Total de visualizações de página

PESSOAS QUE GOSTAM DESTE SITE

23 dezembro 2012

LIÇÃO 13 – MALAQUIAS – A SACRALIDADE DA FAMÍLIA / III - DEUS ODEIA O DIVÓRCIO / CONCLUSÃO



1. O relacionamento conjugal (2.11-13). Malaquias é o único livro da Bíblia que descreve o efeito devastador do divórcio na família, na Igreja e na sociedade. As lágrimas, os choros e os gemidos descritos aqui são das esposas judias repudiadas. Elas eram santas e piedosas, mas foram injustiçadas ao serem substituídas por mulheres idólatras e profanas. As israelitas não tinham a quem recorrer. Nada podiam fazer senão derramar a alma diante de Deus. Por essa razão, o Eterno não mais aceitou as ofertas de Judá (2.13). Isso vale para os nossos dias. Deus não ouve a oração daqueles que tratam injustamente o seu cônjuge (1 Pe 3.7). O marido deve amar a sua esposa como Cristo ama a Igreja (Ef 5.25-29).

2. O compromisso do casamento. Os votos solenes de fidelidade mútua entre os noivos numa cerimônia de casamento não são um acordo transitório com data de validade, mas “um contrato jurídico de união espiritual” (Myer Pearlman). O próprio Deus coloca-se como testemunha desse contrato. Por isso, a ruptura de um casamento é deslealdade e traição (2.14). A reação divina contra tal perfídia é contundente.

3. A vontade de Deus. A construção gramatical hebraica do versículo 15 é difícil. Mas muitos entendem o seu significado como defesa da monogamia. Deus criou apenas uma só mulher para Adão, tendo em vista a formação de uma descendência piedosa (2.15). A poligamia e o divórcio são obstáculos aos propósitos divinos. É uma desgraça para a família! Por isso, o Altíssimo aborrece e odeia o divórcio (2.16). Ele ordena que “ninguém seja desleal para com a mulher da sua mocidade” (2.15). 


Conclusão. A sacralidade do relacionamento familiar deve ser levada em consideração por todos os cristãos. Todos devem levar isso a sério, pois o casamento é de origem divina e indissolúvel, devendo, portanto, ser honrado e venerado.



_________________________

OBS: O tamanho original de cada slide é 28x19, para manter as proporções e qualidades dos slides sugerimos alterar o tamanho do seu slide no PowerPoint em “Design” e depois “Configurar página”.

Referência bibliográfica

Revista Lições Bíblicas. OS DOZES PROFETAS MENORES, Advertências e Consolações para a Santificação da Igreja de Cristo. Lição 13 – Malaquias – A sacralidade da família. III Deus odeia o divórcio. 1. O relacionamento conjugal (2.11-13). 2. O compromisso do casamento. 3. A vontade de Deus. Conclusão. Editora CPAD. Rio de Janeiro – RJ. 4° Trimestre de 2012.

Comente com o Facebook:

6 comentários:

  1. Feliz Natal! E muito boas festas! Tendo sempre em primeiro lugar no seu coração o Nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo! "Porque um menino nos nasceu, um filho se nos deu, e o principado está sobre os seus ombros, e se chamará o seu nome: Maravilhoso, Conselheiro, Deus Forte, Pai da Eternidade, Príncipe da Paz.
    Isaías 9:6"

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pastor Julio Cesar Martins, saudações em Cristo! O meu desejo é que esteja anotado na agenda de Deus grandes bênçãos sobre sua família em 2013! Sabedores de que a porta que Deus abre o homem não fecha, nos alegremos em saber que o propósito de Deus é nos abençoar! Um grande abraço para o senhor , sua família e toda a Igreja do Senhor Jesus em Brasília!

      Excluir
  2. A toda equipe deste blog um feliz natal e boas festas !
    Estou sempre intercedendo por vós !
    Obrigado por estes slides maravilhosos .
    Que a benção do Sl 4.7,8 possa ser derramada sobre vós !
    Vocês contribuíram para que a E.B.D deste ano fosse muito bem demonstrada em visuais maravilhosos .
    Sempre orando por vós !
    Pr Milton Souza ( A.Deus , Barra Mansa R.J )

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu amigo, pastor Milton Souza, que felicidade todas as vezes que o senhor posta um comentário aqui no site! Estou certo que Deus nos cercou de grandes intercessores e sei que posso contar com suas orações! Deus acrescente mais ainda o seu ministério! Feliz 2013! Que Jesus continue sendo o centro de sua vida e ministério! Um grande abraço!

      Excluir
  3. A paz de Cristo!!!
    Ficou muito bom o novo visual do site e esse slide da lição 13, está ótimo como sempre, meu parabéns, tudo de bom e até a próxima semana, que Deus continue te abençoando!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Francinaldo, muito obrigado pela sua aprovação no visual do site! Ainda estou estudando e trabalhando para fazer outras mudanças, espero que todos gostem. Queremos fazer melhor esse trabalho em 2013. Continue nos ajudando em oração! Em breve publicaremos a primeira lição. Excelentes festas! Com certeza já está reservado por Deus grandes bênçãos sobre sua vida! Grandes livramentos! Um grande abraço meu amigo!

      Excluir

Obrigado pela sua participação! Volte sempre!