Total de visualizações de página

PESSOAS QUE GOSTAM DESTE SITE

02 dezembro 2011

LIÇÃO 12 – AS CONSEQUÊNCIAS DO JUGO DESIGUAL / III – RESPONSABILIDADE MINISTERIAL ACERCA DO CASAMENTO / CONCLUSÃO

[1] "1. O jugo desigual. A reação de Neemias contra os casamentos mistos fez-se pronta e energicamente (13.25). Ao retornar a Jerusalém (13.6,7), adotou várias medidas saneadoras tanto na administração da cidade quanto no exercício do santo ministério. Ele sabia que o povo jamais teria a bênção de Deus se continuasse a misturar-se com os idólatras.
Não podemos ignorar os perigos do jugo desigual. A família cristã tem de ser bem constituída. Que os nossos jovens levem sempre em consideração o conselho de Paulo: “Casar com quem quiser, mas somente no Senhor” (1 Co 7.39 - ARA). O apóstolo adverte ainda: “Não vos prendais a um jugo desigual com os infiéis; porque que sociedade tem a justiça com a injustiça? E que comunhão tem a luz com as trevas? E que concórdia há entre Cristo e Belial? Ou que parte tem o fiel com o infiel? (2 Co 6.14,15)."

[1] "2. As conseqüências do jugo desigual. Há crentes que, embora dedicados ao serviço do Senhor, ignoraram a recomendação divina e vieram a contrair núpcias com pessoas que não compartilham a mesma fé. E hoje sofrem pesadas conseqüências. Seus filhos, à semelhança das crianças israelitas do tempo de Neemias, não possuem quaisquer referências espirituais. Além do mais, quando o descrente influencia o crente, este logo apostata da fé. Que Deus nos livre do naufrágio espiritual!
Não estamos sugerindo que o crente se divorcie do cônjuge descrente, até porque a Palavra de Deus recomenda exatamente o contrário: “[...] Se algum irmão tem mulher incrédula, e esta consente em morar com ele, não a abandone; e a mulher que tem marido incrédulo, e este consente em viver com ela, não deixe o marido” (1 Co 7.12,13 – ARA). No entanto, insistimos: os que estão para se casar, observem a Palavra de Deus e não se ponham num jugo desigual com os incrédulos."

[1] "3. Uma recomendação sempre atual. Que jamais venhamos a esquecer-nos do exemplo de Neemias. Aconselhemos nossos jovens e os que estão para se casar, que procurem agir segundo a vontade de Deus. E não se casem com os que não partilham a mesma fé. Basta um passo errado para que toda uma vida seja irremediavelmente prejudicada. Nossas decisões não podem ser tomadas levianamente. A exemplo de Neemias, oremos ao Senhor, pedindo-lhe venha abençoar e purificar o seu povo (Ne 13.29)!

[1] "Conclusão. Deus instituiu o casamento para ser uma bênção. No entanto, precisamos obedecer ao Senhor, para que as suas promessas cumpram-se em nossas vidas. Não podemos esquecer os conselhos bíblicos quanto à vida conjugal. Que a igreja esteja sempre atenta quanto à preservação dos valores familiares cristãos. Invistamos no aconselhamento dos que estão para se casar e dos que já se casaram, para que nada venha prejudicar o nosso lar, e assim tenhamos condições de professar como Josué: ”Eu e a minha casa serviremos ao Senhor”.



[1] Revista Lições Bíblicas CPAD 4°Trimestre. Lição 12 - As consequências do jugo desigual. III - Responsabilidade ministerial acerca do casamento. 1. O jugo desigual. 2. As consequências do jugo desigual. 3. Uma recomendação sempre atual. Conclusão.

Comente com o Facebook:

4 comentários:

  1. a igreja tem feito alianças com politicos,que não tem nehum temor a Deus isso não é bom.

    ResponderExcluir
  2. Caro Irmao Ismael,muito interessante sua aula sobre o matrimonio.Mas q nos, jovens em Cristo possamos acreitar que o casamento seja eterno , como voce descreveu ai na sua aula!Linda mesmo e essa imagem final que voce postou, dessa estrada repleta de flores..abraços fraternos.

    ResponderExcluir
  3. TREMENDO O Q DEUS NOS REVELA COM TAMANHA SIMPLICIDADE.SABEMOS Q HOJE EM DIA ESTA MT DIFÍCIL MANTER UMA UNIÃO,ENCONTRAR A PESSOA CERTA(NÃO PERFEITA),MAIS DENTRO DOS MANDAMENTOS DE DEUS E NOS ENSINAMENTOS O QUAL ELE NOS DEIXOU PODEREMOS TER UMA VIDA MAIS QUE ABENÇOADA PELO NOSSO CRIADOR AINDA QUE DEMORE UM ''POUQUINHO''.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Diaconisa Cleo, a Paz do Senhor! Seja bem-vinda! Muito obrigado pela sua participação! Estou muito feliz que ainda temos pessoas que procuram estudar sobre essa temática à luz da Palavra de Deus! Que o Senhor possa continuar abençoando sua vida! Um grande abraço! Shalom!

      Excluir

Obrigado pela sua participação! Volte sempre!