22 janeiro 2012

LIÇÃO 05 - AS BÊNÇÃOS DE ISRAEL E O QUE CABE À IGREJA / III – A IGREJA E O ASPECTO UNIVERSAL DA BÊNÇÃO / CONCLUSÃO

[1] “1.Transitório versus eterno. Já vimos que as bênçãos na Antiga Aliança eram de natureza material, social e também espiritual. Em todos os casos, elas faziam sobressair o seu aspecto temporal em contraste com a Nova Aliança (Hb 8.13; 10.34). Nesta, as bênçãos são eternas. O que foi prometido na Antiga Aliança tem o seu pleno cumprimento na Nova. O transitório pertencia ao Antigo Pacto; o permanente ao Novo (2Co 3.1-11). Isto significa que as bênçãos, em sua plenitude, estavam reservadas para a Nova Aliança.”

[1] “2.Material versus espiritual. Afinal, o que pertencia a Israel e que pode ser também desfrutado pela Igreja? Paulo escreveu aos Efésios que Cristo nos “abençoou com toda sorte de bênçãos espirituais” (1.3). É evidente, porém, que aquilo que é eterno pode englobar o transitório, assim como o que é coletivo pode contemplar algo particular ou individual. As promessas espirituais atendem também as nossas necessidades físicas e materiais, embora o seu real propósito esteja muito além dessa dimensão. O que deve ser destacado é que o material jamais deve sobrepor-se ao espiritual.
Inverter a ordem das coisas é incorrer em sério risco! As bênçãos da Antiga Aliança, por exemplo, incluíam bois, jumentos, ovelhas, prata e ouro (Gn 24.35; Jó 1.1-3). Por outro lado, as da Nova Aliança fazem referência à justificação (Gl 2.16,21), ao dom do Espírito Santo (Gl 3.2), à herança espiritual de filho de Deus (Rm 8.14), à vida eterna (Gl 3.21; Rm 8.2) e à verdadeira liberdade que só encontramos em Cristo (Gl 4.8-10; 5.1). Em outras palavras, as bênçãos da Nova Aliança se sobrepõem as da Antiga e são superiores e exclusivas para os crentes do Novo Pacto, tanto judeus quanto gentios (Hb 8.6). Basta aceitar a Cristo para ter acesso a elas.”

[1] “3.Pobreza e riqueza. O crente não precisa idealizar a pobreza como evidência de uma vida espiritual plena. O Novo Testamento, aliás, não condena a posse de bens materiais e o gozo de plena saúde. A Escritura mostra exemplos de pessoas piedosas que possuíam bens terrenos (Jo 3.1; 19.39) e desfrutavam perfeita saúde (3Jo 2). O que não se deve esquecer é que na Igreja há irmãos carentes e enfermos (1 Tm 5.23; 2 Tm 4.20). E isso não significa que os crentes pobres e doentes não estejam em comunhão com Deus, pois como advertiu-nos Jesus, no mundo teremos aflições.”

[1] “Conclusão. Escrevendo aos filipenses, o apóstolo Paulo afirmou: “Mas a nossa cidade estános céus, donde também esperamos o Salvador, o Senhor Jesus Cristo” (Fp 3.20). Embora o cristão não tenha como evitar o lado “temporal” da vida, seu olhar deve fixar-se em sua redenção eterna. Jesus sabia da sedução que os bens terrenos podem exercer sobre nós e por isso advertiu: “Porque onde estiver o vosso tesouro, aí estará também o vosso coração” (Mt 6.21). Por esse motivo, coloquemos o Senhor Jesus sempre em primeiro lugar.”

Veja o comentário da professora Sofia em nosso Fórum

As Bênçãos nos acompanharão se obedecermos a Palavra de Deus. O "segredo" para ter uma vida próspera em todos os âmbitos é a obediência. Israel foi abençoado enquanto foi obediente. A Igreja será abençoada e próspera quando for obediente . As bênçãos de Deus estão disponíveis para a Igreja como sempre esteve para Israel, depende da Igreja decidir tomar posse através de uma plena comunhão em Cristo, com o Pai Celestial. Deus deixou Israel livre para escolher entre a bênção e a maldição e hoje faz o mesmo, deixa a Igreja livre para escolher entre a bênção e a maldição. Naturalmente, que nem todas as bênçãos prometidas a Israel podem ser aplicadas a nós atualmente, pois eram destinadas exclusivamente ao povo hebreu. Todas as promessas divinas feitas na Antiga Aliança teve seu cumprimento na Nova Aliança. As bênçãos para a Igreja são eternas, fazem referência à justificação, ao dom do Espírito Santo, à herança espiritual de filho de Deus, à vida eterna e à verdadeira liberdade que só encontramos em Cristo. Rico ou pobre, o importante é colocarmos nossas vidas em prol da propagação do Evangelho de Cristo. Imitemos a Igreja apostólica, é tempo de alcançarmos o mundo, antes que o mundo alcançe a Igreja.

[1] Revista Lições Bíblicas. A verdadeira prosperidade, a vida cristã abundante. Lição 05 – As bênçãos de Israel e o que cabe à Igreja. III – A Igreja e o aspecto universal da bênção. 1. Transitório versus eterno. 2. Material versus espiritual. 3. Pobreza e riqueza. Editora CPAD. Rio de Janeiro – RJ. 1° Trimestre de 2012.

1. NOSSA AMEI ESTE SITE! QUE BENÇÃO. SOU PROFESSORA DA EBD DA ASDD EM RECIFE E ESTAVA PROCURANDO UM SUPORTE PARA DINAMIZAR AS MINHAS AULAS E ENCONTREI O QUE ESTAVA PROCURANDO. QUE DEUS CONTINUE ABENÇOANDO O IDEALIZADOR DESTE SITE. FIQUEM NA PAZ DO SENHOR. ADRIANA - RECIFE-PE

2. DEUS ABENÇOE VCS É UMA BENÇÃO

3. Adriana de Recife-PE, seja bem-vinda ao nosso site! O seu comentário nos alegra muito, pois o nosso objetivo é engrandecer o nome do Senhor, facilitar as aulas dos professores, tornar a EBD mais atrativa para os alunos, utilizar a tecnologia a favor da Igreja, facilitar a compreensão dos ensinos, dentre outros. Deus abençoe o seu ministério e toda a Igreja ASDD de Recife. Atualmente contamos com muitos acessos da região nordeste. Um grande abraço!

4. Érlon Anjos: RJ Nossa esse site é muito interessante... parabéns