Total de visualizações de página

PESSOAS QUE GOSTAM DESTE SITE

04 fevereiro 2013

LIÇÃO 6 – A VIÚVA DE SAREPTA / SUBSÍDIOS




Antes de assistir aos vídeos pause a música no player que fica na parte superior do site.


VÍDEO AULA MINISTRADA PELO EV. DR. CARAMURU AFONSO FRANCISCO
(Acesse: www.portalebd.org.br)




Vídeo aula ministrada pelo professor Fábio Segantin
Contato (hebraicosegantin@hotmail.com)





Vídeo aula ministrada pela professora Elisa Nantes, da Assembleia de Deus em Londrina.
(Acesse: www.adlondrina.com.br)




Vídeo aula ministrada pelo Ev. Natalino das Neves, da Assembleia de Deus de São José dos Pinhais.
(Acesse: www.natalinodasneves.blogspot.com.br/)



_____________________________________  

SUBSÍDIO ELABORADO PELO EV. ISMAEL PEREIRA DE OLIVEIRA



Amados, nesta lição veremos dois atributos divinos, a onisciência e a onipotência, sendo revelados fortemente na vida do grande profeta Elias. Podemos aprender muito com esta lição. Deus não mudou, continua o mesmo em nossos dias.

Como Deus revelou o atributo da onisciência? Deus conhece todas as coisas em tempo real, até as coisas futuras. Na história de Elias, Deus sabia que o ribeiro tinha secado e que Elias precisava de um novo lugar para viver. O Senhor conhecia todos os moradores da terra e após avaliar todas as famílias, estrategicamente ELE escolheu uma pessoa para sustentar o profeta. Deus era conhecedor da situação financeira da viúva de sarepta. Deus não enviou Elias para o endereço errado! Não havia absolutamente nada que Deus não conhecesse.

Contextualizando a primeira parte, podemos afirmar com toda segurança que Deus conhece a nossa vida, onde moramos, os bens que possuímos, onde trabalhamos ou se estamos desempregado, qual o nosso salário, a nossa profissão, quantos anos temos. Enfim, Deus sabe absolutamente tudo. Por que é importante sabermos disso? Porque há muitos crentes que fazem orações “agressivas”; “Senhor, tu não estais vendo isso que está acontecendo comigo?”. Acalme-se, “Nada, em toda a criação, está oculto aos olhos de Deus. Tudo está descoberto e exposto diante dos olhos dAquele a quem havemos de prestar contas.” (Hb 4.13).

Como Deus revelou o atributo da onipotência? O poder de Deus mais uma vez se manifestou no ministério de Elias, Deus multiplicou o que era pouco e que aparentemente só duraria mais um dia. O azeite e a farinha não alimentariam só duas pessoas, agora tinha que alimentar três pessoas. O alimento que daria para fazer uma refeição, agora tinha que alimentá-los até que Deus fizesse chover sobre a terra novamente. Nenhum economista ou administrador acreditava na possibilidade de sobrevivência com tão pouco, talvez por isso mesmo Elias esteve em segurança na casa da viúva, porque certamente Acabe procurava o profeta nas casas das pessoas que tinham condições financeira para sustentar o profeta.

Servi a Deus como Elias nos traz essa segurança e certeza de que Jeová  Jiré (O Senhor provê) se manifestará com poder,  providenciando-nos o que é necessário. Amados, não se esqueça de que o Deus de Elias é o nosso Deus, e o Senhor que provê há de manifestar-se sobre tua vida com grande poder e suprirá as tuas necessidades! Tão certo é a providência de Deus que ELE diz; “Aquietai-vos, e sabei que eu sou Deus” (Sl 46.10). Acredite, haverá resposta para a tua oração, os cuidados de Deus sobre tua vida serão público e notório! Glórias a Deus! Quando a razão diz não, Deus diz SIM! Quando os médicos dizem não, Deus diz SIM! Quando a crise financeira abate tua alma, o SENHOR se levanta como a tua esperança! Creia, na Palavra do Todo-Poderoso! Aleluia!

Um dos fatos mais curioso dessa história é a revelação de Deus para o profeta; “Levanta-te, e vai para Sarepta, que é de Sidom, e habita ali; eis que eu ordenei ali a uma mulher viúva que te sustente” (1 Rs 17:9). Mas, nós podemos observar que Deus não falou nada com a viúva, porque se Deus tivesse falado a viúva estaria esperando o profeta, não há qualquer revelação de Deus para aquela pobre mulher. No entanto Deus diz para o profeta, “eu ordenei ali a uma mulher viúva que te sustente”.  Parece que não há uma conexão na palavra do Senhor, mas não se engane, Deus não mentiu para o profeta.

Deus deu ordens para que a bênção da multiplicação entrasse na casa daquela viúva, mesmo sem avisá-la, Deus já havia ordenado! Que Deus extraordinário! Que lição maravilhosa! Amados, não espere que um anjo se manifeste ou um profeta diga que Deus vai fazer isso ou aquilo em seu favor, pois mesmo sem você saber, Deus já determinou que a bênção esteja na sua casa! E quem pode contrariar uma ordem de Deus? Ninguém! A porta que Deus abre o homem não pode fechar! Eu não sei quantas coisas Deus já ordenou de bênção sobre a sua vida, muitas você ainda não viu, não recebeu, mas vai receber e vai ver, já está ordenado pelo Todo-Poderoso! Glórias a Deus!

Esta lição nos mostra que o nosso Deus é o Senhor das grandes providências! Que ELE conhece as nossas necessidades! Que ELE nos surpreende! Quando Deus ordena a bênção sobre uma casa, essa bênção é completa! Isso não significa estar livre de passar momentos mais difíceis, pois o filho daquela viúva morreu, mas Deus havia ordenado a bênção sobre aquela casa, e a bênção de Deus é completa, O Senhor ressuscitou o filho daquela pobre viúva! Amados, ainda que surjam problemas maiores, desesperadores, acredite nesta palavra, a bênção de Deus é completa sobre a tua vida! Aleluia!

Tenham todos uma excelente aula e um ótimo feriado! 
Um grande abraço!
Deus vos abençoe!



Comente com o Facebook:

4 comentários:

  1. Gostei da matéria me ajudou bastante
    muito obrigado Deus Abençõe

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado amado(a) professor(a), volte sempre! Um grande abraço!

      Excluir
  2. Amado, louvo a Deus pela sua vida e pela iniciativa de proporcionar essa ajuda aos professores de EBDs em todo Brasil. Esses textos muito tem me ajudado como subsídios para as lições. Que o Senhor continue te usando!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amém! Sou muito grato a Deus pela vida de cada professor! Obrigado pelo seu apoio! Ore por nós para que possamos ajustar melhor o nosso tempo, é muito difícil achar o tempo para fazer os comentário, porque os slides consomem de 3 até 5 dias. Mas na medida do possível quero elaborar alguma coisa de subsídio! Um grande abraço professor(a)!

      Excluir

Obrigado pela sua participação! Volte sempre!