Total de visualizações de página

PESSOAS QUE GOSTAM DESTE SITE

04 fevereiro 2013

LIÇÃO 6 – A VIÚVA DE SAREPTA



LIÇÃO 6 – A VIÚVA DE SAREPTA





TEXTO ÁUREO

"Em verdade vos digo que muitas viúvas existiam em Israel nos dias de Elias, quando o céu se cerrou por três anos e seis meses, de sorte que em toda a terra houve grande fome; e a nenhuma delas foi enviado Elias, senão a Sarepta de Sidom, a uma mulher viúva"
(Lc 4.25,26).




VERDADE PRÁTICA

Para socorrer e sustentar os seus filhos, Deus usa os meios mais inesperados




INTRODUÇÃO

A visita do profeta Elias a terra de Sarepta, onde foi acolhido por uma viúva pobre, é emblemática por algumas razões. Primeiramente, a história revela o cuidado de Deus para com os que se dispõem a fazer sua vontade. Não importa onde estejam, Deus cuida de cada um de seus filhos. Elias foi o agente de Deus para confrontar a apostasia no reino do Norte. Necessitava, pois, de um lugar seguro para refugiar-se. Em segundo lugar, o episódio revela a soberania de Deus sobre as nações. Mesmo tratando-se de uma terra pagã, Deus escolhe dentre os moradores de Sarepta, uma mulher que servirá como instrumento na construção de seu propósito. 



I - UM PROFETA EM TERRA ESTRANGEIRA

1. A fonte de Querite. Logo após profetizar uma grande seca sobre o reinado de Acabe, Elias recebeu a orientação divina: "Vai-te daqui, e vira-te para o oriente, e esconde-te junto ao ribeiro de Querite, que está diante do Jordão" (1 Rs 17.3). Elias havia se tornado uma persona non grata no reinado de Acabe. E, devido a esse fato, precisava sair de cena por um tempo. Seguindo a orientação divina, ele refugia-se primeiramente próximo à fonte de Querite. Era um lugar de sombra e água fresca, mas não representava o ponto final de sua jornada. Ele não poderia fixar-se naquele local porque ali não havia uma fonte permanente, mas uma provisão em tempos de crise (1 Rs 17.7). Quem faz de "Querite" seu ponto final terá problemas porque certamente secará!
 
2. Elias em Sarepta. Elias afasta-se de seu povo e de sua terra, indo refugiar-se em território fenício (1 Rs 17.9). A geografia bíblica informa-nos que Sarepta era uma pequena localidade situada a cerca de quinze quilômetros de Sidom, terra da temida Jezabel (1 Rs 16.31). Às vezes o Senhor faz coisas que parece não ter lógica alguma! No entanto, esse foi o único lugar no qual o rei Acabe jamais pensaria em procurar o profeta (1 Rs 18.10). São nas coisas menos prováveis que Deus realiza seus desígnios! Sarepta parecia ser uma terra de ninguém, mas estava no roteiro de Deus para a efetivação do seu propósito.





II - UMA ESTRANGEIRA NO PLANO DE DEUS

1. A soberania e graça de Deus. Quando o Senhor ordenou ao profeta que se deslocasse até Sarepta, revelou-lhe também qual era o seu propósito: "Ordenei ali a uma mulher viúva que te sustente" (1 Rs 17.9). Elias precisava sair da região controlada por Acabe e isso, como vimos, aconteceu quando ele se dirigiu a Sidom, na Fenícia. O texto é bem claro em referir-se à viúva como sendo um instrumento que o Senhor usaria para auxiliar a Elias: "Ordenei ali a uma mulher viúva". Quem era essa viúva ninguém sabe. Todavia, foi a única escolhida pelo Senhor, dentre milhares de outras viúvas, para fazer cumprir seu projeto soberano (Lc 4.25,26). Era uma gentia que, graças ao desígnio divino, contribuiu para a construção e desenvolvimento do plano divino.

2. A providência de Deus. A providência divina para com Elias revelou-se naquilo que Paulo, muito tempo depois, lembrou (1 Co 1.27). Um gigante espiritual ajudado por uma frágil mulher! Sim, uma mulher viúva e pobre. Muito pobre! Ficamos a pensar o que teria passado pela cabeça do profeta quando o Senhor lhe disse que havia ordenado a uma viúva que o sustentasse. Era de se imaginar que a mulher possuísse algum recurso. Como em toda a história de Elias, a provisão de Deus logo fica em evidência. A providência divina já havia se manifestado nos alimentos trazidos pelos corvos (1 Rs 17.4-6). Agora revelar-se-ia através de uma viúva pobre.





III - O PODER DA PALAVRA DE DEUS

1. A escassez humana e a suficiência divina. A mulher que Deus havia levantado para alimentar Elias durante o período da seca disse não possuir nada ou quase nada: "nem um bolo tenho, senão somente um punhado de farinha numa panela e um pouco de azeite numa botija; e, vês aqui, apanhei dois cavacos e vou prepará-lo para mim e para o meu filho, para que o comamos e morramos." (1 Rs 17.12). De fato o que essa mulher possuía como provisão era algo humanamente insignificante! A propósito, o termo hebraico usado para punhado, dá a ideia de algo muito pouco! Era pouco, mas ela possuía! Deus queria operar o milagre a partir do que a viúva tinha.  A suficiência divina se revela na escassez humana. O pouco com Deus torna-se muito!

2. Deus, a prioridade maior. O profeta entrega à viúva de Sarepta a chave do milagre quando lhe diz: "porém faze disso primeiro para mim um bolo pequeno e traze-mo para fora; depois, farás para ti e para teu filho" (1 Rs 17.13). O profeta era um agente de Deus, e atendê-lo primeiro significava colocar a Deus em primeiro lugar. O texto sagrado afirma que "foi ela e fez segundo a palavra de Elias" (1 Rs 17.15). Tivesse ela dado ouvidos à sua razão, e não obedecido as diretrizes do profeta, certamente teria perdido a bênção. O segredo, pois, é colocar a Deus sempre em primeiro lugar (Mt 6.33).





IV - O PODER DA ORAÇÃO

1. A oração intercessória. O texto de 1 Reis 17.1 traz a profecia de Elias sobre a seca em Israel. E, de fato, a seca aconteceu. Tiago, porém, destaca que a predição de Elias foi acompanhada de oração: "Elias era homem sujeito às mesmas paixões que nós e, orando, pediu que não chovesse, e, por três anos e seis meses, não choveu sobre a terra" (Tg 5.17). Novamente o profeta encontra-se diante de um novo desafio e somente a oração provará a sua eficácia. O filho da viúva morreu e Elias toma as dores da pobre mulher, pondo-se em seu lugar e clama ao Senhor (1 Rs 17.19,20). Deus ouviu e respondeu ao seu servo. 

2. A oração perseverante. Elias orou com insistência (1 Rs 17.21). Ele estendeu-se sobre o menino três vezes! Isso demonstra a natureza perseverante de sua oração. Muitos projetos não se concretizam, ficam pelo caminho porque não são acompanhados de oração perseverante. O Senhor Jesus destacou a necessidade de sermos perseverantes na oração ao narrar a parábola do juiz iníquo (Lc 18.1). É com tal perseverança que conseguiremos alcançar nossos objetivos.



 
CONCLUSÃO

A soberania de Deus sobre a história e sobre os povos e o seu cuidado para com aquele que o teme se revelam de forma maravilhosa no episódio envolvendo o profeta Elias e a sua visita a Sarepta. Não há limites quando Deus quer revelar a sua graça e tampouco há circunstância demasiadamente difícil que possa impedi-lo de mostrar o seu poder provedor.



_________________________

OBS: O tamanho original de cada slide é 28x19, para manter as proporções e qualidades dos slides sugerimos alterar o tamanho do seu slide no PowerPoint em “Design” e depois “Configurar página”.

Referência bibliográfica

Revista Lições Bíblicas. ELIAS E ELISEU, Um ministério de poder para toda a igreja. Lição 6 – A viúva de sarepta. Texto áureo. Verdade prática. Introdução. I – Um profeta em terra estrangeira. 1. A fonte de Querite. 2. Elias em Sarepta. II – Uma estrangeira no plano de Deus. 1. A soberania e graça de Deus. 2. A providência de Deus. III – O poder da Palavra de Deus. 1. A escassez humana e a suficiência divina. 2. Deus, a prioridade maior. IV – O poder da oração. 1. A oração intercessória. 2. A oração perseverante. Conclusão. Editora CPAD. Rio de Janeiro – RJ. 1° Trimestre de 2013.

Comente com o Facebook:

21 comentários:

  1. A paz,muito boa essa forma de dar aula irmão eu gosto muito e aprendo bastante com suas aulas.Tanto inlustrativa como os texto aqui destacado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Glórias a Deus! Fico feliz que este trabalho esteja facilitando o aprendizado das nossas lições bíblicas! Continue orando por nós para que este trabalho só cresça! Seja sempre bem-vindo! Um grande abraço!

      Excluir
  2. A paz, a graça e a misericórdia de Deus seja com todos! Ao estudarmos esta lição na sua profundidade espiritual e material veremos e entenderemos; que quando verdadeiramente colocarmos Deus nos primórdios de nossos objetivos pessoais, materiais e espirituais nada realmente nos faltará, pois Deus completa e supri qualquer necessidade "quando o adoramos verdadeiramente em espirito e em verdade" pense nisto. Que Deus abençoe a todos...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu amigo, pastor Julio Cesar Martins, a essência desta lição é exatamente o que o amado pastor expressou em seu comentário, precisamos conhecer melhor o nosso Deus, saber que servimos a um Deus especialista em nos surpreender e fazer grandes provisões para o seu povo! Um grande abraço! Tenha um ótimo feriado!

      Excluir
  3. AMADO SEUS SLAIDES TEM NA MINHA VIDA UMA GRANDE FERRAMENTA NA MINHA CLASE DEUS TE ABENÇOE.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Glórias a Deus! Como é bom ver o relato de um dedicado professor, seu zelo pelo ministério o fez chegar até este site, caso contrario o amado professor estaria como muitos, lendo apenas a revista lições bíblicas para ministrar suas aulas, sem buscar qualquer tipo de auxílio. Parabéns! Continue assim! Deus abençoe mais ainda o seu ministério! Um grande abraço!

      Excluir
  4. Impressionante o assunto de hoje, pois me sinto dentro dessa história, como se estivesse lá ou assistindo um filme em 3D. Me sinto bem renovado e o Espírito Santo me inspira muito para transmitir para a classe da EBD tudo que aprendo aqui. Parabéns a todos e que continuem assim, nunca esquecendo que toda honra, toda glória e todo poder pertencem somente ao Nosso Soberano Deus.
    João Freitas / Prof. EBD da Igr. Bat. Manancial de Águas Vivas. Montes Claros MG

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. JFreitas, a sua capacidade de visualização do cenário histórico ora estudado, é uma grande virtude que pode muito ajudá-lo a exercer o ministério de ensino! Parabéns! Continue se dedicando, o Reino de Deus continuará crescendo através da sua vida! Um grande abraço a todos os amados irmãos da Igreja Batista Manancial de Águas Vivas em Montes Claros - MG! Shalom!

      Excluir
  5. A paz do senhor excelente este método de ensino com fotos ilustrativas
    me ajuda muito
    faça isso em todas as lições
    A paz seja contigo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A Paz do Senhor professor! Obrigado pela deferência ao nosso trabalho! Queremos continuar com essa metodologia, é um trabalho que requer bastante dedicação, mas Deus tem nos abençoado! Volte sempre amado professor da EBD! Um grande abraço!

      Excluir
  6. Deus tem nos abençoado através deste seu trabalho amado, benção pura!
    Igreja Batista Nova Esperança em Cafarnaum-BA

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pastor Ricardo Xavier Bastos, muito obrigado pelo seu depoimento, estou muito feliz em saber que podemos ajudar um pouquinho na sua igreja! Transmita a nossa saudação calorosa a todos os amados irmãos da Igreja Batista Nova Esperança em Cafarnaum - BA! Shalom!

      Excluir
  7. Paz do Senhor meu irmão, graças a Deus por sua iniciativa nos ajuda muito em nossa esloca dominical,que Deus continue abençoando muito seu ministério, vindo a Brasília nos procure sera um enorme prazer ti conhecer pessoalmente, grande abraço Pr ISMAEL.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ismael Ferreira da Silva, a Paz do Senhor! Que bom sabermos que as portas de sua Igreja estão abertas para nós! Passo por Brasília de vez enquanto, faço questão de conhecer a sua igreja! Tenho parentes em Brasília. Saudações a todos os amados irmãos da sua igreja! Deus continue abençoando o seu ministério! Um forte abraço!

      Excluir
  8. A paz do Senhor !
    Muito obrigado por estes slides tão belos !
    Para vossa meditação :
    "A minha carne e o meu coração desfalecem; mas Deus é a fortaleza do meu coração, e a minha porção para sempre" ( Salmos 73:26 ).
    Sempre orando por vós ! (semana passada estive ministrando em M.G e orei por vós !
    Pr Milton Souza ( A.Deus Barra Mansa - R.J ).

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amado pastor Milton Souza, a Paz do Senhor! Muito obrigado pela sua aprovação! Eu sei que o senhor é um grande parceiro desse projeto! Obrigado pela divulgação do nosso trabalho em Minas Gerais! Conto com as vossas orações sempre! Deus o recompense! Um forte abraço meu amigo!

      Excluir
  9. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  10. Que o Senhor nosso Deus continue a inspirá-lo, grande servo do Altíssimo.
    O seu trabalho facilita o nosso planejamento, engrandece a qualidade da EBD e glorifica o nome do Senhor.

    A Paz de Cristo.

    Jerônimo Inácio Nunes
    IBE 512 Sul - Brasília-DF

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Professor Jerônimo Inácio Nunes, a Paz do Senhor! Obrigado amado irmão pela sua participação e aprovação! Que Deus continue sendo exaltado através deste trabalho! Ore por nós e por este projeto! Um grande abraço amado professor! Saudações em Cristo apara todos os amados irmãos em Brasília -
      DF. Um grande abraço!

      Excluir
  11. A PAZ DO SENHOR IRMÃO ISMAEL,MAIS UMA VEZ VENHO LHE PARABENIZAR POE ESTES MARAVILHOSOS ESTUDOS,QUE MUITO TEM ME AJUDADO E AJUDADO OS IRMAOS DA MINHA IGREJA.SAO FIGURAS MARAVILHOSAS QUE NOS AJUDAM E MUITO.QUE DEUS CONTINUE ILUMINANDO A TI E A SUA FAMILIA.HA SHALOM ADONAI!!!.

    TEMOS,1 SITE DESTINADO A CULTURA GERAL, um outro site destinado a assuntos teológicos E UM OUTRO SITE DESTINADO A ENTRETENIMENTO CRISTÃO(DESENHOS BÍBLICOS,FILMES EVANGÉLICOS,CURSO DE INGLES,JOGOS ETC.. Temos 3 sites e 1 blog!!!!!!!!!.ACESSEM,DIGITE PROF.MARCIO DE MEDEIROS no GOOGLE.
    http://profmarciodemedeiros.blogspot.com/
    https://sites.google.com/
    http://www.prof-marcio-de-medeiros.webnode.com/
    http://profmarcio.ucoz.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Professor Márcio de Medeiros, a Paz do Senhor! Obrigado pela sua especial atenção! Queremos que este sita seja um instrumento de louvor a Deus! Fico feliz em saber que as imagens tem auxiliado no entendimento do estudo da Palavra do Senhor. Deus o abençoe pelo esforço em utilizar essas ferramentas tecnológicas para difundir a Palavra de Deus! Vai nessa força varão valoroso! Um grande abraço!

      Excluir

Obrigado pela sua participação! Volte sempre!