Total de visualizações de página

PESSOAS QUE GOSTAM DESTE SITE

30 setembro 2012

LIÇÃO 01 – A ATUALIDADE DOS PROFETAS MENORES / II - A MENSAGEM DOS PROFETAS MENORES

1. Procedência (vv.16-18). O apóstolo Pedro afirma que a revelação ministrada à Igreja era uma mensagem real e abalizada pelo testemunho ocular do colégio apostólico. À semelhança dos apóstolos, os profetas, inspirados pelo Espírito Santo, refletiram fielmente a vontade e a soberania divina acerca da redenção de Israel, em particular, e da humanidade, em geral.
A mensagem dos profetas é de procedência divina e tem, como cenário, as ocorrências do dia a dia. O casamento de Oseias (Os 1.2-5; 3.1-5) e a visita de Amós a Samaria (Am 7.10-17) são apenas alguns dos exemplos que deram ocasião aos oráculos divinos. Semelhantemente aconteceu aos apóstolos na transfiguração de Jesus no Monte das Oliveiras (Mt 17.5,6; Mc 9.7; Lc 9.34-36).

2. “A palavra dos profetas” (v.19a). Convém ressaltar que a expressão “os profetas”, nessa passagem, não se restringe aos literários e nem mesmo aos Doze. Porque Deus levantou profetas desde o princípio do mundo (Lc 1.70; 11.50,51). O ministério e os escritos proféticos eram tão importantes que, algumas vezes, o termo é usado para se referir ao Antigo Testamento (At 26.27). Entre os seus escritos, encontramos mensagens da vinda do Messias, orientações para a vida humana, para a nação de Israel e até para o mundo. Há também mensagens que se aplicam à Igreja de Cristo (1 Tm 3.16).

3. “Como a uma luz que alumia em lugar escuro” (v.19b). Os profetas pregaram tudo o que diz respeito à vida e à piedade. Os temas eram diversos: Deus, o ser humano e a criação. Estaríamos à deriva no mundo sem as palavras dos profetas, pois elas nos levam à luz de Cristo (Sl 119.105). A Lei e os Profetas anunciaram a vinda de Jesus de Nazaré (Jo 1.45; Lc 24.27). A mensagem dos profetas foi entregue às gerações futuras, preparando-as para o tempo do Evangelho (1 Pe 1.12). Por isso, não devemos abdicar de seus ensinamentos, pois a autoridade desses escritos é perfeitamente válida para hoje.




 _________________________

OBS: O tamanho original de cada slide é 28x19, para manter as proporções e qualidades dos slides sugerimos alterar o tamanho do seu slide no PowerPoint em “Design” e depois “Configurar página”.

Referência bibliográfica

Revista Lições Bíblicas. OS DOZES PROFETAS MENORES, Advertências e Consolações para a Santificação da Igreja de Cristo. Lição 01 – A Atualidade dos Profetas Menores. II – A mensagem dos Profetas Menores. 1. Procedência (vv.16-18). 2. “A palavra dos profetas” (v. 19a). 3. “Como a uma luz que alumia em lugar escuro” (v. 19b) . Editora CPAD. Rio de Janeiro – RJ. 4° Trimestre de 2012.

Comente com o Facebook:

4 comentários:

  1. Olá! A Paz do Senhor Jesus! Não consigo visualizar o restante da matéria, como faço? Obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Adson, a Paz do Senhor Jesus. Realmente falta a última parte da lição, ainda não tive tempo para concluir o terceiro tópico e a conclusão, mas acredito que hoje a noite após a faculdade conseguirei terminar. Obrigado pela sua visita e participação! Um grande abraço! Shalom!

      Excluir
  2. obrigado Ismael os slides dez parabens pelo o trabalho q Deus continue abençoando e guardando a vc e sua familia. jpaulo santo andre

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu amigo J. Paulo, sempre nos prestigiando com a sua ilustre visita e comentários. Obrigado meu amigo, conto sempre com as vossas interceções, não esqueça de nós em suas orações. Um grande abraço a todos de Santo André - São Paulo. Estarei em São Paulo no final do mês, mais precisamente em Águas de Lindoia. Deus continue abençoando o seu ministério meu amigo! Abraços!

      Excluir

Obrigado pela sua participação! Volte sempre!