Total de visualizações de página

PESSOAS QUE GOSTAM DESTE SITE

10 dezembro 2012

LIÇÃO 11 – AGEU – O COMPROMISSO DO POVO DA ALIANÇA / III - A EXORTAÇÃO DIVINA / CONCLUSÃO



1. Crise econômica. O profeta fala sobre o trabalhar, o comer, o beber e o vestir como necessidades básicas, pois garantem a dignidade do ser humano. Mas temos aqui um quadro deplorável da economia do país. A abundante semeadura produzia muito pouco. A quantidade de víveres não era suficiente para saciar a fome de todos. A bebida era escassa, a roupa de baixa qualidade e o salário não tinha a bênção de Deus (v.6). Tudo isso “por causa da minha casa, que está deserta, e cada um de vós corre à sua própria casa” (v.9). Era o castigo pela desobediência (Dt 28.38-40). Era o resultado da ingratidão do povo. Por isso, o profeta convida a todos a refletir (v.7).

2. A solução. Nem tudo estava perdido! Deus enviou Ageu para apresentar uma saída ao povo. O Profeta deveria levar adiante o compromisso assumido com Deus: subir ao monte, cortar madeira e construir a Casa de Deus. Fazendo isso, o Senhor se agradaria de Israel e o nome do Eterno seria glorificado (v.8). Não era comum o povo e as autoridades acatarem a mensagem dos profetas naqueles tempos. Oseias e Jeremias são exemplos clássicos disso, mas aqui foi diferente. O Espírito Santo atuou de maneira tão maravilhosa, que ocorreu um verdadeiro avivamento e a construção do Templo prosseguiu sob a liderança de Zorobabel e do sumo sacerdote Josué (v.14).

3. O Segundo Templo. Enquanto isso, na Pérsia, o novo rei Dario Histaspes pôs fim ao embargo. Ele colheu ofertas para a construção e deu ordens para não faltar nada durante o andamento da obra. Ele ainda pediu oração ao povo de Deus em seu favor (Ed 6.7-10). Finalmente, o Templo foi inaugurado em 516 a.C, “no sexto ano de Dario” (Ed 6.15). Esse é o segundo e o último Templo de Jerusalém na história dos judeus. E assim, a presença de Deus no Templo fez da glória da segunda Casa maior que a da primeira (2.9).


Conclusão. A lição de Ageu tem muito a ensinar-nos. Não devemos encarar a nossa responsabilidade e compromisso como fardos pesados, mas recebê-los como algo sublime. É honra e privilégio fazer parte do projeto e do plano divinos, mesmo em situação adversa (At 5.41). Assim, somos encorajados por Jesus a atuar na seara do Mestre a fim de que a nossa luz brilhe diante dos homens e Deus seja glorificado (Mt 5.16).


_________________________

OBS: O tamanho original de cada slide é 28x19, para manter as proporções e qualidades dos slides sugerimos alterar o tamanho do seu slide no PowerPoint em “Design” e depois “Configurar página”.

Referência bibliográfica

Revista Lições Bíblicas. OS DOZES PROFETAS MENORES, Advertências e Consolações para a Santificação da Igreja de Cristo. Lição 11 – Ageu – O compromisso do povo da aliança. III A exortação divina. 1 Crise econômica. 2. A solução. 3. O segundo Templo. Conclusão. Editora CPAD. Rio de Janeiro – RJ. 4° Trimestre de 2012.

Comente com o Facebook:

6 comentários:

  1. A Paz e a Graça de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo, seja com todos! Antes da conclusão do real compromisso; e em referência ao compromisso do povo em sua aliança com Deus, é também importante observar o descrito no texto de Deuteronômio 30:1-10. Deus jamais quebrou a Sua aliança com Seu povo o povo é que vive em extrema desordem e descumprimento da relação com Deus...

    ResponderExcluir
  2. Irmão Ismael que o nosso Deus, continue abençoando e multiplicando as suas bençãos e toda a obra das suas mãos...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pastor Julio Cesar Martins, a Paz e a Graça de nosso Senhor Jesus Cristo. Muito obrigado pela sua oração! Espero sempre contar com as vossas intercessões! Continue participando, seus comentários são muito importantes! Um grande abraço! Saudações aos amados irmãos em Brasília-DF!

      Excluir
  3. Obrigada mais uma vez... Jesus te abençoe grandemente pelo seu trabalho, por postar este conteúdo tão maravilhoso.... com estas imagens apropriadas... tem sido uma benção para a nossa EBD.. e copio e passo... Isto significa que o seu trabalho estar se proliferando como uma sementeira... Fazer este trabalho envolve pesquisa, esforço, concentração, suor, oração e muito estudo... Jesus continue aumentando sua capacidade nas coisas espirituais.... e lhe recompensando naquilo que deseja o teu coração...

    Fraternalmente,
    E até a outra aula, porque segunda feira eu já entro aqui procurando... kkkkkkk

    Maria Valda

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Professora Maria Valda, saudações em Cristo! É sempre muito bom acessar o site e ver sua participação! Muito alegra o meu coração em saber que esse trabalho não está sendo em vão! Deus tem nos dado muita graça para fazer esse trabalho! Há semanas que acho que não vou conseguir, devido a outras obrigações particulares, mas graças a Deus que desde que postamos a primeira lição, até agora temos seguido cada lição com os slides! Você disse tudo quanto ao preço que pagamos para manter esse projeto. Sei que parece fácil olhar para os slides depois de prontos, mas na verdade não é, cada aula é acompanhada por várias horas sentado a frente do computador, pesquisando e ajustando as imagens, em média 3 dias para cada lição. Tenho muita preocupação quanto à qualidade das imagens, por isso me dedico muito a pesquisas para oferecer o melhor ao nosso Deus.
      As orações dos amados são muito importantes e nos ajudam muito, por isso, não se esqueça de orar por esse projeto. Um grande abraço! Shalom!

      Excluir
  4. A paz seja contigo,mais uma semana se vai e outra vem chegar.
    Pr. Ismael, muito obrigado por mais uma vez nos enriquecer nossas aulas.
    Que Deus continue te abençoando!!!

    ResponderExcluir

Obrigado pela sua participação! Volte sempre!