Total de visualizações de página

PESSOAS QUE GOSTAM DESTE SITE

02 setembro 2012

LIÇÃO 11 – INVEJA, UM GRAVE PECADO / I - A INVEJA NO PRINCÍPIO DO MUNDO


1. Inveja, um sentimento maléfico. Inveja é o mesmo que cobiça; um sentimento de desgosto ocasionado pela felicidade do outro. Invejar é cobiçar e desejar o que a outra pessoa tem. Tal sentimento nasceu da frustrada tentativa de Satanás em apoderar-se dos atributos divinos (Is 14.12-20). Lúcifer invejou o Senhor; queria ser maior que o Todo-Poderoso.

No Jardim do Éden, a serpente despertou algo parecido em Eva, levando-a ao desejo de ser como Deus (Gn 3.1-5). Esse sentimento ainda motivou o primeiro homicídio da história (Gn 4.5). Por isso, a manifestação da inveja entre os servos de Deus é condenável por sua Palavra (Gl 5.26).

2. Maldade, uma ação maligna. A pessoa que pratica a maldade é naturalmente perversa e está sempre pronta a prejudicar e a ofender ao próximo. O Senhor abomina os iníquos de coração e os que tem prazer em praticar o mal (Pv 11.20). Os filhos do profeta Eli faziam o que era mau diante de Deus, e tiveram por sentença a morte (1 Sm 2.34; 4.11). Todo aquele que busca ferir ao seu semelhante, física ou moralmente, age de forma dissimulada, hipócrita e ímpia (Pv 6.16-19). O tal não ficará impune.

3. A inveja leva à maldade. Quem se deixa contaminar pela inveja, vive angustiado e planejando o mal de seu próximo. Aliás, a maldade é precedida pela inveja. As Sagradas Escrituras dão exemplos reais desse duplo pecado. Em Gênesis, encontramos a história de Caim que, consumido pela inveja, assassinou o seu irmão, Abel. Tempos depois, os irmãos de José, movidos pela inveja, vendem-no como escravo para o Egito. Nos Evangelhos, deparamo-nos com os sacerdotes que, por inveja do Senhor Jesus, tramaram a sua prisão e morte (Mt 27.18).


  _________________________

OBS: O tamanho original de cada slide é 28x19, para manter as proporções e qualidades dos slides sugerimos alterar o tamanho do seu slide no PowerPoint em “Design” e depois “Configurar página”.

Referência bibliográfica
Revista Lições Bíblicas. VENCENDO AS AFLIÇÕES DA VIDA, Muitas são as aflições do justo, mas o Senhor o livra de todas. Lição 11 – Inveja, um grave pecado. I A inveja no princípio do mundo. 1. Inveja um sentimento maléfico. 2. Maldade, uma ação maligna. 3. A inveja leva à maldade. Editora CPAD. Rio de Janeiro – RJ. 3° Trimestre de 2012.

Comente com o Facebook:

3 comentários:

  1. Respostas
    1. e como faço pra lidar com o ivejasoo tem coisa Q só por Deus..

      Excluir
    2. Elenilda, a Paz do Senhor. Seja bem-vinda ao site! Realmente, esse mal chamado inveja é difícil de se combater, até porque é difícil identificar em algumas pessoas que se deixam levar por esse sentimento maléfico. Mas Deus pode nos guardar. "Nenhum mal te sucederá, nem praga alguma chegará à tua tenda." (Salmos 91:10)O Senhor pode nos guardar de TODO O MAL, veja o início do versículo "Nenhum mal..." Esse é o nosso Deus. Um grande abraço!

      Excluir

Obrigado pela sua participação! Volte sempre!