Total de visualizações de página

PESSOAS QUE GOSTAM DESTE SITE

11 setembro 2011

LIÇÃO 12 - A INTEGRIDADE DA DOUTRINA CRISTÃ / I A DOUTRINA BÍBLICA E O HOMEM

[1]      "1. Alimentando a alma. Alimentar as ovelhas com a Palavra de Deus é o principal dever do pastor. Além de prover alimento para o rebanho, tem ele a obrigação de protegê-lo e zelar por sua integridade moral e espiritual.
Muitos são os que pervertem o Evangelho, ensinando doutrinas estranhas e corrompidas. O ensino deve ser genuinamente bíblico. O pastor que não ensina a Palavra de Deus terá uma igreja problemática e suscetível às apostasias."


[2]      Um pastor jamais deve se cansar de ensinar a Palavra de Deus, primeiro porque a Palavra de Deus é uma fonte inesgotável, segundo porque é uma necessidade diária do rebanho (igreja). Existem muitos líderes religiosos que estão substituindo a Palavra de Deus pelos testemunhos como forma de convencimento e apelo emocional ou material. O testemunho é bom e deve existir, só não deve substituir a Palavra de Deus.

        Algumas barreiras surgem e atrapalham o ensinamento bíblico. Vejamos duas; a primeira barreira é não viver o que se prega. Por exemplo, um líder que prega o amor e a comunhão entre os santos, mas esse líder é conhecido pelas intrigas ministeriais, demonstra rancor e mágoa de outros líderes ou membros, cria uma grande barreira para a aceitação do que ele está pregando. Segunda barreira, é a forma como se ensina, um líder não precisa gritar, impor, agredir, maltratar o povo só porque está falando uma verdade, dessa forma o povo também rejeitará o ensinamento e até migrará para outras igrejas.


             Alimentar é um ato de amor, observe os cuidados de uma mãe ao alimentar os seus  filhos. Primeiro, ela tem prazer de preparar a melhor refeição, ela gasta tempo, esforço, dinheiro etc. para ver seus filhos bem alimentados. Fazendo agora um paralelo com a vida espiritual, como tem se preparado os responsáveis pela alimentação do rebanho de Deus? Gastam tempo, esforço, dedicação etc. para oferecer um genuíno alimento espiritual? Ou estão apenas pegando qualquer coisa pronta que acham, por exemplo, na internet e estão oferecendo ao povo, sem pelos menos verificar a autenticidade e coerência bíblica? 
             Uma mãe observa atentamente se todos os filhos estão se alimentando corretamente, e fica muito preocupada se um dos filhos não consegue se alimentar, toda a sua atenção se volta para aquele filho, ela procura saber se há alguma forma de fazer o seu filho se alimentar, ela não põe pra fora de casa o filho só porque não quer comer, se for preciso ela leva-o ao médico. Trazendo esse exemplo para a vida espiritual, será que existe a mesma preocupação e o mesmo cuidado por parte das lideranças quanto à alimentação espiritual de todos os  membros (filhos)? Na verdade, tudo isso só é possível se o amor estiver presente. O amor, leva o pastor a oferecer o melhor alimento (a Palavra de Deus) e a ter os melhores cuidados de proteção e zelo pela integridade moral e espiritual do rebanho (o povo de Deus). Talvez, o que falta hoje em muitas igrejas para que o rebanho esteja bem alimentado, é o amor dos líderes pelas ovelhas. 

[1]     "2. Doutrina é vida. A doutrina bíblica é algo suave e prazenteiro; é como a chuva que produz vida. Ela alcança-nos como um todo, para que sejamos santos em toda a nossa maneira de viver, conforme escreve Paulo: "O mesmo Deus de paz vos santifique em tudo; e o vosso espírito, alma e corpo sejam conservados íntegros e irrepreensíveis na vinda de nosso Senhor Jesus Cristo". Você quer realmente uma vida plena? Coloque em prática a sã doutrina. Não há outro meio de ser feliz. Leia o Salmo primeiro e veja a bem-aventurança daquele que, dia e noite, medita na Palavra de Deus."


[2]      A Doutrina bíblica é capaz de gerar vida plena, porque ela trabalha todas as áreas da vida do homem. Há ensinamento, para filhos, pais, líderes, patrões, empregados, governante, governado etc. Alcança a vida material e espiritual. Trabalha a alma o corpo e o espírito. Nem um outro livro consegue ser mais completo do que a Bíblia Sagrada. Se nos orientarmos pelas doutrinas bíblicas seremos bem-aventurados. A confusão acontece quando não conseguimos fazer distinção entre Sã Doutrina, Doutrina de homens e Doutrina de demônios. Se seguir a Doutrina de homem ou de demônios, fatalmente nos decepcionaremos, pois a doutrina que gera vida é a Sã Doutrina da Palavra de Deus.
         Os ensinamentos da Palavra de Deus geram resultados positivos na vida de quem as vive no dia-a-dia. Quem acha que a Doutrina bíblica é um fardo pesado e difícil, não está com uma visão correta dela, pois Deus não precisa dessa Doutrina, os anjos também não precisam, elas foram feitas para nós homens. Quem obedece uma Doutrina bíblica pensando no pastor, nos obreiros ou por outros motivos parecidos, está obedecendo pelos motivos errados. Pense na Doutrina como uma bússola que vai te orientar a encontrar o melhor dessa vida e a vida eterna. 
        Quem gostaria de prosperar em tudo o que fizer? Quem gostaria de ser como uma árvore que suas folhas não caem e dá o seu fruto na estação própria? Quem gostaria de ser como uma árvore que está plantada junto a ribeiros de águas? Tudo isso acontecerá na vida de quem medita na Palavra de Deus dia e noite e segue as orientações dela e não os conselhos dos ímpios, como já disse muito bem o comentador da lição, é só meditar no Salmo primeiro. Depois de compreender essa Mensagem bíblica, pergunto; Quem ganha em obedecer à palavra de Deus? Quem medita e obedece a Sã Doutrina. Portanto, se cada cristão compreender essa verdade, buscará com alegria conhecer e obedecer essa Doutrina que é vida para nós.

[1]   "3. Doutrina e cultura. Em toda cultura há coisas boas e más. Devemos, por conseguinte, rejeitar tudo aquilo que contraria os preceitos bíblicos. Como saber se algo é ruim ou bom num contexto cultural? Obviamente, na Palavra de Deus. Somente através da Bíblia Sagrada teremos condições de discernir entre o certo e o errado. O ensino sistemático das verdades bíblicas é imprescindível. [...] "Rogo-vos, pois, irmãos, pelas misericórdias de Deus, que apresenteis o vosso corpo por sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional. E não vos conformeis com este século, mas transformai-vos  pela renovação da vossa mente, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus" 


[2]      Seguindo o mesmo raciocínio do tópico anterior, fica bem mais fácil compreender sobre a Doutrina e a cultura. Não há uma cultura que seja superior a Doutrina bíblica, nem pode trazer resultados melhores do que os da Palavra de Deus. A cultura pode até apresentar uma falsa capa de perfeição, mas, ela é tão imperfeita que está em constante mudança, muda de acordo com o tempo e o lugar. Ao contrário da cultura, a Doutrina é perfeita, não precisa ser alterada, não muda nem com o tempo nem com o lugar. A recomendação bíblica é, "não vos conformeis com este século, mas transformai-vos [...]" Não se contente com o que é passageiro, não se contente com coisas tão limitadas dessa vida, tudo isso passa, como diz em eclesiastes 2:17 "tudo é vaidade e aflição de espírito", mas, a Doutrina bíblica te levará para as riquezas eternas.
            Não estou dizendo com isso que a cultura é um oposto da Doutrina, inclusive muitas coisas culturais são baseados nas Doutrinas bíblicas, mas a cultura permite a inserção de muitas coisas que podem ser maléficas para nós, que contradizem a Palavra de Deus. Há muitas coisas boas na cultura, como diz a Bíblia em Filipenses 4:8 "Quanto ao mais, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é honesto, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se há alguma virtude, e se há algum louvor, nisso pensai."

[1] Texto extraído da revista Lições Bíblicas CPAD 3°Trimestre, lição 12 - A integridade da doutrina cristã. I Resistência à sã doutrina. 1. Alimentando a alma. 2. Doutrina é vida. 3. Doutrina e cultura.
[2] Pb. Ismael Pereira de Oliveira

Comente com o Facebook:

Um comentário:

Obrigado pela sua participação! Volte sempre!