Total de visualizações de página

PESSOAS QUE GOSTAM DESTE SITE

25 abril 2012

LIÇÃO 5 – PÉRGAMO, A IGREJA CASADA COM O MUNDO / I – PÉRGAMO, O TRONO DE SATANÁS


[1]        “1. Pérgamo, a cidade dos livros e da ignorância espiritual. Situada às margens do Caíco e distante trinta quilômetros do Mar Egeu, Pérgamo era a mais importante metrópole da Mísia. Cidade antiga e rica, fizera-se afamada por sua biblioteca, cujo acervo chegou a ser estimado em duzentos mil volumes. De tal forma ela se achava ligada aos livros, que o seu nome tornou-se sinônimo destes: pergaminho. Seus operários sabiam como industriar a pele animal como suporte à escrita.
Como uma cidade tão rica em livros podia ser tão pobre quanto ao conhecimento do verdadeiro Deus? Faltava-lhe a sabedoria do Livro dos livros (Pv 1.7).”

_________________________ 

SUBSÍDIO 

Uma das coisas que os amantes da História têm em comum é a sua fascinação pelas bibliotecas, autênticos templos do saber humano, onde muitas vezes se partilha o conhecimento, e noutros casos, simplesmente ele é armazenado. A Biblioteca de Pérgamo teve uma história tão apaixonante como a da cidade que a acolheu. A sua rivalidade com a de Alexandria propiciou uma invenção fascinante, o pergaminho, e teve de acabar da pior forma.

A Biblioteca de Pérgamo

A biblioteca de Pérgamo foi uma das mais célebres da Antiguidade, competindo em importância com a de Alexandría. Da mesma forma que outras dinastias do período helenístico, os reis de Pérgamo foram grandes protectores da cultura e da arte.

PARA ACESSAR O SUBSÍDIO COMPLETO CLIQUE AQUI

[1]        “2. A Igreja em Pérgamo.  Pérgamo, em grego, significa casado. É  bem provável que a Igreja de Cristo haja sido implantada em Pégamo quando da estadia de Paulo em Éfeso (At 20.31). Apesar de a cidade ser a guardiã do trono do próprio demônio, o Reino de Deus prevaleceu em seus termos. Se o trono era do Diabo, o cetro estava nas mãos de Cristo (Is 9.6).”

PARA ACESSAR AS 90 FOTOS DA CIDADE E RUÍNAS DE PÉRGAMO CLIQUE AQUI


[1]        Revista Lições Bíblicas. AS SETE CARTAS DO APOCALIPSE, a mensagem final de Cristo à Igreja. Lição 5 – Pérgamo, a igreja casada com o mundo. I – Pérgamo, o trono de Satanás. 1. Pérgamo, a cidade dos livros e da ignorância espiritual. 2. A igreja em Pérgamo. Editora CPAD. Rio de Janeiro – RJ. 2° Trimestre de 2012.

Comente com o Facebook:

Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela sua participação! Volte sempre!