Total de visualizações de página

PESSOAS QUE GOSTAM DESTE SITE

23 outubro 2012

LIÇÃO 04 – AMÓS – A JUSTIÇA SOCIAL COMO PARTE DA ADORAÇÃO / III - INJUSTIÇAS SOCIAIS / IV - A VERDADEIRA ADORAÇÃO / CONCLUSÃO


1. Decadência social (2.6). Amós condena o preconceito e a indiferença dos mais abastados no trato aos carentes do povo, que vêem seus direitos serem violados (2.7; 4.1; 5.11; 8.4,6). Vender os próprios irmãos pobres por um par de sandálias é algo chocante. Tal ato, que atenta contra a dignidade humana, demonstra a situação de desprezo dos poderosos em relação aos menos favorecidos. Uma vez que as autoridades e os poderosos aceitavam subornos para torcer a justiça contra os pobres, o profeta denuncia esse pecado mais de uma vez (8.4-6).

2. Decadência moral. A prostituição cultual era outra prática chocante de Israel e mostra a decadência moral e espiritual da nação: “Um homem e seu pai coabitam com a mesma jovem e, assim, profanam o meu santo nome” (2.7 — ARA). O pior é que tal prostituição era financiada com o dinheiro sujo da opressão que os maiorais infligiam ao povo (2.7,8).
3. Decadência religiosa. O profeta denuncia a violação da lei do penhor que ninguém mais respeitava (Êx 22.26,27; Dt 24.6,17). A acusação não se restringe à crueldade e à apropriação indébita, mas também a prática do culto pagão, visto que a expressão “qualquer altar” (2.8) não pode ser no templo de Jeová, e sim no de um ídolo. Amós encerra a denúncia a essa série de pecados, condenando a idolatria, a cobrança indevida de taxas e a malversação dos impostos no culto pagão e nos banquetes em honra aos deuses.







1. Adoração sem conversão. A despeito de sua baixa condição moral e espiritual, o povo continuava a oferecer o seu culto a Jeová sem refletir e com as mãos sujas de injustiças. Comportando-se assim, tanto Israel como Judá, reproduziam o pensamento pagão, segundo o qual sacrifícios e libações são suficientes para aplacar a irados deuses. Entretanto, Deus declara não ter prazer algum nas festas religiosas que os israelitas promoviam (5.21; Jr 6.20).

2. O significado dos sacrifícios. Expressar a consagração do ofertante a Deus era uma das marcas dos sacrifícios. E Amós menciona dois: “ofertas de manjares” e “ofertas pacíficas” (5.22). As ofertas de manjares não eram sacrifícios de animais. Tratava-se de algo diferente, que incluía flor de farinha, pães asmos e espigas tostadas, representando a consagração dos frutos dos labores humanos a Deus (Lv 2.14-16). Já as ofertas pacíficas eram completamente voluntárias e tinham uma marca distintiva, pois o próprio ofertante podia comer parte do animal sacrificado (Lv 7.11-21). 
 
 3. Os cânticos. Os cânticos faziam parte das assembleias solenes (5.23). No entanto, eles perdem o valor espiritual quando não há arrependimento sincero. A verdadeira adoração, porém, não consiste em rituais externos ou em cerimônias formais. O genuíno sacrifício para Deus é o espírito quebrantado e o coração contrito (Sl 51.17). Há um número muito grande e variado de palavras hebraicas e gregas para descrever a adoração e o ato de adorar. Contudo, a ideia principal de todas é de devoção reverente, serviço sagrado e honra a Deus, tanto de maneira pública como individual.
Em suma, Deus exige de seu povo verdadeira adoração.


Conclusão. A adoração ao verdadeiro Deus, nas suas várias formas, requer santidade e coração puro. Trata-se de uma comunhão vertical com Deus, e horizontal, com o próximo (Mc 12.28-33). Essa mensagem alerta-nos sobre o dever cristão de não nos esquecermos dos pobres e necessitados e também sobre a responsabilidade de combatermos as injustiças, como fizeram Amós e os demais profetas.




_________________________

COMENTÁRIO


A graça, a misericórdia e a paz de nosso Senhor Jesus Cristo! O tema da lição nesta semana sobre o Profeta AMÓS é vivido e evidenciado a cada segundo em nosso maravilhoso e rico País. Sim, nascemos e vivemos, graças ao nosso bom Deus, no Brasil. Um País com tanta liberdade; liberdade para que poucos tenham muito e muitos tenham quase nada, existe uma grande injustiça social incubada em nosso País e em parte nós somos culpados, pois vemos a corrupção ao nosso lado e fechamos os olhos para não ver. Acredito que faltem, hoje em dia, mais Profetas com coragem de abrir a boca e cobrar das autoridades competentes senão uma solução, mas uma forma de amenizar. O que se vê hoje são Pastores no altar criticando denominações e congregações os quais deverião estar pregando a Palavra de Deus e fazendo cumprir o papel da Igreja. Criam-se programas sociais, no entanto, as verbas somem e os culpados não são encontrados, rouba-se a merenda escolar das crianças que vão à escola muitas vezes para buscar um pouco de alimento, entre outros vários desvios de verbas públicas... Pense nisto e faça mais...

_________________________


OBS: O tamanho original de cada slide é 28x19, para manter as proporções e qualidades dos slides sugerimos alterar o tamanho do seu slide no PowerPoint em “Design” e depois “Configurar página”.

Referência bibliográfica

Revista Lições Bíblicas. OS DOZES PROFETAS MENORES, Advertências e Consolações para a Santificação da Igreja de Cristo. Lição 04 – Amós – A justiça social como parte da adoração. III Injustiças sociais. 1. Decadência social (2.6). 2. Decadência Moral. 3. Decadência religiosa. IV A verdadeira adoração. 1. Adoração sem conversão. 2. O significado dos sacrifícios. 3. Os cânticos. Conclusão. Editora CPAD. Rio de Janeiro – RJ. 4° Trimestre de 2012.

Comente com o Facebook:

6 comentários:

  1. Mais uma vez meus parabéns, está muito bom mesmo! só uma perguntinha o sr. não comentou o tópico - 4?
    Deus continue te abençoando!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amado Francinaldo, a Paz do Senhor! Obrigado pela sua participação! O último tópico desta lição ainda estamos elaborando, nos últimos 5 dias não foi possível elaborar slides por motivo de viagem, mas, acredito que até amanhã publicaremos o IV tópico e a conclusão. Lembre-se sempre de nós em vossas orações! Um grande abraço!

      Excluir
  2. A graça, a misericórdia e a paz de nosso Senhor Jesus Cristo! Este tema da lição nesta semana sobre o Profeta AMÓS é vivido e evidenciado a cada segundo em nosso maravilhoso e rico País, sim nascemos e vivemos graças ao nosso bom Deus no Brasil, um País com tanta liberdade; liberdade para muitos tenham tanto e muitos mais tenham nada, existe uma grande injustiça social incubada em nosso País e em parte nós somos culpados, pois vemos a corrupção ao nosso lado e fechamos os olhos para não ver. Acredito que faltem hoje em dia mais Profetas com coragem de abrir a boca e cobrar das autoridades competentes senão uma solução mas uma forma de amenizar, o que se vê hoje são Pastores no altar criticando denominações e congregações os quais deverião estar pregando a Palavra de Deus e fazendo cumprir o papel da igreja, criam-se programas sociais no entanto as verbas somem os culpados não são encontrados, rouba-se merenda escolar de crianças que vão à escola muitas vezes para buscar um pouco de alimento, entre outros vários desvios de verbas públicas... Pense nisto e faça mais...

    ResponderExcluir
  3. Carissimo PB,parabens pela aula postada neste site.Vejo que o SR abordou um assunto politico social,que faz parte da vida de todos nos brasileiros!
    O sr nao pos as flores da primaver!!
    ABRACOS FRATERNOS.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Graça e Paz! Estou muito feliz!!! Pois sou professora da EBD de alunos surdos e com isto, se faz necessário uma aula com recursos visuais ( fotos , desenhos e vídeos), e em seu blogs pude encontrar imagens e vídeos interessantes que estão sendo muito importante para edificação dos meus alunos surdos. Que Deus te Abençoe!!!

      Jaqueline
      Maceio/Al

      Excluir
    2. Jaqueline Soares, como o seu depoimento nos alegra!!! É muito gratificante saber que o nosso trabalho também está auxiliando uma classe tão especial. Aproveito para parabenizá-la por exercer um ministério brilhante, parabéns a você e ao seu pastor por essa visão maravilhosa de ensinar a Palavra de Deus aos surdos!!! Um grande abraço a todos os seus alunos, continue se esforçando, sei que haverá um galardão especial por exercer com amor e dedicação esse ministério! Deus abençoe a todos da Igreja em Maceio - Alagoas.

      Excluir

Obrigado pela sua participação! Volte sempre!