Total de visualizações de página

PESSOAS QUE GOSTAM DESTE SITE

18 novembro 2013

LIÇÃO 8 – A MULHER VIRTUOSA / SLIDES DA LIÇÃO


 ATENÇÃO!

PARA BAIXAR TODOS OS SLIDES COM A QUALIDADE ORIGINAL









LIÇÃO 8 – A MULHER VIRTUOSA


TEXTO ÁUREO
"Mulher virtuosa, quem a achará? O seu valor muito excede o de rubins" (Pv 31.10)

VERDADE PRÁTICA
O comportamento e a sabedoria de uma mulher são os únicos critérios capazes de a definirem como virtuosa


INTRODUÇÃO
A poesia de Provérbios 31 é uma das mais belas de toda a literatura universal. Este inspirado poema, além de mostrar o verdadeiro valor da mulher, evidencia as virtudes morais e espirituais que a fazem virtuosa. Tal mulher contrasta-se fortemente com a vil apresentada em Provérbios 11.22 “Como jóia de ouro em focinho de porca, assim é a mulher formosa que se aparta da razão”.

Ao contrário da virtuosa, a vil é desprovida das virtudes. A formosura da mulher virtuosa é de natureza ética; a da vil é de caráter meramente estético. A mulher virtuosa prioriza os valores interiores e faz de Deus a fonte de tudo o quanto ela é e representa. Por isso, a mulher virtuosa é tida por honrada!




I - A MULHER VIRTUOSA COMO ESPOSA


1. Tem a confiança e o respeito do marido. As bases do relacionamento conjugal são a confiança e o respeito mútuo, pois a fidelidade é um dos pilares do casamento. Onde impera a desconfiança e o desrespeito, o casamento está fadado ao fracasso. Acerca da mulher virtuosa, a Palavra de Deus é clara: "O coração do seu marido está nela confiado" (Pv 31.11). Além de significar "confiar", a palavra hebraica batach também expressa as ideias de "sentir-se seguro" ou "estar despreocupado".

2. Tem a admiração e o reconhecimento do marido. Uma das formas de se demonstrar amor no casamento é reconhecer a importância e o valor do cônjuge. Esse reconhecimento deve ser expresso por atitudes e palavras. Enquanto os homens são movidos pelo que veem, as mulheres respondem melhor pelo que ouvem! Por isso é importante que o esposo elogie sua esposa sempre.

Não adianta você dizer que as suas atitudes demonstram que você realmente a ama. É preciso declarar e falar que você a ama. Se a mulher de Provérbios 31 é virtuosa, o seu marido também o é. Ele expressa isso em palavras (v.29) “Muitas filhas agiram virtuosamente, mas tu a todas és superior”. Ele sabe que a sua esposa é virtuosa e não sente vergonha em dizer! O marido da mulher virtuosa deve tecer-lhe elogios tanto no lar quanto em público. Mas o homem que destrata sua esposa arruína o casamento e peca contra Deus (1 Pe 3.7) “Igualmente vós, maridos, coabitai com ela com entendimento, dando honra à mulher, como vaso mais fraco; como sendo vós os seus co-herdeiros da graça da vida; para que não sejam impedidas as vossas orações”.







II - A MULHER VIRTUOSA COMO MÃE


1. É educadora. Em Provérbios 31.25, duas coisas são ditas a respeito da mulher virtuosa: "Força e dignidade são os seus vestidos [ARA]". A palavra hebraica 'oz, traduzida como força, é apresentada no texto bíblico com sentido literal e figurado. Figuradamente, descreve a segurança experimentada pelos justos (Sl 62.7) “Em Deus está a minha salvação e a minha glória; a rocha da minha fortaleza e o meu refúgio estão em Deus.” (Pv 18.10) “Torre forte é o nome do SENHOR; para ela correrá o justo e estará em alto retiro”. Por outro lado, o termo "dignidade", do hebraico hadar, significa ornamento e honra. A poesia expõe os valores morais que a mulher virtuosa veste. Ela é segura, confiante e digna. Estes são os valores nos quais, como mãe, ela educará seus filhos.

2. É afetuosa. Uma das grandes causas da delinquência juvenil pode ser encontrada na ausência de afetividade na infância. Se os filhos da mulher virtuosa "levantam-se [...] e chamam-na bem-aventurada" (Pv 31.28) é porque ela sempre lhes deu afeto e atenção. Afeto gera afeto! Infelizmente, muitos pais não demonstram carinho algum pelos filhos. A rispidez e os xingamentos estão presentes na "educação" deles! Como será o futuro dessas crianças que, diariamente, são tratadas dessa forma por seus pais?








III - A MULHER VIRTUOSA COMO TRABALHADORA


1. É dona de casa. Foi realizada nos Estados Unidos, há algum tempo, uma pesquisa envolvendo altas executivas. A pesquisa queria saber o que as faziam sentir-se realizadas como mulher. O resultado foi surpreendente: a maioria respondeu que a sua maior realização estava em ser esposa, mãe e dona de casa.

A mulher virtuosa ama os afazeres domésticos e tudo faz para cumprir com excelência a sua missão (v.27) “Olha pelo governo de sua casa e não come o pão da preguiça”. Mas sempre que necessário, o marido pode ajudá-la nos afazeres domésticos. Dessa forma, estará demonstrando, na prática, a sua gratidão à esposa. A mulher virtuosa tem o seu trabalho devidamente reconhecido na Bíblia, e o mesmo reconhecimento deve ser dado pelo seu esposo.


2. É empreendedora. A missão da mulher moderna é bem complexa: esposa, mãe, dona de casa, trabalhadora e empreendedora. Além das tarefas domésticas, muitas vezes precisa trabalhar fora para complementar a renda da família, tendo uma jornada de trabalho repleta de atividades.

Nesse aspecto, o esposo sábio pode contribuir auxiliando a esposa em suas atividades. Se a esposa trabalha fora para ajudar o marido, ele também pode auxiliar em algumas tarefas dentro de casa, inclusive honrando-a com alguns momentos em que ela poderá descansar.









IV - A MULHER VIRTUOSA COMO SERVA DE DEUS


1. Dá um bom testemunho. Em Provérbios 14.1 “Toda mulher sábia edifica a sua casa, mas a tola derriba-a com as suas mãos”, há um forte contraste entre duas mulheres: a sábia e a tola. Esta, por sua conduta, destrói o seu lar. Mas aquela, através de seu bom testemunho, edifica a sua casa. Muitos são os casamentos fracassados e desfeitos devido à falta de sabedoria, prudência e sensatez de algumas mulheres. O marido da mulher tola pode ser considerado como um homem sofredor e infeliz. Mas o esposo da mulher virtuosa é estimado entre as autoridades e honrado "quando se assenta com os anciãos da terra" (Pv 31.23).

2. É temente a Deus. Tudo o que é testemunhado acerca da mulher virtuosa só é possível porque ela teme ao Senhor (Pv 31.30) “Enganosa é a graça, e vaidade, a formosura, mas a mulher que teme ao SENHOR, essa será louvada”. O temor a Deus faz dela uma mulher estimada dentro e fora do lar (Pv 1.7) “O temor do SENHOR é o princípio da ciência; os loucos desprezam a sabedoria e a instrução”.






CONCLUSÃO



Em um mundo onde os valores estéticos são mais importantes do que os éticos, as virtudes acabam sendo ignoradas. Tal inversão de valores produz consequências danosas à sociedade e principalmente à família. Mas a mulher virtuosa preserva o seu lar através de suas singulares virtudes espirituais e morais. Por isso, ela é honrada por todos. Que as servas do Senhor passem a cultivar com mais zelo as virtudes que a Bíblia expõe de maneira tão bela e clara em Provérbios 31.



________________________

OBS: O tamanho original de cada slide é 28x19 cm, para manter as proporções e qualidades dos slides, sugerimos alterar o tamanho do seu slide no PowerPoint em “Design” e depois “Configurar página”.

Referências

Revista Lições Bíblicas. SABEDORIA DE DEUS PARA UMA VIDA VITORIOSA, A atualidade de Provérbios e Eclesiastes. Lição 08 – A mulher virtuosa. I – A mulher virtuosa como esposa. 1. Tem confiança e o respeito do marido. 2. Tem a admiração e o reconhecimento do marido. II – A mulher virtuosa como mãe. 1. É educadora. 2. É afetuosa. III – A mulher virtuosa como trabalhadora. 1. É dona de casa. 2. É empreendedora. IV – A mulher virtuosa como serva de Deus. 1. Dá um bom testemunho. 2. É temente a Deus. Conclusão. Editora CPAD. Rio de Janeiro – RJ. 4° Trimestre de 2013.

Comente com o Facebook:

13 comentários:

  1. A paz do senhor !
    Parabéns! Nossas irmãs mereciam slides tão representativos .
    Minha filha de sete anos é a Ana Júlia , eu e minha esposa Gislaine estamos crendo que se cumprirá a benção do Salmos 144.12b , que deixo para meditação de todos :
    "e as nossas filhas, como colunas esculpidas para ornar um palácio.
    Salmos 144:12."
    Orando por vós !
    Pr Milton Souza , A.Deus , Barra Mansa , R.J

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Reverendo pastor Milton Souza, a Paz do Senhor Jesus Cristo! Meu amigo, fico muito lisonjeado com suas palavras! Rogo a Deus neste momento que abençoe poderosamente a vida da sua filha, Ana Júlia, e da sua esposa, Gislaine! Deus vos conserve sempre muito frutíferos no ministério e que as demais coisas vos sejam acrescentadas de acordo com a vontade do soberano Criador do universo! Fico feliz em saber que elas gostaram do trabalho em slide para esta lição, Deus vos abençoe! Desejo-vos uma semana muito abençoada pro Cristo Jesus! Um forte abraço reverendo! Shalom Adonai!

      Excluir
  2. A paz e a graça de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo, seja com todos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A Paz do Senhor Jesus Cristo! Meu amigo pastor Julio César Martins, sua presença aqui é indispensável! Deus conceda ao amado pastor uma semana muito abençoada! Continue orando por nós querido pastor! Um forte abraço do seu irmão em Cristo!

      Excluir
  3. Nossa muito bom mesmo!!!!
    Parabens continuem este belo trabalho....Deus abençoe voces!!!
    A Paz do Senhor Jesus!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. NET MANIA, a Paz do Senhor Jesus Cristo! Muito obrigado pela visita e pelas palavras de apoio que muito nos motivam! Deus vos abençoe também! Volte sempre! Um forte abraço!

      Excluir
  4. Respostas
    1. A Paz do Senhor Jesus irmão Naldo Anastácio! Fico feliz em saber que este trabalho está sendo bênção no ministério dos amados irmãos! Volte sempre! Peço que lembre-se de nós nas vossas orações. Um forte abraço!

      Excluir
  5. ecelente postagem muito bom para ajuda os professor

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Professor Wellinton Oliveira, a Paz do Senhor! Obrigado pela avaliação do nosso trabalho que visa exatamente isso, auxiliar os queridos e amados professores e alunos da EBD! Volte sempre, este espaço é dedicado a todos os estudiosos da Palavra de Deus! Um grande abraço!

      Excluir
  6. REALMENTE ESTA É UMA EXCELENTE LIÇÃO.A mulher virtuosa, a mulher cristã, a mulher que é sabi a e edifica a sua casa.Esta liçao retrata o papel que a mulher cristã deve assumie!!!.E´um assunto que deve ser objeto de estudo e pregaçao contínua em nossas igrejas!!.Shalom e parabens por estas liçoes!!!.

    ResponderExcluir
  7. Miss. Genilza Monte18 de outubro de 2014 08:40

    parabéns pelo maravilhoso poder de Deus manifesto em sua vida, uma didática abençoada, facilitadora como funciona como um espelho para nós mulheres acerca da mulher virtuosa, que muitas vezes é ensinada como, se fosse impossível encontrar ou existir. Porém, o estudo possibilitou visualizar uma luz de que é possível alcançar.
    Pr. infelizmente não estou conseguindo baixar o salide o que devo fazer?

    ResponderExcluir

Obrigado pela sua participação! Volte sempre!