Total de visualizações de página

PESSOAS QUE GOSTAM DESTE SITE

12 fevereiro 2012

LIÇÃO 08 - O PERIGO DE QUERER BARGANHAR COM DEUS / TEXTO ÁUREO / VERDADE PRÁTICA / INTRODUÇÃO


[1] “1. O perigo de se ter um Deus imanente, mas não transcendente. Embora, Deus seja o grande Criador, intervém na sua criação e se relaciona com ela (imanência) (2 Co 6.16). Não estamos entregues a própria sorte. O Senhor tem prazer em nos abençoar. Entretanto, não podemos nos esquecer que Ele é soberano e está acima de toda a criação (transcendência). Podemos vê-lo nas coisas criadas (Sl 19.1), mas isso não significa que tudo é Deus, porque Ele é distinto de sua criação (transcendência).
Ao priorizar a relação de Deus com a criação, a Teologia da Prosperidade ignora propositalmente a soberania e a vontade divina. O Todo-Poderoso acaba por tornar-se uma simples marionete nas mãos do ser humano. Nessa concepção, o papel de Deus assemelha-se ao de um garçom que existe apenas para servir e satisfazer as exigências dos seus clientes.”


__________________________


AnônimoFeb 16, 2012 05:19 PM
Descobri este site por acaso mas foi muito bom esta sendo de grande valia para me ajudar nas aulas , só gostaria se o senhor puder me explica-se melhor a respeito de transcendência e imanência.
Agradeço desde já que Deus continue lhe abençoando e ao seu ministerio

__________________________ 

Atendendo ao pedido do nosso amado professor, estou publicando esse comentário.

É bom sempre estudar cada tópico da lição fazendo referência ao título da lição para não perder o foco e para compreender melhor todo o conteúdo da lição, pois cada tópico da lição está diretamente relacionado com o seu tema central. Embora o tópico III desta lição seja quase idêntico ao título da lição 08, com exceção apenas do verbo no infinitivo “querer”, temos que fazer essa referência. Então vamos estudar o perigo de querer barganhar com Deus, e um dos perigos é ter um Deus imanente e não transcendente. 

Deus é imanente ou transcendente? O nosso Deus é tanto imanente como transcendente.  Imanente, porque ELE se relaciona com o nosso mundo físico. Transcendente, porque ELE está muito acima dos limites do mundo físico que vivemos. Mas, o que isso tem haver com a Teologia da Barganha? Como isso é usado pelos defensores da Teologia da Prosperidade? Onde está o perigo em acreditar em um Deus imanente? O perigo está em focalizar apenas um dos dois conceitos. Faço referência aqui ao subsídio do professor Francisco A. Barbosa do site (http://auxilioebd.blogspot.com/) “Esses dois conceitos não são contraditórios, mas complementares, desde que não haja desproporcionalidade no enfoque em um dos dois, com o risco de trazer ruína à vida cristã. Uma ênfase exagerada na transcendência expulsa Deus de nossa realidade e uma ênfase exagerada na imanência ignora o poder de Deus, igualando-o à criatura.


Como já foi muito bem enfatizado pelo nosso comentarista da lição o Pr. José Gonçalves, o enfoque apenas no Deus imanente, leva os teólogos da prosperidade a ver Deus como uma marionete nas mãos do ser humano, como se Deus fosse um garçom que existe apenas para servir e satisfazer as nossas exigências. Porém, quando vemos Deus da forma correta, como imanente e também transcendente, essa visão dos barganhadores desaparece, perde a sua fundamentação, pois vemos que Deus é soberano, nunca foi, não é, e nunca será refém dos nossos desejos.


E esta é a confiança que temos nEle, que, se pedirmos alguma coisa, segundo a sua vontade, Ele nos ouve.” (1 Jo 5.14). Neste versículo estão presente os conceitos de Deus imanente e transcendente. A primeira parte do versículo mostra que Deus se relaciona com o homem “E esta é a confiança que temos nEle, que, se pedirmos alguma coisa [...] Ele nos ouve”. Na segunda parte vemos um Deus transcendente, soberano, e que não é obrigado a realizar os nossos pedidos “segundo a sua vontade”.


Não devemos obedecer a Deus com a intenção de receber, conquistar, desfrutar todas as bênçãos prometidas em sua Palavra, isso seria barganhar, eu obedeço e tenho direito de exigir ou determinar as bênçãos sobre a minha vida. Devemos obedecê-Lo por amor, “Amarás, pois, ao SENHOR teu Deus, e guardarás as suas ordenanças, e os seus estatutos, e os seus juízos, e os seus mandamentos, todos os dias” (Dt 11:1). “Aquele que tem os meus mandamentos e os guarda esse é o que me ama; e aquele que me ama será amado de meu Pai, e eu o amarei, e me manifestarei a ele” (Jo 14:21).


Espero ter contribuído para melhor entendimento deste subtítulo da lição.
 

Um grande abraço fraterno!
Pb. Ismael Pereira de Oliveira
 

 [1] “2. O perigo de se transformar o sujeito em objeto. A teologia da barganha transforma o acessório em objetivo. Transforma gente em mercadoria e a fé em um grande negócio! Observa-se hoje que muitos pregadores midiáticos mantêm seus ministérios não para a glória de Deus, mas para atenderem a uma demanda do mercado religioso. É evangelho que procura satisfazer vontades e não necessidades. O culto que à luz da Bíblia, deve estar em torno de Deus, passa a ser tão somente um momento de autossatisfação. Isto quer dizer que os bens materiais passam a ser a razão de viver das pessoas. É a adoração à criatura em vez de ao Criador ( Rm 1.24,25).”

 [1] “3. O perigo da espiritualidade fundamentada em técnicas e não em relacionamentos. A pratica da barganha transforma o relacionamento com Deus em algo meramente técnico e interesseiro. Para que gastar horas buscando a Deus em oração se é possível encurtar o caminho através de “fórmulas de fé” que tem o poder de colocar Deus na parede? A fé é reduzida a uma fórmula e Deus é um bem de consumo! O relacionamento com o Eterno deixa de existir e é substituído por um jogo de interesses onde se objetiva unicamente a aquisição de vantagens materiais e muitas vezes iníquas. Tal ensino faz da vida cristã algo superficial e vergonhoso. Aquilo que Paulo ensinou sobre a piedade (1 Tm 4.7) perde completamente sua razão de ser, pois as posições invertem-se e Deus passa a ser, inconscientemente, na cabeça de algumas pessoas, algo que pode ser controlado ao seu bel-prazer.”


 [1] “Conclusão. Não podemos cair na tentação de barganhar com Deus. Isto por uma razão bastante simples: nada temos de real valor para propor em troca e muito menos o direito de assim procedermos. O profeta Isaías afirmou que até os nossos mais exaltados atos de justiça não passam de trapo de imundícia diante dEle (Is 64.6). Para sermos abençoados necessitamos de Deus em todas as coisas e em todo o tempo. Ele em nenhum momento se nega abençoar-nos, segundo a sua soberana e perfeita vontade (Mt 6.10; 26.42).”


  [1] Revista Lições Bíblicas. A verdadeira prosperidade, a vida cristã abundante. Lição 08 – O perigo de querer barganhar com Deus. III – O perigo de barganhar com Deus. 1. O perigo de se ter um Deus imanente, mas não transcendente. 2. O perigo de se transformar o sujeito em objeto. 3. O perigo da espiritualidade fundamentada em técnicas e não em relacionamentos. Conclusão. Editora CPAD. Rio de Janeiro – RJ. 1° Trimestre de 2012.

Comente com o Facebook:

6 comentários:

  1. AMO ESTE SITE , TEM SIDO DE GRANDE AJUDA PARA EM MINHAS AULAS . CONTINUEM FAZENDO ESTE TRABALHO MARAVILHOSO E QUE JESUS OS ABENÇOE MUITO .

    ResponderExcluir
  2. Carissimo PB,Ismael sua aula foi de grande valia para o meu espirito,como se DEUS estivesse falando comigo nessa madrugada!grande abraco ...fraterno!

    ResponderExcluir
  3. Agradeço o comentário da AD Catete RJ. Minha felicidade é grande em saber que podemos contribuir na Igreja que está sob vossa liderança. Deus continue abençoando o vosso ministério! Nossos agradecimentos também para o comentário de Anônimo, volte sempre! Um grande abraço a todos!

    ResponderExcluir
  4. Desejo boas-vindas para os mais novos integrantes do site Célia Dias da Silva, Irancildo Nunes,"Glorioso Jesus"(Isabel Meneses) e Amor (Joined). Deus abençoe vossa vida e ministério! Um grande abraço fraterno! Pb. Ismael Pereira de Oliveira

    ResponderExcluir
  5. Descobri este site por acaso mas foi muito bom esta sendo de grande valia para me ajudar nas aulas , só gostaria se o senhor puder me explica-se melhor a respeito de transcendência e imanência.
    Agradeço desde já que Deus continue lhe abençoando e ao seu ministerio

    ResponderExcluir
  6. Ótimo trabalho,continue nesta obra que é tão importante,
    que é a escola biblíca

    Parabéns

    Professor Marcos Ferreira da silva

    ResponderExcluir

Obrigado pela sua participação! Volte sempre!