Total de visualizações de página

PESSOAS QUE GOSTAM DESTE SITE

11 maio 2012

LIÇÃO 7 - SARDES, A IGREJA MORTA / III- A DOENÇA E A MORTE DE UMA IGREJA / CONCLUSÃO

[1]        “Aos olhos das demais igrejas, Sardes exibia-se bela e viva. Mas aos olhos de Cristo, não passava de um defunto bem produzido. Aliás, sua certidão de óbito já estava lavrada com a explicitação da causa mortis.

            1. Perda de memória. “A primeira doença a atingir a igreja em Sardes foi a perda de sua memória espiritual. Embora vivesse do passado, já não conseguia lembrar-se do que recebera de Deus. A exortação do Senhor é urgente: “Lembra-te, pois, do que tens recebido e ouvido, e guarda-o, e arrepende-te” (Ap 3.3).

A situação de Sardes era mais grave do que a de Éfeso. Esta igreja ainda podia lembrar-se do primeiro amor e voltar ao local onde caíra. Mas aquela, posto já esta morta, carecia de uma ressurreição; um grande e poderoso reavivamento. O Senhor Jesus, porém, tanto nos restaura a memória espiritual, como nos faz ressurgir dentre os mortos (Ef 5.14).”

[1]        2. Desleixo. “Esta foi a segunda doença de Sardes: desleixo. Embora não sejamos perfeitos, nossas obras têm de primar pela excelência. A igreja em Sardes, todavia, desprezando o padrão divino, fizera-se tão relapsa, que o Senhor já não a suportava: “Não achei as tuas obras perfeitas diante de Deus” (Ap 3.2).

No âmbito do Reino de Deus, a perfeição é o padrão mínimo aceitável, conforme recomenda o apóstolo: “se é ministério, seja em ministrar; se é ensinar haja dedicação ao ensino; ou o que exorta, use esse dom em exortar; o que reparte, faça-o com liberdade; o que exercita misericórdia, com alegria” (Rm 12.7.8). A perfeição na Igreja de Cristo só é possível se amarmos o Cristo da Igreja. 

De que forma tratamos a Obra de Deus? Lembremo-nos da advertência de Jeremias: “Maldito aquele que fizer a obra do Senhor fraudulentamente”.”


[1]        3. Descanso para com o remanescente fiel. “No necrotério de Sardes, havia alguns crentes que ainda respiravam. E o Senhor estava preocupado com eles: “Sê vigilantes e confirma o restante que estava para morrer, porque não achei as tuas obras perfeitas diante de Deus” (Ap 3.2). Jesus queria preservar a vida daqueles poucos homens e mulheres que não haviam contraído as moléstias deste século: orgulho, rebelião, adultério, fornicação, heresias, roubo, cobiça, calunias.

É hora de confirmar os que ainda respiram. Confirmemo-los através da Palavra de Deus, da oração, da comunhão dos santos e do serviço evangelístico e missionário. Quanto aos que já morreram, que ouçam a voz de nosso Senhor Jesus Cristo: “Desperta, ó tu que dormes, e levanta –te dentre os mortos, e Cristo te esclarecerá” (Ef 5.14).” 


[1]        CONCLUSÃO. Se o anjo da igreja em Sardes não cumprisse os seus deveres, teria o nome riscado do livro da vida: “O que vencer será vestido de vestes brancas, e de maneira nenhuma riscarei o seu nome do livro da vida; e confessarei o seu nome diante de meu Pai e diante de seus anjos” (Ap 3.5). Sabe o que isso significa? Separação eterna de Deus. Sim, desempenhar o ministério cristão de forma relapsa e profana pode levar o obreiro a comprometer a própria salvação. Muito cuidado!

          Finalmente, irmãos, a igreja de Cristo é lugar de vivos. Nosso Deus não é Deus de mortos (Mc 12.27).”


[1]        Revista Lições Bíblicas. AS SETE CARTAS DO APOCALIPSE, a mensagem final de Cristo à Igreja. Lição 7 – Sades, a Igreja morta. III A doença e a morte de uma igreja. 1. Perda de memória. 2. Desleixo. 3. Descanso para com o remanescente fiel. Conclusão. Editora CPAD. Rio de Janeiro – RJ. 2° Trimestre de 2012.

Comente com o Facebook:

3 comentários:

  1. A paz do senhor !
    Cumpra-se em vossa vida Pv 22.29 , é a minha oração por vós !
    Sempre orando por vós !
    Pr Milton Souza Barra Mansa ( R.J ) .

    ResponderExcluir
  2. Carissimo PB,me encantei com sua aula...essas fotos dessas ruinas muito interessante!esta cidasde,ou vilarejo ,me parece,fica perto?faz parte dessas ruinas q outrora era uma linda cidade e isto?Observei,muitos templos,em ruinas ate escritos numa porta de uma antiga igreja me parece!Proveitosa,esta aula..conheço umas crianças que vao adorar ...Parabens PB!
    Abraços fraternos!!

    ResponderExcluir
  3. Essa revista ta sendo muito benção pra todos q estão estudando pq tem exortação, alerta, benção, misericórdia e profecia...
    Q possamos aproveitar o máximo e aprender o q o Espírito está nos dizendo...
    Deus vos abençoe

    ResponderExcluir

Obrigado pela sua participação! Volte sempre!