Total de visualizações de página

PESSOAS QUE GOSTAM DESTE SITE

15 outubro 2012

LIÇÃO 03 – JOEL – O DERRAMAMENTO DO ESPÍRITO SANTO / II – A PESSOA DO ESPÍRITO SANTO



1 – Sua personalidade. O Espírito está presente em toda a Bíblia, que o mostra claramente como uma pessoa e não como uma mera influência.  Ele é inteligente (Rm 8.27), tem emoções (Ef 4.30) e vontade (At 16.6-11; 1 Co 12.11). Há abundantes provas bíblicas de sua personalidade.

2 – Sua divindade. O Espírito Santo é chamado textualmente de “Deus de Israel” (2 Sm 23.2,3). Ele é igual ao Pai e ao Filho em poder, glória e majestade. Na declaração batismal, somos batizados também em seu nome (Mt 28.19; Ef 4.4-6). Isso significa que o Espírito Santo é objeto da nossa fé e da nossa adoração. Ele é tudo o que Deus é (1 Co 2.10,11).

3 – Como uma pessoa pode ser derramada? Esta e uma das perguntas que alguns grupos religiosos fazem frequentemente com a finalidade de “provar” que o Espírito Santo não é Deus nem uma pessoa. Aqui, por duas vezes a palavra profética afirma “derramarei o meu Espírito” (2.28,29), o que é ratificado em o Novo Testamento (At 2.17,18). Ao longo da história, a divindade do Espírito Santo sempre encontrou oposição. Após o Concílio de Niceia, surgiram os pneumatomachoi (“opositores do Espírito”) que, liderados por Eustáquio de Sebaste (300-380), não aceitavam a divindade do Espírito Santo.

4. Linguagem metafórica. O “derramamento” do Espírito Santo é a expressão que a Bíblia usa para descrever o revestimento de alguém com o poder do mesmo Espírito. Trata-se de uma metáfora, figura que “consiste na transferência de um termo para uma esfera de significação que não é a sua, em virtude de uma comparação implícita” (Gramática Rocha Lima).

Simbolizada pela água, o Espírito Santo lava, purifica e refrigera como reflexo de suas múltiplas operações (Is 44.3; Jo 7.37-39; Tt 3.5).


 _________________________

OBS: O tamanho original de cada slide é 28x19, para manter as proporções e qualidades dos slides sugerimos alterar o tamanho do seu slide no PowerPoint em “Design” e depois “Configurar página”.

Referência bibliográfica

Revista Lições Bíblicas. OS DOZES PROFETAS MENORES, Advertências e Consolações para a Santificação da Igreja de Cristo. Lição 03 – Joel – O derramamento do Espírito Santo. II – A pessoa do Espírito Santo. 1. Sua personalidade. 2. Sua divindade. 3. Como uma pessoa pode ser derramada? 4. Linguagem metafórica. Editora CPAD. Rio de Janeiro – RJ. 4° Trimestre de 2012.

Comente com o Facebook:

7 comentários:

  1. Eu gostaria de saber a respeito do Eustaquio de Sebaste referente a informação na revista da proxima lição da escola dominical .
    desde já Grata

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ingrid Cstro, obrigado pela sua participação! Estive viajando nos últimos 5 dias, por isso não respondi antes. Eustáqui de Sebaste(Eustátio de Sebaste), foi um bispo semiariano da cidade de Sebaste no Reino da Armênia. Juntamente com Basílio de Ancira, foi o fundador da seita dos macedonianos.

      Ele era originalmente um monge e acredita-se que tenha sido ele o primeiro a levar para os armênios o conhecimento de uma vida asceta.

      Ele fez parte da delegação ariana que tratou com o Papa Libério sobre o restabelecimento da unidade entre os cristãos ortodoxos e arianos. Ele chegou até mesmo a aceitar o credo de Niceia, mas logo em seguida rechaçou a divindade do Espírito Santo, tornando impossível qualquer união entre os homoiousianos (grupo de Eustátio - semiarianos) com os homoousianos (cristãos).

      Eustátio deve ter sido contemporâneo de Constantino, o Grande, pois Nicéforo afirma que embora ele tenha assinado os decretos do Concílio de Niceia, ele estava abertamente do lado dos arianos

      Ele morreu depois de 377 d.C.

      Espero ter ajudado. Abraços!
      Fonte: Consulta realizada no wikipedia

      Excluir
  2. eu gostaria de saber mais sobre o concilio de niceia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Maxsuely costa viana, Obrigado pela sua perticipação! Vejamos resumidamente sobre o Concílio de Niceia.

      O Concílio de Niceia foi um concílio de bispos cristãos reunidos na cidade de Niceia da Bitínia (atual İznik, Turquia), pelo imperador romano Constantino I em 325 d.C.. O concílio foi a primeira tentativa de obter um consenso da igreja através de uma assembleia representando toda a cristandade.

      O seu principal feito foi o estabelecimento da questão cristológica entre Jesus e Deus, o Pai; a construção da primeira parte do Credo Niceno; a fixação da data da Páscoa; e a promulgação da lei canônica.

      Há um contexto histórico muito grande que fala sobre o Concílio de Niceia, é muito interessante conhecer mais sobre esse famoso Concílio, há muitos sites e livros que falam desse grande evento. Como dica de estudos vou passar alguns site:
      http://freigilton.blogspot.com.br/2009/09/o-concilio-de-niceia-resumo.html
      http://historiadocristianismoiftbc.blogspot.com.br/2009/05/antao-concilio-de-niceia-crisostomo.html
      http://pt.wikipedia.org/wiki/Primeiro_Conc%C3%ADlio_de_Niceia

      Excluir
  3. eu gostaria de saber mais sobre o concilio de niceia.

    ResponderExcluir
  4. eu queria saber quem foi eustaquio de sebaste;

    ResponderExcluir
  5. A MANIPULAÇÃO DOS TRADUTORES, E DESCASO COM O CONTEXTO BÍBLICO, LEVAM AO EQUÍVOCO DE QUE O ESPÍRITO SANTO É UMA TERCEIRA PESSOA DE DEUS.

    ResponderExcluir

Obrigado pela sua participação! Volte sempre!