Total de visualizações de página

PESSOAS QUE GOSTAM DESTE SITE

05 maio 2013

LIÇÃO 6 – A INFIDELIDADE CONJUGAL




LIÇÃO 6 – A INFIDELIDADE CONJUGAL


TEXTO ÁUREO
“O que adultera com uma mulher é falto de entendimento; destrói a sua alma o que tal faz” (Pv 6.32).

VERDADE PRÁTICA
A infidelidade conjugal traz sérias consequências a toda a família. Por isso, Deus abomina tal prática.



INTRODUÇÃO

Vivemos num mundo carente de valores éticos e princípios cristãos. Para as pessoas que não seguem os desígnios divinos, a infidelidade conjugal é vista como prática socialmente aceitável. Porém, os mandamentos divinos são eternos. De acordo com a Bíblia, o adultério é e continuará a ser uma ofensa ao próprio Deus. Lamentavelmente, muitos cristãos estão se deixando levar pelas astutas ciladas do Diabo, fazendo da infidelidade conjugal um hábito. Nesta lição, refletiremos a respeito desse terrível mal que vem infelicitando as famílias.




I - ADULTÉRIO, UM GRAVE PECADO

1. Conceito e origem da palavra. A palavra adultério vem do latim adulterium, que significa "dormir em cama alheia". Segundo o Dicionário Bíblico Wycliffe (CPAD), é a relação sexual entre uma pessoa casada com outra que não é o seu cônjuge. Tal ato é um pecado gravíssimo perante Deus, sendo condenado tanto no Antigo quanto em o Novo testamento “Não adulterarás” (Êx 20.14), “E não adulterarás” (Dt 5.18), “Com efeito: Não adulterarás, não matarás, não furtarás, não darás falso testemunho, não cobiçarás, e, se há algum outro mandamento, tudo nesta palavra se resume: Amarás ao teu próximo como a ti mesmo” (Rm 13.9), “Porque as obras da carne são manifestas, as quais são: prostituição, impureza, lascívia” (Gl 5.19). É um ato tão grave que no tempo da lei Mosaica, a pena para o adultério era o apedrejamento “Também o homem que adulterar com a mulher de outro, havendo adulterado com a mulher do seu próximo, certamente morrerá o adúltero e a adúltera” (Lv 20.10), “Quando um homem for achado deitado com mulher casada com marido, então, ambos morrerão, o homem que se deitou com a mulher e a mulher; assim, tirarás o mal de Israel” (Dt 22.22).

2. É preciso vigiar. A infidelidade conjugal é um processo maligno que tem início na mente. No começo, são apenas alguns pensamentos que surgem de "mansinho". Se estes, porém, não forem combatidos, acabam por nos impregnar a alma e o coração, redundando em atos vergonhosos. Tomemos muito cuidado com o que vemos e pensamos “Não porei coisa má diante dos meus olhos; aborreço as ações daqueles que se desviam; nada se me pegará” (Sl 101.3), “Quanto ao mais, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é honesto, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se há alguma virtude, e se há algum louvor, nisso pensai” (Fp 4.8). Enfim, vigiemos e oremos constantemente para não cairmos nas astutas ciladas do Diabo “Revesti-vos de toda a armadura de Deus, para que possais estar firmes contra as astutas ciladas do diabo” (Ef 6.11). Jesus exortou-nos a respeito da vigilância e da oração “Vigiai e orai, para que não entreis em tentação; na verdade, o espírito está pronto, mas a carne é fraca” (Mt 26.41). Davi, mesmo sendo um homem segundo o coração de Deus “Porém, agora, não subsistirá o teu reino; já tem buscado o SENHOR para si um homem segundo o seu coração e já lhe tem ordenado o SENHOR que seja chefe sobre o seu povo, porquanto não guardaste o que o SENHOR te ordenou” (1 Sm 13.14), não vigiou. Ele cometeu um adultério que o arrastou a um (2 Sm 11). Por isso, vigie.

3. Buscar a presença de Deus e não desprezar o cônjuge. Sem a presença de Deus, o casal torna-se vulnerável às investidas do Maligno. Todavia, a comunhão diária com o Senhor, por intermédio da oração, da leitura da Bíblia e do jejum, além de fortalecer-nos, ajuda-nos a ter um bom relacionamento com o cônjuge.  A presença divina auxilia-nos a suportar as crises.
Muitos obreiros, por falta de orientação, acabam dedicando-se excessivamente ao ministério eclesiástico em detrimento da família. O resultado é que a esposa e os filhos deixam de receber atenção e carinho. É bom dedicar-se à Obra de Deus. A família, porém, não pode ser esquecida, pois ela é o primeiro rebanho do pastor “De noite busquei em minha cama aquele a quem ama a minha alma; busquei-o e não o achei. Levantar-me-ei, pois, e rodearei a cidade; pelas ruas e pelas praças buscarei aquele a quem ama a minha alma; busquei-o e não o achei. Acharam-me os guardas, que rondavam pela cidade; eu perguntei- lhes: Vistes aquele a quem ama a minha alma? Apartando-me eu um pouco deles, logo achei aquele a quem ama a minha alma; detive-o, até que o introduzi em casa de minha mãe, na câmara daquela que me gerou. Conjuro-vos, ó filhas de Jerusalém, pelas gazelas e cervas do campo, que não acordeis nem desperteis o meu amor, até que queira. Quem é esta que sobe do deserto, como colunas de fumaça, perfumada de mirra, de incenso e de toda a sorte de pós aromáticos? Eis que é a liteira de Salomão; sessenta valentes estão ao redor dela, dos valentes de Israel” (1  Tm  3.1-7), “Mas, se alguém não tem cuidado dos seus e principalmente dos da sua família, negou a fé e é pior do que o infiel” (Tm 5.8), “E bem quisera eu que estivésseis sem cuidado. O solteiro cuida das coisas do Senhor, em como há de agradar ao Senhor; mas o que é casado cuida das coisas do mundo, em como há de agradar à mulher. Há diferença entre a mulher casada e a virgem: a solteira cuida das coisas do Senhor para ser santa, tanto no corpo como no espírito; porém a casada cuida das coisas do mundo, em como há de agradar ao marido” (1 Co 7.32-34).






II - AS CONSEQUÊNCIAS DA INFIDELIDADE


1. Afastamento de Deus. A Palavra de Deus diz que "os lábios da mulher estranha destilam favos de mel, e o seu paladar é mais macio do que o azeite" (Pv 5.3). O pecado, a princípio, pode ser até "prazeroso", mas o preço a ser pago é muito alto; não vale a pena; traz sofrimento e muita dor.
A imoralidade sexual e a infidelidade destroem a família. Todos no lar são afetados de alguma forma. Alguns minutos de prazer ilícito podem levar um homem, ou uma mulher, para o inferno, para a perdição eterna “Não erreis: nem os devassos, nem os idólatras, nem os adúlteros, nem os efeminados, nem os sodomitas, nem os ladrões, nem os avarentos, nem os bêbados, nem os maldizentes, nem os roubadores herdarão o Reino de Deus” (1 Co 6.10). Deus é santo e não aceita o pecado. O adultério divide a família, afasta o cônjuge da presença de Deus e impede as bênçãos divinas “Eis que a mão do SENHOR não está encolhida, para que não possa salvar; nem o seu ouvido, agravado, para não poder ouvir. Mas as vossas iniqüidades fazem divisão entre vós e o vosso Deus, e os vossos pecados encobrem o seu rosto de vós, para que vos não ouça” (Is 59.1,2).

2.  Morte espiritual. O adultério leva à morte espiritual, às vezes até a morte física. Quando nos afastamos de Deus morremos espiritualmente. A infidelidade conjugal fere as pessoas e destrói a alma “O que adultera com uma mulher é falto de entendimento; destrói a sua alma o que tal faz” (Pv 6.32). Davi arrependeu-se, mas pagou um alto preço pelo seu erro. Se o Senhor não ouve as orações daqueles que tratam mal os cônjuges “Igualmente vós, maridos, coabitai com ela com entendimento, dando honra à mulher, como vaso mais fraco; como sendo vós os seus co-herdeiros da graça da vida; para que não sejam impedidas as vossas orações” (1 Pe 3.7), imagine como Ele reage à  infidelidade conjugal “Porque o SENHOR, Deus de Israel, diz que aborrece o repúdio e aquele que encobre a violência com a sua veste, diz o SENHOR dos Exércitos; portanto, guardai-vos em vosso espírito e não sejais desleais.” (Ml 2.16).

3. Um lar despedaçado. O adultério aflige toda a família. Os filhos, independentemente de sua idade, são sempre os maiores prejudicados. Em geral, ficam decepcionados com os pais e tendem a desconfiar sempre de todos. Alguns filhos acabam, além de carregarem mágoas de seus pais, levando ressentimentos e dor para suas futuras famílias. Seus relacionamentos são afetados. Por isso, Deus abomina a infidelidade, a deslealdade “E não fez ele somente um, sobejando-lhe espírito? E por que somente um? Ele buscava uma semente de piedosos; portanto, guardai-vos em vosso espírito, e ninguém seja desleal para com a mulher da sua mocidade” (Ml 2.15). O marido deve amar a esposa, assim como a esposa precisa amar o marido “Vós, mulheres, sujeitai-vos a vosso marido, como ao Senhor; porque o marido é a cabeça da mulher, como também Cristo é a cabeça da igreja, sendo ele próprio o salvador do corpo. De sorte que, assim como a igreja está sujeita a Cristo, assim também as mulheres sejam em tudo sujeitas a seu marido. Vós, maridos, amai vossa mulher, como também Cristo amou a igreja e a si mesmo se entregou por ela, para a santificar, purificando-a com a lavagem da água, pela palavra, para a apresentar a si mesmo igreja gloriosa, sem mácula, nem ruga, nem coisa semelhante, mas santa e irrepreensível. Assim devem os maridos amar a sua própria mulher como a seu próprio corpo. Quem ama a sua mulher ama-se a si mesmo. Porque nunca ninguém aborreceu a sua própria carne; antes, a alimenta e sustenta, como também o Senhor à igreja; porque somos membros do seu corpo. Por isso, deixará o homem seu pai e sua mãe e se unirá à sua mulher; e serão dois numa carne. Grande é este mistério; digo-o, porém, a respeito de Cristo e da igreja. Assim também vós, cada um em particular ame a sua própria mulher como a si mesmo, e a mulher reverencie o marido.” (Ef 5.22-33). A falta de amor prejudica o casamento e abre brechas à deslealdade. O amor entre os cônjuges deve ser incondicional, assim como o de Cristo pela Igreja. Tal amor é um antídoto contra a deslealdade.







III - CONSELHOS CONTRA A INFIDELIDADE



1. Fuja das tentações. É preciso ser prudente e evitar o mal. Jesus ensinou os discípulos a terem uma atitude de prudência e sensatez diante das tentações “Eis que vos envio como ovelhas ao meio de lobos; portanto, sede prudentes como as serpentes e símplices como as pombas” (Mt 10.16) “Vigiai e orai, para que não entreis em tentação; na verdade, o espírito está pronto, mas a carne é fraca” (Mt 26.41). Ante o perigo, façamos como José. Ele preferiu fugir a pecar contra Deus. Temendo ao Senhor, rejeitou o pecado. E embora viesse a pagar um alto preço por sua fidelidade, foi honrado por Deus no devido tempo (Gn 39-41). Diante do pecado, fuja “Porque esta é a vontade de Deus, a vossa santificação: que vos abstenhais da prostituição” (1 Ts 4.3).


2. Honre o seu cônjuge. Há maridos que se envergonham de suas esposas. O profeta Malaquias advertiu o povo de Deus, para que ninguém fosse "desleal para com a mulher da sua mocidade" (Ml 2.15). Envelhecer junto à mulher amada é um privilégio. Também há mulheres que, com o passar do tempo, deixam de se interessar e honrar seus maridos. A Bíblia, porém, recomenda a esposa a reverenciar o marido “Assim também vós, cada um em particular ame a sua própria mulher como a si mesmo, e a mulher reverencie o marido” (Ef 5.33). Os muitos afazeres levam algumas mulheres a se esquecerem de seu papel junto ao esposo. Honre seu cônjuge, dando-lhe o apreço e o respeito necessários.

3. Aprecie seu cônjuge. Você aprecia seu cônjuge? Ter apreço significa vê-lo como algo valioso. A Palavra de Deus nos diz que "onde estiver o vosso tesouro, ali estará também o vosso coração" (Lc 12.34). Se o seu cônjuge é o seu tesouro, ou seja, uma joia que você protege e zela com carinho e respeito, o adultério não terá vez em sua vida. Há esposas e maridos que cuidam bem da casa, do carro, da conta bancária, da igreja, mas não têm cuidado nem interesse pelo seu cônjuge. Valorize-o e alegrem-se juntos no Senhor. Não busque jamais beber água de outra cisterna “Filho meu, atende à minha sabedoria; à minha razão inclina o teu ouvido; para que conserves os meus avisos, e os teus lábios guardem o conhecimento. Porque os lábios da mulher estranha destilam favos de mel, e o seu paladar é mais macio do que o azeite; mas o seu fim é amargoso como o absinto, agudo como a espada de dois fios. Os seus pés descem à morte; os seus passos firmam-se no inferno. Ela não pondera a vereda da vida; as suas carreiras são variáveis, e não as conhece. Agora, pois, filhos, dai-me ouvidos e não vos desvieis das palavras da minha boca. Afasta dela o teu caminho e não te aproximes da porta da sua casa; para que não dês a outros a tua honra, nem os teus anos a cruéis. Para que não se fartem os estranhos do teu poder, e todos os teus trabalhos entrem na casa do estrangeiro; e gemas no teu fim, quando se consumirem a tua carne e o teu corpo, e digas: Como aborreci a correção! E desprezou o meu coração a repreensão! E não escutei a voz dos meus ensinadores, nem a meus mestres inclinei o meu ouvido! Quase que em todo o mal me achei no meio da congregação e do ajuntamento. Bebe a água da tua cisterna e das correntes do teu poço. Derramar-se-iam por fora as tuas fontes, e pelas ruas, os ribeiros de águas? Sejam para ti só e não para os estranhos contigo. Seja bendito o teu manancial, e alegra-te com a mulher da tua mocidade, como cerva amorosa e gazela graciosa; saciem-te os seus seios em todo o tempo; e pelo seu amor sê atraído perpetuamente. E por que, filho meu, andarias atraído pela estranha e abraçarias o seio da estrangeira? Porque os caminhos do homem estão perante os olhos do SENHOR, e ele aplana todas as suas carreiras. Quanto ao ímpio, as suas iniqüidades o prenderão, e, com as cordas do seu pecado, será detido. Ele morrerá, porque sem correção andou, e, pelo excesso da sua loucura, andará errado” (Pv 5.1-23).







CONCLUSÃO
Muitas famílias têm sido destruídas por causa da infidelidade conjugal. Para que tenhamos uma vida conjugal bem-sucedida precisamos investir diariamente em nosso relacionamento. É necessário orar, vigiar e demonstrar afeto, apreço, investir no diálogo franco e não abrir mão do respeito. Temos de conscientizar-nos de que a família e o relacionamento conjugal são prioridades. Uma família bem constituída é uma bênção para a obra de Deus.


_________________________

OBS: O tamanho original de cada slide é 28x19, para manter as proporções e qualidades dos slides sugerimos alterar o tamanho do seu slide no PowerPoint em “Design” e depois “Configurar página”.

Referências

Revista Lições Bíblicas. A FAMÍLIA CRISTÃ NO SÉCULO XXI, Protegendo seu lar dos ataques do inimigo. Lição 6 – A infidelidade conjugal. Texto áureo. Verdade prática. Introdução. I – Adultério, um grave pecado. 1. Conceito e origem da palavra. 2. É preciso vigiar. 3. Buscar a presença de Deus e não desprezar o cônjuge. II – As consequências da infidelidade. 1. Afastamento de Deus. 2. Morte espiritual. 3. Um lar despedaçado. III – Conselhos contra a infidelidade. 1. Fuja das tentações. 2. Honre o seu cônjuge.  3. Aprecie seu cônjuge. Conclusão. Editora CPAD. Rio de Janeiro – RJ. 2° Trimestre de 2013.

Comente com o Facebook:

14 comentários:

  1. A paz do Senhor !
    Que tenhamos a coragem de Jó ... e era este homem íntegro, reto e temente a Deus e desviava-se do mal. ( Jó 1:1 ).
    Que saibamos honrar o comprometimento assumido com nosso cônjuge diante do Deus Todo-Poderoso , da igreja e das testemunhas .
    Deixo para meditação do irmão :
    " Eu irei adiante de ti, e endireitarei os caminhos tortuosos; quebrarei as portas de bronze, e despedaçarei os ferrolhos de ferro."
    ( Isaías 45:2 ) .Que Deus continue te abençoando.
    Orando por vós !
    Pr Milton Souza A . Deus( Barra Mansa -R . J ) .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A Paz do Senhor meu amigo! Pastor Milton, sua vida é uma bênção! Louvado seja Deus! Obrigado pela poderosa Palavra de Deus ministrada em nossa vida! Essa lição nos trouxe à memória de que a Igreja de Deus não pode e não ser influenciado pela mídia, que nós não absorvemos os conceitos modernos de relacionamento, mas preservamos o ensinamento bíblico! Uma ótima semana meu amigo! Deus continue vos abençoando!!! Abraços!

      Excluir
  2. A paz, a graça e a misericórdia de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo o tema desta semana é bastante polêmico, pois vemos e vivenciamos a cada dia alguma forma de infidelidade. São grandes os incentivos ao ato; que deve ser considerado ilícito mesmo que muitos o considerem normal e natural (programas de televisão) como cristãos poderiamos e até deveriamos assistir a tais programas como forma de exemplo negativos no entanto ainda existem alguns irmãos em Cristo que necessitam ser mais advertidos quanto ao pecado, não sejamos alienados mas sim sábios quanto ao discernir certo do errado. No mundo hoje a cada dia é natural e normal, casar e separar, trair e coçar é começar, tem muito crente sorrindo com isto e se envolvendo no pecado alheio ao contrario que deveria ser feito. http://www.cpljmartins.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pastor Julio César Martins, saudações em Cristo! Estou muito feliz com o seu comentário! É verdade, a nossa maior luta hoje é andar na contra mão dessa sociedade decadente. O que mais me preocupa é a proporção com o que falamos sobre o assunto, a igreja está abordando este assunto nesta lição, e não sabemos quando voltaremos a falar sobre o mesmo tema, mas, a mídia insere o conceito anti-bíblico de relacionamento todos os dias em suas programações de novelas, filmes e desenhos. Eles falam mais do que nós, então qual conceito vai fixar na mente dos nossos jovens, adolescente e até adultos? Oremos para que o povo de Deus seja despertado a falar constantemente contra esses conceitos maléficos e anti-biblicos! Um grande abraço meu amigo!

      Excluir
  3. Olá a paz meu amado servo de Deus. Eu queria compartilhar com o senhor o estudo que dei ontem na igreja sobre o Perdão lembra? que me enviou por e-mail. O poder de Deus foi manifestado de uma forma poderosa, diversas mulheres choraram e confessaram estarem com feridas pela falta de perdão. Foi tão bom que elas me pediram que extendesse mais o estudo. Estou aqui tentando fazer com slides sobre o assunto: O que destrói um amor? o que tem sido a causa do esfriamento no matrimônio.
    Deus te abençoe Silvania Miranda

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pastora Silvania Miranda, a Paz do Senhor! Estou muito feliz com os resultados alcançados através desse estudo, e sinto-me honrado de poder contribuir com uma pequena parte desse projeto! Deus continue abençoando o seu ministério!!! É muito raro vermos mulheres se dispondo para ser ministro da Palavra de Deus, parabéns por atender esse chamado divino! Continue firme nesse ministério! Muitas famílias serão abençoadas através de sua vida e seu ministério! Shalom Adonai!

      Excluir
  4. Gostaria de saber se estes estudos estão disponivel em ppt( power pont) Para baixar e passarmos em nossos cultos de encino? Pois Não achei o link para Download.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A Paz do Senhor queridos irmãos da Igreja Paz com Cristo! É uma honra tê-los aqui para juntos estudarmos a Palavra de Deus! Realmente não existe um link para que possa baixar os slides, o que recomendamos é copiar e colar no seu power point. Mas é bem simples, clique normalmente sobre qualquer slide, ele vai abrir no tamanho original com mais qualidade, clique com o botão direito sobre a imagem para abrir um menu de opções, dentre elas está a opção "copiar imagem", clique nessa opção e depois é só colar no seu power point. Ainda não aprendi como se faz para disponibilizar o download direto aqui no site. Espero ter ajudado! Um grande abraço!!

      Excluir
  5. E MUITO BOA ESSA LICAO
    Q DEUS ABENCOUI VCS

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cledinaldo, saudações em Cristo Jesus! Obrigado pela sua participação! Volte sempre! Tenha uma ótima semana! Deus continue abençoando sua vida!! Shalom!

      Excluir
  6. AS FAMILIAS ESTAO SENDO MUITA EDIFICADAS COM ESSAS LICOES

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fernando, a Paz do Senhor! É verdade, a lição deste trimestre tem uma mensagem muito importante para a edificação da Igreja do Senhor! Obrigado pela sua participação! Volte sempre professor! Abraços!

      Excluir
  7. Parabens!!! Deus lhe enviou estava precisando muitos destas palavras...Glorias a DEUS.

    ResponderExcluir

Obrigado pela sua participação! Volte sempre!