Total de visualizações de página

PESSOAS QUE GOSTAM DESTE SITE

29 outubro 2012

LIÇÃO 05 – OBADIAS – O PRINCÍPIO DA RETRIBUIÇÃO / III EDOM, O PROFANO


1. Origem. Os edomitas eram descendentes de Esaú. Por causa do guisado que Jacó usou para comprar de Esaú a sua primogenitura, o nome da tribo passou a ser “Edom” que, em hebraico, significa “vermelho” (Gn 25.30).

Eles povoaram o monte Seir (Gn 33.16; 36.8,9,21) e, rapidamente, transformaram-se em uma poderosa nação (Gn 36.1-43; Êx 15.15; Nm 20.14). Seu rei negou passagem a Israel por seu território, quando os filhos de Jacó saíram do Egito e peregrinavam no deserto a caminho da Terra Prometida. Mesmo assim, Deus ordenou aos israelitas que tratassem os edomitas como a irmãos (Dt 23.7). Contudo, o ódio de Edom contra Israel cresceu e atravessou séculos.







PARA VER MAIS 77 FOTOS DAS RUÍNAS DE EDOM CLIQUE AQUI




2. O Deus soberano. “Assim diz o Senhor JEOVÁ a respeito de Edom” (v.1). Esta chancela destaca a soberania de Deus sobre os povos e reis da terra. Apesar de Edom não ser reconhecido como povo de Deus, o Eterno tinha legítima autoridade sobre ele.

3. Preparativos do assédio a Edom (v.1c). A expressão: “temos ouvido a pregação” parece indicar que Obadias falava em nome de outros profetas (Jr 49.14). Ele ouviu o oráculo divino e soube de um embaixador que fora enviado aos povos vizinhos para ajuntá-los em guerra contra Edom. Tal embaixador não era profeta, mas um diplomata de alguma nação inimiga dos edomitas.
4. O rebaixamento de Edom. No Antigo Testamento hebraico, existe um recurso retórico que consiste em um acontecimento futuro, que é descrito como se já tivesse sido cumprido. Por isso, o profeta emprega o verbo no passado: “Eis que te fiz pequeno entre as nações” (v.2a).

Esse recurso é conhecido como perfeito profético (não se trata de um perfeito gramatical especial). Seu emprego, aqui, indica o cumprimento certeiro da ameaça quanto à sucessão dos dias e das noites. Ou seja, o fato é descrito como já realizado, pois Deus reduzirá (como de fato, reduziu) Edom a um povo insignificante e desprezível entre as nações, até que este veio a desaparecer (v.2b).

5. O orgulho leva à ruína. Por viverem nas cavernas montanhosas de Seir (v.3), os edomitas confiavam na segurança que lhes proporcionava a topografia de seu território — uma fortaleza naturalmente inexpugnável. Edom não sabia que aquilo que é inacessível ao homem é acessível a Deus (v.4). A arrogância humana é insuportável, mas a soberba espiritual é repugnante; os que assim agem estão destinados ao fracasso (Pv 16.18; 1 Pe 5.5).



LIÇÃO 05 – OBADIAS – O PRINCÍPIO DA RETRIBUIÇÃO / IV A RETRIBUIÇÃO DIVINA / CONCLUSÃO  

1. O princípio da retribuição. Retribuição significa “pagar na mesma moeda”. Tal princípio acha-se na Lei de Moisés (Êx 21.23-25; Lv 24.16-22; Dt 19.21). Segundo Charles L. Feinberg, a passagem compreendida entre os versículos 10 até 14 pode ser chamada de o “boletim de ocorrência” dos crimes cometidos pelos edomitas contra os judeus. O acerto de contas aproxima-se, e Deus fará com os edomitas o mesmo que eles fizeram a Judá. Nessa profecia, Edom serve de paradigma para outras nações (e até pessoas) que igualmente procedem (v.15).

2. O castigo de Edom. Os edomitas beberam e alegraram-se com a desgraça de seus irmãos. Mas, agora, chegou a hora de eles receberem a sua paga na mesma moeda. Os descendentes de Esaú provarão do cálice da ira divina para sempre (v.16). É bom lembrar que esse princípio vale também para indivíduos (Jz 1.6,7; Hb 2.2). É o princípio da semeadura (Os 8.7; Gl 6.7).

3. Esaú e Jacó (v.18). Os nomes “Sião” e “Jacó” (v.17) indicam Jerusalém e Judá, respectivamente. E “José”, o Reino do Norte formado pelas dez tribos e, muitas vezes, identificado como “Israel” e “Efraim” (Os 7.1). José, como pai de Efraim (Gn 41.50-52), é usado para identificar os irmãos do Norte. Assim, a profecia fala sobre a reunificação de Judá e Israel (Os 1.1; Ez 37.19). A metáfora de Israel como fogo que consumirá a casa de Esaú indica a destruição total de Edom. O orgulho e o ódio dos edomitas contra os seus irmãos judeus os levaram à ruína definitiva.


Conclusão. Assim como ninguém pode desafiar as leis naturais sem as devidas consequências, não é possível ignorar as leis espirituais e sair ileso. A retribuição é inevitável, pois “tudo o que o homem semear, isso também ceifará” (Gl 6.7). Só o arrependimento e a fé em Jesus podem levar o homem a experimentar o amor e a misericórdia de Deus (2 Co 5.17).



_________________________

OBS: O tamanho original de cada slide é 28x19, para manter as proporções e qualidades dos slides sugerimos alterar o tamanho do seu slide no PowerPoint em “Design” e depois “Configurar página”.

Referência bibliográfica

Revista Lições Bíblicas. OS DOZES PROFETAS MENORES, Advertências e Consolações para a Santificação da Igreja de Cristo. Lição 05 – Obadias – O princípio da retribuição. III Edom, o profano. 1. Origem. 2. O Deus soberano. 3. Preparativos do assédio a Edom (v. 1c). 4. O rebaixamento de Edom. 5. O orgulho leva à ruína. IV A retribuição divina. 1. O princípio da retribuição. 2. O castigo de Edom. 3. Esaú e Jacó (v. 18). Conclusão. Editora CPAD. Rio de Janeiro – RJ. 4° Trimestre de 2012.

Comente com o Facebook:

18 comentários:

  1. Aqui é um Oasis... Toda semana estou aqui....
    Parabéns.... que a Benção de Deus continue jorrando na sua vida....
    A Paz

    ResponderExcluir
  2. Aqui é um Oasis... Toda semana estou aqui....
    Parabéns.... que a Benção de Deus continue jorrando na sua vida....
    A Paz

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Maria Valda Pereira do Nascimento, a Paz do Senhor. Sua visita é muito honrosa e contribui com o crescimento deste site! Estou feliz por saber que estamos conseguindo transmitir a mensagem do ensino através das imagens! Quero ainda esta semana publicar mais fotos sobre o antigo território de Edom, não deixe de visitar o site! Participe sempre! Um grande abraço! Bons estudos!

      Excluir
  3. Que bênção, Deus o abençoe cada dia!
    Muito bom esse comentário, honras e glórias ao nosso Deus!
    amém.

    ResponderExcluir
  4. Olá, sou eu a postagem anterior...
    Grata!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Luciana Rocha, a Paz do Senhor! Obrigado pela sua participação! Continue orando por esse projeto, sua intercessão é muito importante! Que o nome do Senhor nosso Deus continue sendo glorificado nesse simples trabalho! Deus abençoe a todos os amados irmãos em Maceio! Um grande abraço!

      Excluir
  5. Preciso de ajuda pois sou muito leigo .
    quero entender um pouco mais,do que esta falando no video

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sugestão, leia com bastante atenção a lição, depois assista a aula no vídeo. Se ainda restar dúvida, especifique qual é a sua dúvida, quem sabe assim poderei tentar ajudá-lo(a). Continue estudando e se dedicando, esses conhecimentos te aproximarão mais de Deus. Um grande abraço!

      Excluir
  6. Mais uma vez meus parabéns, o sr. sempre nos surpreendendo, a cada semana é uma arte, que Deus continue abençoando seu ministério, sua família e sua vida!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Francinaldo, a Paz do Senhor! Muito obrigado por manifestar sua aprovação ao nosso trabalho! Nosso objetivo é melhorar sempre! Interceda por esse projeto, precisamos muito de vossas orações! Um grande abraço amado irmão!

      Excluir
  7. A paz do Senhor! Agradeço muito pela existência desse site, pois é uma bênção principalmente para nós, professores da Escola Bíblica Dominical, que precisamos tanto de ajuda para preparar as nossas aulas. Deus vos abençoe de forma maravilhosa. Um abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Antônio Carneiro de Sousa, a Paz do Senhor amado! Agradeço a sua participação e sua oração em nosso favor. Continue nos ajudando nas vossas intercessões. O ministério do ensino é maravilhoso, porém trabalhoso. Continue investindo no ministério que Deus lhe confiou e muitos frutos produzirás. Um grande abraço!

      Excluir
  8. A Paz do Senhor meu amado irmão, estou baixando seus Slides no meu blog, pois achei muito interessante e proveitoso. Peço por gentileza que me autorize a continuar utilizando. Informo ainda que estou divulgando seu site, e comunicando em meu blog que todos os slides são de sua autoria, inclusive acrescentando o link para sua página.
    Não é querer plagiar seu trabalho, mas tornar este instrumento mais utilizado, pois estou também utilizando em datashow em sala de aula. Se o amado irmão em Cristo e de farda não puder autorizar, me informe, pois estarei retirando dos blogs o mais rápido possível.
    Obrigado meu amado irmão em Cristo. Pr. Altair Machado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pr. Altair Machado, a Paz do Senhor! Pastor, não há problema algum divulgar os slides como o senhor está fazendo, pois, quanto mais pessoas tiverem acesso a esse material, melhor. O nosso objetivo é contribuir com o crescimento do Reino de Deus, não temos pretensões de promoção pessoal, só quero sentir-me útil na Obra do Senhor. O que nos entristece é ver em alguns blogs as pessoas que copiam as imagens e retiram o nome do site para ocultar a fonte e parecer que ela foi a autora dos slides, outros alteram o endereço na hora de citar a fonte para que a pessoa não encontre o site. Mas, se tudo isso estiver glorificando o nome do Senhor nosso Deus, amém. O que importa é o crescimento do Reino de Deus. Pastor, fique a vontade para divulgar esse trabalho.

      Vou a Brasília quase todos os anos, quem sabe Deus nos permite congregar juntos por um dia! Um grande abraço! Que Deus continue abençoando o seu ministério!

      Excluir
  9. Os slides dessa semana como sempre estão muito bem elaborado. Muito Obrigada! Por mais uma contribuição. Que Deus continue te Abençoando, fortalecendo e dando graça! Fica na Paz

    Jaqueline
    Maceio/AL

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Professora Jaqueline Soares, a Paz do Senhor! Obrigado pela linda oração em nosso favor! Procuramos fazer sempre o melhor para apresentar ao nosso Deus! Participe sempre! Um forte abraço a todos em Maceio - Alagoas!

      Excluir
  10. MUITO BOM,TEM ME AJUDADO MUITO NAS MINHAS AULAS DA EBD.ACESSE E DIVULGUE O MEU BLOG,POIS EU O FIZ PARA A GLORIA DE DEUS!!!!.APENAS DIGITE NO GOOGLE:PROF. MARCIO DE MEDEIROS.TEMOS 300 ESTUDOS!!,VIDEOS E ETC.GRAÇA PAZ!!.ATT,


    PROF. MARCIO DE MEDEIROS-PROF. DO SETEF

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Professor Márcio de Medeiros, a Paz do Senhor amado! Muito obrigado pela sua participação! Vou divulgar o seu site como um site parceiro. Mas, se não se importa, gostaria de dar uma sugestão! Procura um layout para a sua página que permite organizar melhor as suas publicações, que facilite a organização por temas. E veja com alguém que trabalha com arte para criar um logotipo para o seu site que será exposto no cabeçalho do seu site. Acredito que o número de acesso vai melhorar, porque hoje, quem abre o site não tem noção de que pode encontrar 300 estudos, vídeos e etc. Espero que isso o ajude! Um grande abraço!

      Excluir

Obrigado pela sua participação! Volte sempre!