prostituição que pode ser até considerado um mal necessário pelo mundo secular já que o número de casos de violência sexual poderia e seria maior, o interessante é que até o que é pervertido se perverte, como crianças crianças sendo abusadas sexualmente e a prostituição infantil. Doi muito no coração de um verdadeiro pai ver uma criança sofrer tal abuso. Meu Deus o que devemos fazer para mudar este mundo, me falta ar ao ver tanta violência... Este não é o mundo que Deus planejou e fez...

    ResponderExcluir
  2. Que Deus multiplique as bençãos de todos os Pastores, Pregadores, Missionários e Membros da Igreja de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo. Parabéns! Aos Pastores e Pastoras pelo seu dia que neste ano será no dia 09 de Junho, um forte abraço a todos... Texto para reflexão está na carta do apóstolo Paulo aos Hebreus 13:17

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A Paz do Senhor meu amigo, pastor Julio Cesar Martins! Bem lembrado sobre o dia do pastor, vou tentar elaborar um slide para homenagear os nossos pastores! Um ótimo feriado para o senhor e toda a família meu amigo! Um grande abraço!

      Excluir
  3. A paz do Senhor !
    Nota 10 pelos slides que demonstraram com objetividade o comentário desta lição .
    Que Deus nos ajude a sermos dependentes de sua graça e ao mesmo tempo ousados na defesa dos valores cristãos .
    Para vossa meditação :
    " Trazendo à memória a fé não fingida que em ti há ... ...
    Por cujo motivo te lembro que despertes o dom de Deus que existe em ti ... ...
    Porque Deus não nos deu o espírito de temor, mas de fortaleza, e de amor, e de moderação. "
    ( 2 Timóteo 1:5a,6a ,7 ) .
    Estou esta semana em nossa convenção ( COMADVARDO ) em M.G ,na quinta feira ministro para as esposas dos obreiros , dependo de vossa oração .
    E daqui estou orando por vós !
    Pr Milton Souza ( A.Deus , Barra Mansa - R.J ) .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A Paz do Senhor meu amigo, pastor Milton Souza! Que notícia boa! Que essa ministração seja uma grande bênção para todas as esposas de obreiros! Fale tudo o que Deus assim colocar no seu coração, será de grande proveito, alguém precisa dessa palavra! Deixe Deus te usar poderosamente nesse ministério! Estamos orando! Boa convenção! Saudações a todos os convencionais da COMADVARDO! Um ótimo feriado! Abraços! Shalom!

      Excluir
  4. A paz do Senhor!!!
    Meu amigo Pr.Ismael, estamos chegando ao fim do trimestre e cada lição estuda foi um desafio, mais com os slides tornaram-se lições descontraídas e fáceis e sem perder o foco. Deus continue te abençoando.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu amigo, Francinaldo, a Paz do Senhor! É verdade, estamos chegando ao final de um trimestre que nos trouxe uma lição maravilhosa e edificadora para toda a Igreja do Senhor. Estamos lutando através do site para tornar a EBD mais atrativa, mas infelizmente já soube de notícias que muitos pastores no Brasil já aboliram a EBD sob alegação de que ela é uma criação do homem. Lamentável esse tipo de atitudes, mas não podemos ignorar o que a Bíblia nos diz sobre os últimos dias! Mas que nós possamos decidir como Josué, "Eu e minha casa serviremos ao Senhor", e seremos participantes da EBD!" Aproveito para parabenizar a todos os professores e pastores que amam a EBD e investem tempo e recurso nesse departamento tão importante da Igreja! Deus vos abençoe ricamente! Um forte abraço meu amigo!

      Excluir
    2. SHALOM!!!
      Meu amigo Pr. Ismael,é uma verdade triste que muitas igrejas deixaram a "EBD,"mais estamos juntos para manter a "EBD," sempre atrativa, dimanica. Pr. o sr. recebeu meu e-mail? Deus continue te abençoando, tenha uma boa semana em nome de Jesus!!

      Excluir

Obrigado pela sua participação! Volte sempre!