Total de visualizações de página

PESSOAS QUE GOSTAM DESTE SITE

12 maio 2013

LIÇÃO 7 – O DIVÓRCIO




LIÇÃO 7 – O DIVÓRCIO


 TEXTO ÁUREO
"Eu vos digo, porém, que qualquer que repudiar sua mulher, não sendo por causa de prostituição, e casar com outra, comete adultério; e o que casar com a repudiada também comete adultério" (Mt 19.9).

 VERDADE PRÁTICA
O divórcio, embora admissível em caso de infidelidade, sempre traz sérias consequências à família. Por isso Deus o odeia.


 INTRODUÇÃO
Por ser algo traumático, o divórcio é sempre um assunto difícil de ser tratado. Existem pessoas que não o aceitam em nenhuma condição. Há pessoas que, sob determinadas circunstâncias são favoráveis, e há até os que buscam base nas Sagradas Escrituras para admiti-lo em qualquer situação. Qual a posição da Bíblia?
É o que estudaremos nesta lição.




I - O DIVÓRCIO NO ANTIGO TESTAMENTO

1. A lei de Moisés e o divórcio. O capítulo 24 do livro de Deuteronômio trata a respeito do divórcio. Como a prática havia se tornado comum em Israel, o propósito da lei era regulamentar tal situação a fim de evitar os abusos e preservar a família. Nenhuma lei do Antigo Testamento incentivava alguém a divorciar-se, mas servia como base legal para a proibição de outros casamentos com a mulher divorciada. O divórcio era e é um ato extremo “Porque o SENHOR, Deus de Israel, diz que aborrece o repúdio e aquele que encobre a violência com a sua veste, diz o SENHOR dos Exércitos; portanto, guardai-vos em vosso espírito e não sejais desleais” (Ml 2.16). Infelizmente, muitos que conhecem a Palavra do Senhor se divorciam por qualquer motivo. O casamento é uma aliança de amor, inclusive com Deus, um pacto que não pode ser quebrado, sobretudo por motivos fúteis e torpes.

2. A carta de divórcio. Uma vez que recebia a carta de divórcio, tanto o homem quanto a mulher estavam livres para se casarem novamente. Todavia, segundo a lei, a mulher que fora repudiada, depois de viver com outro marido, não poderia retornar para o primeiro, pois tal atitude era considerada abominação ao Senhor “então, seu primeiro marido, que a despediu, não poderá tornar a tomá-la para que seja sua mulher, depois que foi contaminada, pois é abominação perante o SENHOR; assim não farás pecar a terra que o SENHOR, teu Deus, te dá por herança” (Dt 24.4). Divorciar-se não era fácil, pois havia várias formalidades, e somente o homem podia pedir o divórcio. A mulher não tinha tal direito. A Lei de Moisés, apesar de não incentivar o divórcio, dispunha de vários mecanismos para torná-lo mais humano (Dt 24).








II - O ENSINO DE JESUS A RESPEITO DO DIVÓRCIO

1. A pergunta dos fariseus. Procurando incriminar Jesus, e imbuídos da ideia difundida pela escola do rabino Hilel (que defendia o direito de o homem dar carta de divórcio à mulher "por qualquer motivo"), os fariseus questionaram: "É lícito ao homem repudiar sua mulher por qualquer motivo?" (Mt 19.3b). Respondendo aos acusadores, Jesus relembrou o "princípio" divino para o casamento, quando Deus fez o ser humano, "macho e fêmea", "ambos uma [só] carne" (cf. Gn 2.24). Assim, o Mestre concluiu: "Portanto, o que Deus ajuntou não separe o homem" (Mt 19.6b). Essa é a doutrina originária a respeito da união entre um homem e uma mulher; ela reflete o plano de Deus para o casamento, considerando-o uma união indissolúvel.

2. O ensino de Jesus. Os fariseus insistiram: "Então, por que mandou Moisés dar-lhe carta de divórcio e repudiá-la?" (Mt 19.7b). Respondendo à insistente pergunta, Jesus explicou que Moisés permitiu dar carta de repúdio às mulheres, "por causa da dureza dos vossos corações". Uma mulher abandonada pelo marido ficaria exposta à miséria ou à prostituição para sobreviver. Com a carta de divórcio ela poderia casar-se novamente. Deus não é radical no trato com os problemas decorrentes do pecado e com o ser humano. Ele se importava com as mulheres e sabia o quanto elas iriam sofrer com a dureza do coração do homem, e tornou o trato desse assunto mais digno para elas.
Segundo ensinou o Senhor Jesus, o divórcio é permitido somente no caso de infidelidade conjugal.
Ao invés de satisfazer o desejo dos fariseus, que admitiam o divórcio "por qualquer motivo", o Mestre disse: "Eu vos digo, porém, que qualquer que repudiar sua mulher, não sendo por causa de prostituição, e casar com outra, comete adultério; e o que casar com a repudiada também comete adultério" (Mt 19.9). Numa outra versão bíblica, lê-se: "exceto por causa de infidelidade conjugal" ou "relações sexuais ilícitas". Essa foi a única condição que Jesus entendeu ser suficiente para o divórcio.

3. Permissão para novo casamento. Pelo texto bíblico, está claro que Jesus permite o divórcio, com a possibilidade de haver novo casamento, somente por parte do cônjuge fiel, vítima de prostituição, ou infidelidade conjugal. Deus admite a separação do casal, não como regra, mas como exceção, em virtude de práticas insuportáveis relacionadas à sexualidade, que desfazem o pacto conjugal. Do contrário, um servo ou uma serva de Deus seria lesado duas vezes: pelo Diabo, que destrói casamentos e, outra, pela comunidade local, que condenaria uma vítima a passar o resto da vida em companhia de um ímpio, ou viver sob o jugo do celibato, que não faz parte do plano original de Deus “E disse o SENHOR Deus: Não é bom que o homem esteja só; far-lhe-ei uma adjutora que esteja como diante dele” (Gn 2.18). Todavia, em Jesus o crente tem forças para perdoar e fazer o possível para restaurar seu casamento.

 






III - ENSINOS DE PAULO A RESPEITO DO DIVÓRCIO


1. Aos casais crentes. Paulo diz: "todavia, aos casados, mando, não eu, mas o Senhor, que a mulher se não aparte do marido. Se,  porém, se apartar, que fique sem casar ou  que se reconcilie com o marido; e que o marido não deixe a mulher" (1 Co 7.10,11). Esta passagem refere-se aos "casais crentes", os quais não devem divorciar-se, sem que haja algum dos motivos prescritos na Palavra de Deus “Eu vos digo, porém, que qualquer que repudiar sua mulher, não sendo por causa de prostituição, e casar com outra, comete adultério; e o que casar com a repudiada também comete adultério” (Mt 19.9) “Mas, se o descrente se apartar, aparte-se; porque neste caso o irmão, ou irmã, não está sujeito à servidão; mas Deus chamou-nos para a paz” (1 Co 7.15). Se há desentendimentos o caminho não é o divórcio, mas a reconciliação acompanhada do perdão sincero ou o celibato por opção e não por imposição eclesiástica.

2. Quando um dos cônjuges não é crente. Paulo ensina que, se o cônjuge não crente concorda em viver (dignamente) com o crente, que este não o deixe “Mas, aos outros, digo eu, não o Senhor: se algum irmão tem mulher descrente, e ela consente em habitar com ele, não a deixe. E se alguma mulher tem marido descrente, e ele consente em habitar com ela, não o deixe. Porque o marido descrente é santificado pela mulher, e a mulher descrente é santificada pelo marido. Doutra sorte, os vossos filhos seriam imundos; mas, agora, são santos” (1Co 7.12-14). O crente agindo com sabedoria poderá inclusive ganhar o descrente para Jesus “Semelhantemente, vós, mulheres, sede sujeitas ao vosso próprio marido, para que também, se algum não obedece à palavra, pelo procedimento de sua mulher seja ganho sem palavra” (1 Pe 3.1).


3. O cônjuge fiel não está sujeito à servidão. O apóstolo, porém, ressalva: "Mas, se o descrente se apartar, aparte-se; porque neste caso o irmão, ou irmã, não está sujeito à servidão; mas Deus chamou-nos para a paz. Porque, donde sabes, ó mulher, se salvarás teu marido? Ou, donde sabes, ó marido, se salvarás tua mulher?" (1Co 7.15,16). Ou seja, o cristão fiel, esposo ou esposa, não é obrigado a viver até a morte sob a servidão de um ímpio. Nesse caso, ele ou ela, pode reconstruir a sua vida de acordo com a vontade de Deus “Estás ligado à mulher? Não busques separar-te. Estás livre de mulher? Não busques mulher. Mas, se te casares, não pecas; e, se a virgem se casar, não peca. Todavia, os tais terão tribulações na carne, e eu quereria poupar-vos” (1Co 7.27,28) “A mulher casada está ligada pela lei todo o tempo em que o seu marido vive; mas, se falecer o seu marido, fica livre para casar com quem quiser, contanto que seja no Senhor” (1Co 7.39). Entretanto, aguarde o tempo de Deus na sua vida.





CONCLUSÃO
O divórcio causa sérios inconvenientes à igreja local, às famílias e à sociedade. No projeto original de Deus, não havia espaço para o divórcio. Precisamos tratar cada caso de modo pessoal sempre em conformidade com a Palavra de Deus. Não podemos fugir do que recomenda e prescreve a Bíblia Sagrada. E não podemos nos esquecer de que a Igreja é também uma "comunidade terapêutica".



_________________________

OBS: O tamanho original de cada slide é 28x19, para manter as proporções e qualidades dos slides sugerimos alterar o tamanho do seu slide no PowerPoint em “Design” e depois “Configurar página”.

Referências

Revista Lições Bíblicas. A FAMÍLIA CRISTÃ NO SÉCULO XXI, Protegendo seu lar dos ataques do inimigo. Lição 7 – O divórcio. Texto áureo. Verdade prática. Introdução. I – O divórcio no Antigo Testamento. 1. A Lei de Moisés e o divórcio. 2. A carta de divórcio. II – O ensino de Jesus a respeito do divórcio. 1. A pergunta dos fariseus. 2. O ensino de Jesus. 3. Permissão para novo casamento. III – Ensinos de Paulo a respeito do divórcio. 1. Aos casais crentes. 2. Quando um dos cônjuges não é crente.  3. O cônjuge fiel não está sujeito à servidão. Conclusão. Editora CPAD. Rio de Janeiro – RJ. 2° Trimestre de 2013.

Comente com o Facebook:

24 comentários:

  1. nao existi familia perfeita mais porem nao pode ser desfeita pois o amor deve estar acima de tudo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. com a ajuda de Deus iremos vencer todos os obstaculos e vamos ter uma familia feliz em Cristo Jesus e nunca esquecer de coloca o amor em açao que Deus continue abençoando todos voçes a paz do Senhor.

      Excluir
    2. Amém! Obrigado querido(a) irmão(a), participe sempre! Ore por este projeto! Deus abençoe grandemente sua família! Um forte abraço! Shalom!

      Excluir
  2. A graça e a paz de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo seja com todos! Irmão Ismael estas lições do trimestre realmente estão vindo de encontro com as situações vivenciadas em nosso tempo atual. O tema desta lição "O Divórcio" quando de sua inclusão na Lei de Deus por Moisés tinha como principal objetivo a preservação e assepsia da dignidade humana principalmente do provo escolhido e separado por Deus, até mesmo como forma de servir de exemplo de vida digna para outros povos. Hoje; o que vivenciamos é o povo de Deus usufruindo das facilidades apresentadas pela legislação para que se consuma o divórcio e o casa-separa atual, em todas as classes sociais, estes atos e fatos tem uma grande facilidade em se infiltrar nas famílias cristãs, o que deveria ser ao contrário, nós mostrando ao mundo pecador a forma correta de vida com Deus e sociedade. Realmente não existe famílias e pessoas perfeitas, mas no entanto, mesmo com a nossa luta interior e pessoal; devemos buscar a perfeição, que o próprio Senhor Jesus nos ensina a cada dia e nos deixou a exemplo sua santidade...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A Paz do Senhor pastor Julio César Martins! É isso mesmo, estamos vivendo um momento de criação de novos valores nos relacionamentos, a sociedade atual está assimilando o conceito de que o casamento pode ser desfeito por qualquer motivo, a cada dia as pessoas aprendem a ser mais individualistas, separam-se pensando só em si mesmas, não pensam nas consequências desvatadoras do divórcio, os filhos, os parentes e até amigos, tudo será abalado fortemente com o divórcio, as consequências negativas são incalculáveis. A estabilidade e a segurança que proporciona um casamento com efeitos duradouros para toda a família, principalmente os filhos, devem ser considerados principalmente nos momentos mais difíceis. Devemos evitar problemas, enfrentar e resolver situações conflituosas e não destruir a sede da estabilidade emocional e espiritual do homem. Esta lição tem grandes ensinamentos! Um forte abraço meu amigo!

      Excluir
    2. Meu caro Julio Cesar Martins, graça e paz. Apreciei sua postagem e louvores ao autor da lição.Todavia o breve estudo me levou a algumas reflexões.Digo breve estudo porque,quando Jesus, em Mateus 19, entrou naquela discussão com os religiosos, o assunto DIVÓRCIO já vinha sendo discutido há 14 séculos. É muito tempo! E até hoje não se chegou a um consenso.Bom,mas eu desejei lhe responder porque o colega postou que Hoje; o que vivenciamos é o povo de Deus usufruindo das facilidades apresentadas pela legislação para que se consuma o divórcio e o casa-separa atual. Será,meu irmão? Será que os casais perderam a noção a ponto de banalizar um casamento de anos? Eu ainda vejo mulheres cristãs tentando salvar seus casamentos. Vejo homens orando por seus casamentos. Sei de cônjuges em tratamento psicológico por causa de seus casamentos. Por isso me pergunto: SERÁ QUE É ASSIM COMO O COLEGA DISSE? Estou trabalhando com uma senhora que depois de 30 anos de casamento seu marido anunciou o divórcio. Essa mulher está em depressão. Então, eu gostaria que houvesse uma real reflexão sobre o assunto. Um abraço

      Excluir
  3. A paz do Senhor !
    Prezado companheiro da obra do Senhor , que Deus renove tuas forças ; eu sei que é trabalhosa a preparação dos slides .
    Quanto à lição desta semana , que nossos campos ministeriais possam investir PESADO nas crianças , adolescentes e jovens para que as decisões na área sentimental sejam feitas com maturidade .
    Para tua meditação :
    " Ó Deus, tu és o meu Deus, de madrugada te buscarei; a minha alma tem sede de ti; a minha carne te deseja muito em uma terra seca e cansada, onde não há água;
    Para ver a tua força e a tua glória, como te vi no santuário.
    Porque a tua benignidade é melhor do que a vida, os meus lábios te louvarão.
    Assim eu te bendirei enquanto viver; em teu nome levantarei as minhas mãos.
    ( Salmos 63:1-4 ) .
    Orando por vós !
    Pr Milton Souza - A . Deus - Barra Mansa ( R . J ) .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pastor Milton Souza, saudações em Cristo Jesus! O trabalho para preparar os slides é grande, mas, a nossa alegria em fazer este trabalho para Deus e saber que está sendo útil para a ministração do estudo bíblico, tem nos fortalecido e nos animado para continuarmos este projeto! Obrigado pelo seu apoio! A nossa oração a Deus é que sejam multiplicadas as bênçãos dELE sobre sua vida e seu ministério! Um forte abraço aos queridos irmãos de Barra Mansa - Rio de Jeneiro. Shalom Adonai!

      Excluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. Saudações no Senhor!
    Muito me preocupei quando li o comentário dessa lição na revista da CPAD. Posso estar equivocado, mas minha visão bíblica a respeito do assunto é bem diferente da do comentarista quanto ao que Jesus disse aos fariseus. Deus não inventou o divórcio e muito menos o prescreveu. Moisés (e não Deus) permitiu por causa da desobediência, ou dureza de coração dos israelitas. E eles adotaram essa prática por causa da desobediência a Deus, quando se misturaram com outros povos e passaram a imitar seus costumes. Os fariseus tentaram pegar Jesus em mais uma e se suas armadilhas com relação à Lei Mosaica e ele não explicou a Lei de Moisés e sim falou do plano original de Deus como base para seu posicionamento. O motivo da permissão de Moisés era os corações endurecidos, só que Jesus veio para mudar os corações endurecidos, (Jr 32.39) e (Ez 11.19-20). No autêntico plano de Deus o divórcio nunca existiu e muito menos a separação, Mt 19.8. Observem que quando Jesus estava a sós com seus discipulos, (Mc 10.10-12), ele faz uma nova abordagem sobre o assunto quando é interrogado por eles. Ele não dá nenhuma margem para o divórcio e diz que o novo casamento é adultério! O divórcio não é uma opção para o cristão. Quando Jesus fala "...não sendo por causa de relações sexuais ilícitas" (Mt 19.9), fala aos fariseus de coração endurecido e não para seus discipulos, como já disse, aos dicipulos ele diz outra coisa quando chegam em casa (Mc 10.10-12). Sendo que eles ao ouvirem a resposta de Jesus dizem que "se é assim a condição do homem em relação à mulher, não convém casar". (Mt 19.10). Já em (Ml 2.1-2) o profeta começa sua missiva condenando o divórcio, e culpando os sacerdotes por ensinar os mandamentos mas não guardar a aliança estabelecida pelo próprio Deus. A Lei do Senhor quanto ao casamento é imutável: "O que Deus ajuntou não o separe o homem" (Mt 19.4-6). Mesmo sendo o divórcio um direito social adquirido, não devemos nos esquecer que a Igreja é formada por um povo diferente, (1Co 10.32); uma nação santa (1Pe 2.9). As leis da igreja não foram inspiradas por homens profanos, mas por santos de Deus (2Pe 1.21). Se na época de Malaquias o divórcio era maldição, porque seria diferente hoje? Essa prática é condenada por Deus por ser contrária ao plano estabelecido por Ele para a família; é cruel para o cônjuge rejeitado e uma desgraça para os filhos. É uma sandice imaginar que o divórcio resolve os problemas e conflitos de um casal, sendo esse casal de carne e osso. O maior exemplo que Cristo nos deixou foi o do perdão, esse é o melhor caminho. Desafio a qualquer um a provar que as consequências de se divorciar são melhores do que as de se perdoar. Concluo dizendo que embora o divórcio seja legal, o mais bonito, mais nobre, mais honroso, mais conveniente, mais bíblico e mais cristão é a união indissolúvel do casal, com amor e respeito, na satisfação plena da vontade diretiva de Deus em obediência ao imutável preceito divino: “O que Deus ajuntou não separe o homem”!
    Ev. Gilson Faquini

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ev. Gilson Faquini, obrigado meu amigo por compartilhar conosco essa bela interpretação bíblica! Deus continue lhe concedendo esse maravilhoso entendimento de sua Palavra! Uma grande lição que, com certeza, respondeu a muitos questionamentos, principalmente na igreja de Jesus Cristo! Um forte abraço meu amigo! Shalom!

      Excluir
    2. Muito me entristece a CPAD enviar algo completamente errado, os crentes confundem divórcio com casar de novo. Realmente Jesus disse que o divórcio era lícito em caso de adultério mas não falou em segundo casamento e isso está bem explícito na Bíblia. Agora Paulo inspirado pelo Espírito Santo vem esclarecer acerca do segundo casamento: Todavia, aos casados mando, não eu mas o Senhor, que a mulher não se aparte do marido.
      Se, porém, se apartar, que fique sem casar, ou que se reconcilie com o marido; e que o marido não deixe a mulher.
      1 Coríntios 7:10,11

      A Paz do Senhor

      Excluir
  6. Que benção para a famílias é essa matéria, esclarecedora... gostaria de agradecer a Deus pelos Irmãos que estão empenhados em manter esse site...que Deus dei ânimo,vitórias a todos vcs...estou aqui no Pará e a minha classe da EBD gosta muito da elaboração das aulas...Parabéns,e fiquem na paz de Deus.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Professor Vinícios Samuel, saudações em Cristo Jesus! Obrigado pela sua oração em favor desse projeto! Continue intercedendo por nós! Deus o abençoe nesse maravilhoso ministério do ensino! Transmita a nossa saudação calorosa aos amados alunos de sua classe no Estado do Pará! Um forte abraço meu irmão! volte sempre!

      Excluir
  7. Que benção para a famílias é essa matéria, esclarecedora... gostaria de agradecer a Deus pelos Irmãos que estão empenhados em manter esse site...que Deus dei ânimo,vitórias a todos vcs...estou aqui no Pará e a minha classe da EBD gosta muito da elaboração das aulas...Parabéns,e fiquem na paz de Deus.

    ResponderExcluir
  8. A paz de Cristo!!!
    Meu amigo Pr. Ismael,como sempre os slides, tem nos ajudado,fica muito mais fácil abordar os assuntos e os alunos estão mais participativos. que Todo-Poderoso, continue te ajudando e te abençoando

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A Paz do Senhor meu amigo Francinaldo! Como é bom saber notícias do querido professor e de sua classe! Saudações aos seus alunos! Como sempre, suas orações tem abençoado muito este projeto! Obrigado pelo seu apoio meu amigo! Deus multiplique suas bênçãos sobre toda sua família!!! Abraços!!!

      Excluir
    2. Bim dia na paz de Cristo!!!
      Meu amigo Pr. Ismael,a lição passada era um assunto delicado, mais com os slides Deus no abençou de tal maneira que os alunos participaram de uma forma especial , que o nosso Deus continue te ajudando e te abençoando em todas as areas de tua vida.
      Meu amigo você poderia me passar seu e-mail? por favor.
      fique com Deus tenha uma semana de vitórias!!!

      Excluir
    3. Meu amigo Francinaldo, a Paz do Senhor! É sempre uma honra vê-lo por aqui! O nosso email é ismaelpo@hotmail.com terei o maior prazer em responder o seu email! Obrigado pelas vossas orações em nosso favor! Deus recompense o amado irmão pela dedicação e zelo pelo ministério! Que suas aulas sejam sempre melhores! Um grande abraço meu amigo! Shalom Adonai!

      Excluir
  9. Muito me entristece a CPAD enviar algo completamente errado, os crentes confundem divórcio com casar de novo. Realmente Jesus disse que o divórcio era lícito em caso de adultério mas não falou em segundo casamento e isso está bem explícito na Bíblia. Agora Paulo inspirado pelo Espírito Santo vem esclarecer acerca do segundo casamento: Todavia, aos casados mando, não eu mas o Senhor, que a mulher não se aparte do marido.
    Se, porém, se apartar, que fique sem casar, ou que se reconcilie com o marido; e que o marido não deixe a mulher.
    1 Coríntios 7:10,11

    A Paz do Senhor

    ResponderExcluir
  10. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  11. Resumindo....

    O assunto divorcio é tão problemático que quando questionário a Jesus ele respondeu em sabias e rápidas palavras e nem tocou mais no assunto.
    Jesus teve a oportunidade de resolver uma causa de quase 3 mil anos e o que ele fez ?
    O problema é que queremos espiritualizar tudo, é casamento não é só espiritual...

    Certo foi Jesus, tirou o corpo fora.

    ResponderExcluir
  12. Resumindo....

    O assunto divorcio é tão problemático que quando questionário a Jesus ele respondeu em sabias e rápidas palavras e nem tocou mais no assunto.
    Jesus teve a oportunidade de resolver uma causa de quase 3 mil anos e o que ele fez ?
    O problema é que queremos espiritualizar tudo, é casamento não é só espiritual...

    Certo foi Jesus, tirou o coro fora.

    ResponderExcluir
  13. A paz do Senhor! Irmãos, segundo estudo sobre a Palavra de Deus, em grego, Jesus não permite o divórcio em nenhuma situação... Somente enquanto estavam em pré casamento poderiam desfazer a relação...

    ResponderExcluir

Obrigado pela sua participação! Volte sempre!