06 fevereiro 2012

LIÇÃO 07 - TUDO POSSO NAQUELE QUE ME FORTALECE / III - PROSPERIDADE NA CARIDADE E NA UNIDADE / CONCLUSÃO

[1] “1. Amor e caridade. Em Filipenses 1.9, Paulo destaca o caráter dos irmãos de Filipos que, sensibilizados com a sua situação, resolveram ajudá-lo generosamente (Fp 4.15). O modelo de prosperidade ensinado por Paulo nada tem com o adotado hoje. Atualmente, prosperidade significa, entre outras coisas, independência de Deus. No entanto, Paulo demonstra que o crente, seja rico, seja pobre, sempre dependerá do Senhor, porque sem Ele nada podemos fazer. Toda suficiência vem do Pai Celeste. Você sabia disso?”

[1] “2. Provisão e gratidão. É interessante analisarmos o “tudo posso” de Paulo em Filipenses 4.13 á luz do que ele disse no versículo 11. Conforme lemos, o apóstolo revela ter aprendido a estar contente quer na necessidade, quer na abundância. Ele demonstra, assim, que toda a nossa suficiência acha-se em Deus e não em nós mesmos. Por isso, ao invés de lamentar-se, recebe a oferta que os filipenses lhe enviaram como um “sacrifício agradável e aprazível a Deus” (Fp 4.18). Paulo sabia que o Senhor amparava-o através dos crentes de Filipos. E nem por isso ele se sentia menos próspero.”

[1] “3. A comunhão e a sã doutrina. Um ensinamento que se sobressai na Epístola aos Filipenses é que a real felicidade fundamenta-se tanto em nosso relacionamento com Deus quanto com o próximo (Fp 2.1-6; 4.2). Logo, a prosperidade genuinamente bíblica consolida-se na unidade e na comunhão do Espírito Santo.
Por outro lado, o apóstolo alerta-nos quanto aos maus obreiros (Fp 3.2). Uma igreja biblicamente prospera não somente mantém-se coesa internamente, mas também se guarda das instruções externas. As heresias e modismos estão enfermando igrejas e desviando muitos crentes da verdade. Lembremo-nos de que a prosperidade bíblica é decorrente da sã doutrina.”

[1] “Conclusão. Por conseguinte, o “tudo posso” do apóstolo Paulo revela nossa total e completa dependência de Deus. Sendo um homem dependente de Deus, o apóstolo não moldava a sua vida pelas circunstâncias. Cristo era o centro de sua existência. O mesmo Deus que o fortalecia na abundância, também o sustentava na escassez. Dessa forma, afirmemos com segurança e ousadia: “Tudo posso naquele que me fortalece!” Amém.”

[1] Revista Lições Bíblicas. A verdadeira prosperidade, a vida cristã abundante. Lição 07 – Tudo posso naquele que me fortalece. II Prosperidade na caridade e na unidade. 1. Amor e caridade. 2. Provisão e gratidão. 3. A comunhão e a sã doutrina. Conclusão. Editora CPAD. Rio de Janeiro – RJ. 1° Trimestre de 2012.

1. O tema da matéria de hoje é bem mais importante do que nos parece, pois realmente quando "podemos tudo no Deus que nos fortalece", alguns agem de maneira incorreta ao interpretar o texto e acreditam que podem tudo inclusive esquecendo-se da dependência à Deus que deve ser completa (ex: se eu tudo posso; vou me atirar deste penhasco Deus é comigo) é preciso ministrar com bastante discernimento esta matéria a fim de evitar tais interpretações mau entendidas. Que a Graça e a Paz de nosso Senhor Jesus seja com todos.

2. Professor Julio Cesar Martins, seu comentário é bastante pertinente com a nossa lição, parabéns! Compartilho do mesmo sentimento, precisamos alertar os alunos da EBD sobre o perigo das interpretações feitas por muitos líderes e pregadores baseados nesse versículo que estudaremos no próximo domingo.
    Tenha uma boa aula!
    Um grande abraço!

3. Ir. Lia Araújo e Mario Melo, são os mais novos integrantes do site. Sejam bem-vindos! Deus abençoe o vosso ministério! Um forte abraço fraterno! Pb. Ismael Pereira de Oliveira

4. A paz do nosso Senhor Jesus irmão Ismael, como comentei esta lição é de suma importância desde que haja um verdadeiro discernimento em referência ao tema "Teologia da Prosperidade". Amados irmãos disponibilizo o meu blog de estudos biblicos, aos irmãos interessados em aprimoramento nos estudos biblicos e teologicos. www.cpljmartins.blogspot.com
    O site da Escola Biblica Dominical e um valoroso método de ensino da Palavra de Deus; horando e glorificando o nome de Deus em todas as situações... Com lider do ministério de missões de minha igreja tenho evidenciado a necessidade de mais estudos sobre este tema que vem incomodando muitas denominações acerca do que seria a verdadeira prosperidade, no entanto basta visualizarmos a Palavra de Deus e seu contexto em geral a prosperidade e espíritual, a prosperidade material é uma consequencia do verdadeiro relacionamento Deus e homem; e necessariamente nesta ordem pois é Deus quem nos dá tudo quando fazemos a nossa parte "verdadeira aliança" quando dependendo abundantemente de Deus nos entregamos ao seus serviço.
    Que Deus multiplique as suas bençãos!

5. Amado pr. Julio Cesar Martins, sugiro que o senhor faça um subsídio da lição e publique em nosso Fórum http://escola-dominical.forumeiros.com/ dependendo do conteúdo do subsídio o número de acesso no Fórum pode ultrapassar os 2 mil acessos semanal, além disso podemos utilizar o seu subsídio, ou parte dele, com as suas referências neste site. No mais, só tenho a agradecer pela sua importante participação em nosso site. Um grande abraço!