Total de visualizações de página

PESSOAS QUE GOSTAM DESTE SITE

15 janeiro 2013

LIÇÃO 3 – A LONGA SECA SOBRE ISRAEL


LIÇÃO 3 – A LONGA SECA SOBRE ISRAEL


Texto áureo: "E se o meu povo, que se chama pelo meu nome, se humilhar, e orar, e buscar a minha face, e se converter dos seus maus caminhos, então, eu ouvirei dos céus, e perdoarei os seus pecados, e sararei a sua terra" (2 Cr 7.14).

Verdade prática: A longa seca sobre Israel teve como objetivos disciplinar e demonstrar a soberania divina sobre os homens.

Introdução. A longa seca predita pelo profeta Elias e que teve seu fiel cumprimento nos dias do rei Acabe (1 Rs 17.1,2; 18.1,2) é citada em o Novo Testamento pelo apóstolo Tiago: "Elias [...] orando, pediu que não chovesse, e, por três anos e seis meses, não choveu sobre a terra" (Tg 5.17). A seca é um fenômeno climático e como tal é imprevisível. Todavia, no contexto do reinado de Acabe ela ocorreu não somente como algo previsível, mas também anunciado. Não era um fenômeno simplesmente meteorológico, mas profético. Aqui veremos como se deu esse fato e como ele revela a soberania de Deus não somente sobre a história, mas também sobre os fenômenos naturais. 




I - O PORQUÊ DA SECA

1. Disciplinar a nação. O culto a Baal financiado pelo estado nortista afastou o povo da adoração verdadeira. O profeta Elias estava consciente disso e quando confrontou os profetas de Baal, logo percebeu que o povo não mantinha mais fidelidade ao Deus de Israel: "Então, Elias se chegou a todo o povo e disse: Até quando coxeareis entre dois pensamentos? Se o Senhor é Deus, segui-o; e, se Baal, segui-o" (1 Rs 18.21). De fato a palavra hebraica as'iph, traduzida como pensamentos, mantém o sentido de ambivalência ou opinião dividida. A idolatria havia dividido o coração do povo.  Para corrigir um coração dividido somente um remédio amargo surtiria efeito (1 Rs 18.37).

2. Revelar a divindade verdadeira. Quando Jezabel veio para Israel não veio sozinha. Ela trouxe consigo a sua religião e uma vontade obstinada de fazer de seus deuses o principal objeto de adoração entre os hebreus. De fato observamos que o culto ao Senhor foi substituído pela adoração a Baal e Aserá, principais divindades dos sidônios (1 Rs 16.30-33). A consequência desse ato foi uma total decadência moral e espiritual. Baal era o deus do trovão, do raio e da fertilidade, e supostamente possuía poder sobre os fenômenos naturais. A longa seca sobre o reino do Norte criou as condições necessárias para que Elias desafiasse os profetas de Baal e provasse que tal divindade não passava de um deus falso (1 Rs 17.1,2; 18.1,2,21,39).Deus não precisa provar nada para ser Deus, mas os homens costumam responder favoravelmente quando suas razões são convencidas pelas evidências.




II - OS EFEITOS DA SECA

1. Escassez e fome. A Escritura afirma que "a fome era extrema em Samaria" (1 Rs 18.2). A seca já havia provado que Baal era um deus impotente frente aos fenômenos naturais e a fome demonstrou à nação que somente o Senhor é a fonte de toda provisão. Sem Ele não haveria chuva e consequentemente não haveria alimentos. O texto de 1 Reis 18.5 revela que até mesmo os cavalos da montaria real estavam sendo abatidos. O desespero era geral. A propósito, o texto hebraico de 1 Reis 18.2 diz que a estiagem foi violenta e severa. A verdade é que o pecado sempre traz consequências amargas!

2. Endurecimento ou arrependimento. É interessante observarmos que o julgamento de Deus produziu efeitos diferentes sobre a casa real e o povo. Percebemos que à semelhança de Faraó (Êx 9.7), o rei Acabe e sua esposa, Jezabel, não responderam favoravelmente ao juízo divino. Acabe, por exemplo, durante a estiagem confrontou-se com o profeta Elias e o acusou de ser o perturbador de Israel (1 Rs 18.17). Quem resiste a ação divina acaba por ficar endurecido!Por outro lado, o povo que não havia dado nenhuma resposta ao profeta Elias quando questionado (1 Rs 18.21), respondeu favoravelmente ante a ação soberana do Senhor: "O que vendo todo o povo, caiu sobre os seus rostos e disse: Só o Senhor é Deus! Só o Senhor é Deus!" (1 Rs 18.39). O Novo Testamento alerta: "[...] se ouvirdes hoje a sua voz, não endureçais o vosso coração" (Hb 3.7,8).




III - A PROVISÃO DIVINA NA SECA

1. Provisão pessoal. Há sempre uma provisão de Deus para aquele que o serve em tempos de crise. Embora houvesse uma escassez generalizada em Israel, Deus cuidou de Elias de uma forma especial que nada veio lhe faltar (1 Rs 17.1-7). A forma como o Senhor conduz o seu servo é de grande relevância. Primeiramente, Ele o afasta do local onde o julgamento seria executado: "Vai-te daqui" (1 Rs 17.3). Deus julga e não quer que o seu servo experimente as consequências amargas desse juízo! Em segundo lugar, o Senhor o orienta a se esconder: "Esconde-te junto ao ribeiro de Querite" (1 Rs 17.3). Deus não estava fazendo espetáculo; era uma ocasião de juízo. Em terceiro lugar, Elias deveria ser suprido com aquilo que o Senhor providenciasse: "Os corvos lhe traziam pão e carne" (1 Rs 17.6). Não era uma iguaria, mas era uma provisão divina!

2. Provisão coletiva. Ficamos sabendo pelo relato bíblico que além de Elias, o profeta de Tisbe, o Senhor também trouxe a sua provisão para um grande número de pessoas. Primeiramente encontramos o Senhor agindo através de Obadias, mordomo do rei Acabe, provendo livramento e suprimento para os seus servos: "Obadias tomou cem profetas, e de cinquenta em cinquenta os escondeu, numa cova, e os sustentou com pão e água" (1 Rs 18.4). Em segundo lugar, o próprio Senhor falou a Elias que Ele ainda contava com sete mil pessoas que não haviam dobrado os seus joelhos diante de Baal: "Eu fiz ficar em Israel sete mil" (1 Rs 19.18). Deus cuida de seus servos e sempre lhes provê o pão diário




IV - AS LIÇÕES DEIXADAS PELA SECA

1. A majestade divina. Há alguns fatos que devemos atentar sobre a ação do Deus de Elias, conforme registrado nos versículos do capítulo 17 do primeiro livro dos Reis. Antes de mais nada, a sua onipotência. Ele demonstra controle sobre os fenômenos naturais (1 Rs 17.1). Em segundo lugar, Deus mostra a sua onipresença durante esses fatos. Elias, ao se referir ao Senhor, reconheceu-o como um Deus sempre presente: "Vive o Senhor, Deus de Israel, perante cuja face estou" (1 Rs 17.1). Em terceiro lugar, Ele é onisciente, pois sabe todas as coisas, quer passadas, quer presentes, ou futuras. O profeta disse que não haveria nem orvalho nem chuva, e não houve mesmo! (1 Rs 17.1). 

2. O pecado tem o seu custo. Quando o profeta Elias encontra-se com Acabe durante o período da seca, Elias responde ao monarca e o censura por seus pecados: "Eu não tenho perturbado a Israel, mas tu e a casa de teu pai, porque deixastes os mandamentos do Senhor e seguistes os baalins" (1 Rs 18.18). Em outras palavras, Elias afirmava que tudo o que estava acontecendo em Israel era resultado do pecado. O pecado pode ser atraente e até mesmo desejável, mas tem um custo muito alto. Não vale a pena!




CONCLUSÃO

A longa seca sobre o reino do Norte agiu como um instrumento de juízo e disciplina. Embora o coração do rei não tenha dado uma resposta favorável ao chamamento divino, os propósitos do Senhor foram alcançados. O povo voltou para Deus e o perigo de uma apostasia total foi afastado. A fome revelou como é vão adorar os deuses falsos e ao mesmo tempo demonstrou que o Senhor é um Deus soberano! Ele age como quer e quando quer. Fica, pois a lição que até mesmo em uma escassez violenta a graça de Deus revela-se de forma maravilhosa. 


_________________________

OBS: O tamanho original de cada slide é 28x19, para manter as proporções e qualidades dos slides sugerimos alterar o tamanho do seu slide no PowerPoint em “Design” e depois “Configurar página”.

Referência bibliográfica

Revista Lições Bíblicas. ELIAS E ELISEU, Um ministério de poder para toda a igreja. Lição 3 – A longa seca sobre Israel. Texto áureo. Verdade prática. Introdução. I – O porquê da seca. 1. Disciplinar a nação. 2. Revelar a divindade verdadeira. II – Os efeitos da seca. 1. Escassez e fome. 2. Endurecimento ou arrependimento. III – A provisão divina na seca. 1. Provisão pessoal. 2. Provisão coletiva. IV – As lições deixadas pela seca. 1. A majestade divina. 2. O pecado tem o seu custo. Conclusão. Editora CPAD. Rio de Janeiro – RJ. 1° Trimestre de 2013.

Comente com o Facebook:

37 comentários:

  1. A paz do Senhor !
    Que maravilha , os slides ficaram perfeitos .
    Para vossa meditação :
    " Ainda que um exército me cercasse, o meu coração não temeria; ainda que a guerra se levantasse contra mim, nisto confiaria."
    Salmos 27:3 ( A.R.C.F ) .
    Sempre orando por vós !
    Pr Milton Souza , A . Deus (Barra Mansa - R.J )

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu amigo Pr. Milton Souza, Saudações em Cristo Jesus! A Deus toda Honra e toda Glória! Agradeço a Deus pela graça dele derramada sobre minha vida para elaborar esses slides e manter esse site atualizado. Só Jesus pode recompensá-lo pelas constantes orações em nosso favor! Estou muito feliz por Jesus ter nos dado companheiros intercessores! Um forte abraço meu pastor! Barra Mansa no Rio de Janeiro já mora em nosso coração! Saudações a todos!

      Excluir
  2. amei esta liçao este sites e maravilhoso

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aline Severo, seja bem-vinda ao site! Continue participando! Deus abençoe sua vida, sua família e seu ministério! Abraços!

      Excluir
  3. Que as benção de Deus sempre estejam com você, iluminado pelo ESPIRITO SANTOS DE DEUS, para nos orientarmos com seus comentarios para o progeresso da Escola Biblica Dominical. Parabéns...
    Sou Professora da Escola Dominical, da cidade de Açailândia-Ma, procurando algo para complementar, encontrei esse site. amei, fique com Deus.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Professora de Açailândia-Ma, a Paz do Senhor! Muito obrigado pela deferência a este projeto! Obrigado pela belíssima oração em nosso favor! Que as bênçãos de Deus também estejam sobre sua vida! São professores zelosos como você que melhoram a nossa EBD a cada dia, sempre preocupados em melhorar suas aulas. Continue assim, e seu ministério continuará crescendo e o nome do Senhor nosso Deus será sempre glorificado! Um grande abraço!

      Excluir
  4. A Paz do senhor a todos, que DEUS continue abençoando a todos, com ESPIRITO SANTO e continuem postando seus comentários, pois é de muita importancia, o conteúdo tá de parabéns DEUS ABENÇOE.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amanda Késia, a Paz do Senhor! Obrigado por interceder por esse pequeno servo de Deus! Deus também continue te abençoando e te fazendo crescer a cada dia mais! Esta é a minha oração. O meu tempo para fazer comentários é bastante resumido, geralmente utilizo todo o tempo para elaborar os slides. Mas neste período de férias da faculdade posso utilizar um tempinho fazendo pequenos comentários da lição, amanhã quero publicar mais um desses comentários. Obrigado por nos motivar a continuar esse trabalho! Deus te abençoe! Um grande abraço!

      Excluir
  5. A Paz do Senhor a todos, Sou professor da escola dominical da minha Igreja e é muito importante a finalidade do Site, Gloria a DEUS e que DEUS abençoe tanto nós que comentamos como a todos os Organizadores do site.... Parabéns....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Professor Oscar Inácio, a Paz do Senhor! Parabéns por exercer um ministério brilhante e gratificante! Também acredito que os slides podem contribuir muito nesse processo de apredizagem. Obrigado pela deferência ao nosso simples, mas dedicado trabalho! Volte sempre! Deus acrescente o seu ministério neste ano de 2013! Um grande abraço!

      Excluir
  6. Respostas
    1. Marcelo, muito obrigado pela sua visita e participação! Volte sempre! Um grande abraço! Shalom!

      Excluir
  7. Simplesmente de Deus....fantástico...parabéns...Totalmente inspirado por Deus!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Edson Rogeri, Saudações em Cristo! Seja bem-vindo ao nosso amável grupo de "Pessoas que gostam deste site"! Obrigado pela sua aprovação! A Deus seja dado toda Honra e toda Glória! Ore por esse projeto para que Deus continue nos dando essa inspiração para sempre contribuirmos com a nossa querida EBD! Um grande abraço!

      Excluir
  8. Simplesmente de Deus....fantástico...parabéns...Totalmente inspirado por Deus!!!

    ResponderExcluir
  9. Gostei bastante deste site.Parabéns ao idealizador, q Deus continue lhe usando nesse ministério!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pela deferência ao nosso trabalho! Não é fácil conciliar tantas outras atividades com este projeto, mas até agora o Senhor tem nos ajudado! Continue intercedendo por nós! Volte sempre! Deus te abençoe por esta participação tão importante aqui no site! Um grande abraço!

      Excluir
  10. Muito obrigo, por esta publicações tem me ajudado em muito na nas ministrações da aulas.
    A paz do Senhor, que o nosso Deus continue voz abençoando.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Urias Marcelino, a Paz do Senhor! Como sinto-me feliz quando vejo depoimentos como o seu, a minha alegria é saber que há muitos professores utilizando esses materiais para ministrar suas aulas! Deus continue te abençoando e teu ministério continue prosperando! Um grande abraço professor!

      Excluir
  11. Que bom encontrar seu site e poder enriquecer nossas aulas, Deus continue te abençoando!!!Amo ver tanta voluntariedade entre o povo de Deus.Vou divulgar domingo este maravilhoso site.A paz te seja multiplicada!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rosângela Oliveira, Saudações em Cristo! Amo esse trabalho da escola dominical, por isso que nos dedicamos a esse projeto! Sua divulgação do nosso trabalho será muito importante! Quanto mais pessoas tiverem acesso a esse material, melhor. O nosso objetivo é melhorar as nossas aulas da EBD.
      Continue orando por nós! Seja bem-vinda! Participe sempre! Shalom!

      Excluir
  12. Parabéns pelo cuidado em preparar um subsídio tão bom para a lição 3 da nossa revista. Certamente tirei lições importantes para desenvolver com os meus alunos. Um abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Telma Lago, saudações em Cristo Jesus! Muito obrigado pelo apoio! Eu gosto muito de fazer comentários, porém o meu tempo é bem dividido com outras atividades, por isso nem sempre consigo comentar. Mas vou fazer um esforço maior para sempre comentar alguma coisa da lição. Participe sempre! Deus te abençoe! Abraços!

      Excluir
  13. aprendi muito com este comentario que o senhor lhe abençoe sempre

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amém! Participe sempre! Deus multiplique as suas grandes dádivas sobre sua vida! Abraços!

      Excluir
  14. A PAZ DO SENHOR, FOI MARAVILHOSO DESCOBRIR ESSE SITE E SABER QUE DEUS AINDA USA VASOS COM TOQUES ESPECIAIS, SABEMOS QUE A HONRA E A GLORIA É PRA DEUS MAIS DEUS TAMBÉM DIZ "DAI HONRA A QUEM TEM HONRA" QUE DEUS CONTINUE VOS ABENÇOANDO.


    PARABÉNS.!!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A Paz do Senhor! Eu estou muito feliz com a sua visita e participação! Seja bem-vindo! Deus tem nos abençoado neste projeto para EBD, lançamos este projeto a mais de um ano e louvo a Deus que tem servido como um apoio para os estudantes da EBD. Ore por esse projeto! É Deus o nosso mantenedor! Volte sempre! Um grande abraço!

      Excluir
  15. a paz do senhor amado irmão,foi muito bom descobrir este teu comentario,adorei muito,pois estou trabalhando no Forum de Comodoro Mato Grosso,estou de Plantão pois sou policial Militar,procurando alguns comentarios referente a lição deste Domingo para nos comentar,foi muito bom,foi mais um pouco de esperiência para mim passar aos alunos,Parabéns que Deus continua te abençoando e oriêntando cada dia mais,obrigado fica com Deus, que a paz do senhor continuara com o senhor,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu que agradeço a sua participação aqui no site amado professor! Transmita a nossa saudação calorosa aos seus alunos em Comodoro - Mato Grosso! Muito obrigado pelas palavras de apoio, não se esqueça de nós em suas orações! Shalom!

      Excluir
  16. Parabéns pelo cuidado em preparar um subsídio tão bom para a lição 3 da nossa revista.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado amado irmão Luiz Antonio da Silva! Reforço o nosso pedido de orações. Creio que Deus nos concederá esse privilégio de continuarmos realizando esse projeto voltado para o ensino cristão. Volte sempre! Um grande abraço!

      Excluir
  17. Gostei muito do site! Que Deus cntinue Derramando benção sobre você!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amém, obrigado! Sempre sinto-me muito feliz quando vejo comentários como o seu que aprovam esse trabalho simples, mas de um coração apaixonado pela Obra de Deus! Deus também multiplique as suas bênçãos sobre sua vida! Um grande abraço!

      Excluir
  18. AMADO MUITO BOA AULA.ESPERO QUE CONTINUES ASSIM.TEM ME AJUDADO MUITO.EU NAO SEI COMO O SENHOR CONSEGUE FAZER ESSAS FIGURAS DE ACORDO COM A LIÇAO.SAO MUITO BEM FEITAS.EU TENHO CURIOSIDADE DE SABER COMO E ONDE O SENHOR FAZ.ES UM INSTRUMENTO DE BENÇAO NA MAO DE DEUS!!!.
    TEMOS,1 SITE DESTINADO A CULTURA GERAL e um outro site destinado a assuntos teológicos. Temos 2 sites e 1 blog!!!!!!!!!.ACESSEM,DIGITE PROF.MARCIO DE MEDEIROS no GOOGLE.SE PUDER COLOQUE OS MEUS SITES COMO PARCEIRO SEU.SHALOM.
    http://profmarciodemedeiros.blogspot.com/
    https://sites.google.com/site/profmarciodemedeiros/
    http://www.prof-marcio-de-medeiros.webnode.com/seminario-setef/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Professor Márcio Medeiros, saudações em Cristo! Este trabalho não é fácil quando se imagina e fica mais difícil quando se dispõe a fazer. Esse é um grande desafio, achar as imagens e ajustar de acordo com o tema da lição. Até aqui tem nos ajudado o Senhor! Graças a Deus! Mas já teve muitas vezes que demoro dias para conseguir concluir um slide, sem falar que são em média 20 slides por semana. Por isso sempre pesso aos amados irmãos que sempre lembrem-se de nós em suas orações.
      Obrigado pelo seu apoio! Deus continue o abençoando nesses projetos! Um grande abraço!

      Excluir
    2. Jaime Pereira- Lauro de Freitas - Ba. É maravilhoso vermos pessoas, professores, doutores e demais servos de Deus que realmente servem ao Senhor. O poderoso DEUS os abençoe e todos seus projetos sejam enaltecidos em Cristo Jesus.

      Excluir
  19. Caro Ismael, conheci seu site há alguns dias e já o acesso todos os dias, sou um professor e adoro trabalhos diferentes que chamam a atenção e este seu é especial, Deus o recompense por tudo!!!

    ResponderExcluir

Obrigado pela sua participação! Volte sempre!