Total de visualizações de página

PESSOAS QUE GOSTAM DESTE SITE

18 novembro 2012

LIÇÃO 8 – NAUM – O LIMITE DA TOLERÂNCIA DIVINA / II - TOLERÂNCIA E VINDICAÇÃO / III - O CASTIGO DOS INIMIGOS / CONCLUSÃO




1. Vingança (v.2). A mensagem de Naum é o juízo divino sobre Nínive. Aqui, sobressaem os atributos divinos pertinentes ao tema. O verbo hebraico naqam, “vingar-se, tomar vingança”, aparece três vezes só neste versículo e precisa ser devidamente compreendido. Vingança é o castigo imposto por dano ou ofensa; diz respeito a infratores contumazes da lei divina. Visto que a vingança pertence a Deus (Sl 94.1), contra eles está o justo “Juiz de toda a terra” (Gn 18.25).

2. Longanimidade. Deus é compassivo e “tardio em irar-se” (v.3a), pois a longanimidade divina espera o arrependimento do pecador (Rm 2.4-6). Todavia, isso não é sinônimo de impunidade, pois a justiça do Eterno não permite tomar o culpado por inocente. Uma vez que Nínive persistiu em sua maldade e a Assíria construiu o seu império pela violência e desrespeito aos direitos humanos, massacrando muitos povos, dentre eles o de Judá e o de Israel, agora essas mesmas nações se alegrarão com a queda e a humilhação da cidade maléfica (3.5-7).

3. O poder de Deus. As descrições poéticas dos atributos divinos estão ligadas ao poder e a majestade de Deus (1.3-8). O profeta declara que o Senhor “tem o seu caminho na tormenta e na tempestade” (v.3). Em linguagem metafórica, o poder, a grandeza e a majestade do Senhor são descritos através da força da natureza. Essas descrições mostram que a espera do Eterno em punir os ninivitas não se deu por falta de poder, mas por causa de sua longanimidade.





1. Quem são os “inimigos”? Os assírios eram os “inimigos” e a expressão “peso de Nínive” (v.1) — referindo-se à capital da Assíria — o confirma. A ausência da indicação desse povo (vv. 9-14) também ensina as nações, ao longo da história, que sentenças similares às da Assíria são aplicáveis a qualquer povo que se levantar contra Deus. Por essa razão a queda dos assírios foi definitiva (v.9).

2. O estilo de Naum. O livro do profeta Naum é rico em metáforas. O exército assírio é comparado a um emaranhado de espinhos e aos bêbados embriagados com vinho (v.10), significando que Deus enfraqueceu o poder de Nínive e que os ninivitas são uma “presa fácil”. Por esse mesmo motivo, Nabopolassar, rei de Babilônia e pai do rei Nabucodonosor, entrou na cidade em 612 a.C. sem resistência alguma dos assírios.

3. Reminiscências históricas? Alguns expositores bíblicos pensam que o “conselheiro de Belial” (vv.11,12) é uma referência a Senaqueribe (2 Rs 18.13). É verossímil que o versículo 14 pareça aplicar-se a ele (2 Rs 18.36,37), pois a reminiscência histórica é comum em muitas mensagens proféticas. Entretanto, não é o que parece aqui, pois provavelmente a expressão “mais ninguém do teu nome seja semeado” (v.14), aluda à falta de herdeiro no trono, denotando o fim do império. Tal sentença indica o caráter definitivo do castigo divino.

4. A consolação de Judá. Assim como a profecia de Obadias era contra Edom, mas a mensagem era para Judá, semelhantemente ocorre aqui, conforme a declaração profética: “serão exterminados, e ele passará; eu te afligi, mas não te afligirei mais” (v.12). Essa abrupta mudança da terceira para a segunda pessoa indica a mensagem de esperança para Judá. O castigo de Judá é corretivo. O povo ainda achará o favor divino (v.13). Mas o juízo dos assírios é final, por haverem eles rejeitado a misericórdia que o Deus de Israel, gratuitamente, lhes havia oferecido através de Jonas.


Conclusão. Assim como o juízo divino puniu a capital da perversa Assíria, assim também acontecerá no dia da ira de Deus, quando Ele punirá a todos, indivíduos e nações, que, rejeitando a sua misericordiosa graça, perseveraram na prática do mal.

Nesse dia, todos prestarão contas de seus atos diante dEle. É o que adverte o próprio Senhor através de seus profetas. Contudo, a porta da graça está aberta, oferecendo gratuitamente, a toda as nações, ampla oportunidade de arrependimento e salvação através de Jesus Cristo (2 Pe 3.9).





_________________________

OBS: O tamanho original de cada slide é 28x19, para manter as proporções e qualidades dos slides sugerimos alterar o tamanho do seu slide no PowerPoint em “Design” e depois “Configurar página”.

Referência bibliográfica

Revista Lições Bíblicas. OS DOZES PROFETAS MENORES, Advertências e Consolações para a Santificação da Igreja de Cristo. Lição 08 – Naum – O limite da tolerância divina. II Tolerância e vindicação. 1. Vingança (v.2). 2. Longanimidade. 3. O poder de Deus. III O castigo dos inimigos. 1. Quem são os inimigos? 2. O estilo de Naum3. Reminiscências históricas? 4. A consolação de Judá. Conclusão. Editora CPAD. Rio de Janeiro – RJ. 4° Trimestre de 2012.

Comente com o Facebook:

8 comentários:

  1. Só tenho a te gradecer, por mais uma semana, ficou ótimo o slide da lição 07, e acabei de ver o slide da lição 08, que também ficou excelente, que Deus continue te abençoando e tenha uma boa semana.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Francinaldo, agradeço a Deus pela sua vida! Sua participação muito nos alegra! Não precisa nos agradecer, mas, se puder, lembre-se de nós em suas orações! Sua aprovação é muito importante! Assim sabemos que esse trabalho está de fácil leitura e interpretação pelos amados irmãos professores e alunos. Participe sempre meu amigo! Um forte abraço! Shalom!

      Excluir
  2. parabens ismael. os slides ficaram 10. vc e bom de photoshop ne kk colocou ate o s reflexos dos raios e meteoro na agua. os meus alunos ficam ficurados nas imagens.elas os ajudam a compreender o assunto .obrigado q deus continue abençoando vc sua familia e ministério tu es uma bença nas nossa vidas kk paz .jpaulo santo andre sp

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. J.Paulo, a Paz do Senhor amado professor! Sua visita aqui é sempre muito agradável! Obrigado pela deferência ao nosso simples trabalho! A aprovação dos slides pelos seus alunos muito nos alegra! Transmita minha saudação fervorosa a todos eles! Continue sempre participando amado! Deus continue acrescentando o seu ministério! Abraços!

      Excluir
  3. Tudo o que te vier á mão para fazer, faze-o conforme as tuas forças.

    ResponderExcluir
  4. Parabéns irmão Ismael, seu trabalho tem sido uma benção na minha vida e na dos meu alunos, pois tenho usado seu material como complemento das nossas aulas. Que Deus continue te capacitando e sendo instrumento para a obra Dele. Abraço, paz!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gisele Isaquiel, a Paz do Senhor! Muito obrigado por essa oração em nosso favor! A Deus seja toda honra e toda a glória! Estou muito feliz com o seu depoimento sobre a satisfação de seus alunos com esse material! Continue intercedendo por nós! Saúdo com muita alegria e fervor no espírito a todos os seus alunos! Que Deus te faça prosperar abundantemente no ministério do ensino! Um grande abraço! Shalom!

      Excluir
  5. A paz de Cristo!
    Pr. Ismael, muito obrigado por mais uma semana, um slide melhor que outro, que Deus continue abençoando seu ministério, sua família.
    que Deus realize seus projetos.
    fique com Deus e até a próxima

    ResponderExcluir

Obrigado pela sua participação! Volte sempre!